fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Contra novos Códigos Penais, transporte pesado na Bolívia adere a protestos pelo País

Publicado

em

Os profissionais do transporte pesado da Bolívia estarão aderindo ao protesto a partir desta segunda, dia 8. Foto: Archivo/Correodelsur

Alexandre Lima, com agencias

A partir desta segunda-feira, dia 8, representantes de vários estados da Bolívia (Santa Cruz, La Paz, Oruro, Sucre, Potosí e Cochabamba), estarão aderindo ao protesto contra o governo de Evo Morales, indo de encontro as novas resoluções impostas no Código Penal do País.

A decisão ocorreu após uma reunião em Cochabamba com o presidente da ‘Câmara Nacional de Transporte Pesado Nacional e Internacional’, Gonzalo Valdiviezo, onde determinaram um paro nacional com bloqueio das estradas desde às 00h00 (horário Bolívia), no domingo dia 7, sendo 2h00 de segunda-feira, no horário de Brasília (DF).

As manifestações vêm acontecendo em todos o país, desde que o governo de Evo Morales vem implementando Artigos no Código Penal, onde poderá penalizar várias categorias, praticamente sem direito a defesa, segundo contam.

Segundo eles, paralisação será geral. Vários pontos estratégicos nas estradas serão bloqueados, “…O estado de Cochabamba será paralisado em retaliação a Lei do Código Penal”. Complementa chamando e pedindo para a população fique em alerta, uma vez que vão sair para paralisar as estradas.

Segundo informações, governo estará tentando manter o tráfego nas estradas do País.

Evo Morales vem dizendo que as paralizações e protestos pelo País, é um ato de “fascistas e racistas”, principalmente por parte dos profissionais da saúde, por não aceitarem a implantação da Lei 205, onde penaliza o médico, que responderá por qualquer sinistro que venha acontecer ao paciente, além de penalidades como ser preso por anos e perder o registro médico.

Muitos acreditam que o governo boliviano venha tentando implementar aos poucos, um regime ditatório a exemplo que aconteceu na Venezuela. A decisão de Evo Morales em concorrer ao quarto mandato, seria um dos motivos que os bolivianos vêm realizando protestos, uma vez que aconteceu um plebiscito e a população do País disse ‘Não’.

Pontes bloqueadas

Sem ter informações concretas, boatos contam que as pontes que ligam a Bolívia ao Brasil, através das cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia, poderão ser bloqueadas a partir das 00h00 horas, horário do Acre (03h00 Brasília-DF).

Outras informações dizem que o bloqueio poderá acontecer a qualquer momento na madrugada desta segunda-feira, dia 8, sendo impedido a passagem para todos, tanto de veículo, quanto a pé.

Até o fechamento desta, os órgãos de segurança da fronteira não haviam sido comunicados de possíveis bloqueios nas pontes.

Mais informações a qualquer momento.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre executa operação tapa-buraco na rodovia AC-90, em Rio Branco

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), realizou operação tapa-buraco na sexta-feira, 3, nos km 13 e 65 da Rodovia AC-90 (Transacreana), em Rio Branco.

Equipe atua nos pontos críticos da estrada. Foto: Ascom/Deracre

De acordo com o diretor de Operações da autarquia, Ronan Fonseca, os agentes técnicos do departamento continuam os trabalhos, promovendo reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica.

“Estamos atuando com serviços de manutenção, conservação e recuperação com CBUQ [concreto betuminoso usinado a quente] no km 13 e no km 65”, destacou.

As intervenções nas estradas são realizadas pelo Deracre, que continua com obras em todo o estado.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Para proporcionar mais segurança e fluidez no trânsito, governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciam obra da rotatória do 61º BIS

Publicado

em

Por

Com aproximadamente 41 mil veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Cruzeiro do Sul segue recebendo importantes investimentos no trânsito. Na manhã desta segunda-feira, 6, o governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul deram início à obra da rotatória do 61º BIS, entre as avenidas 25 de Agosto e Copacabana.

Obra da rotatória do 61º BIS é iniciada. Foto: Marcos Santos/Secom

Com um investimento na ordem de R$ 700 mil, a intervenção melhorará a mobilidade urbana, promoverá a fluidez e a segurança no trânsito. A construção da obra é fruto da união do governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans).

Logo após o evento, as máquinas já iniciaram os serviços. Foto: Diego Souza/Secom

Taynara Martins, presidente do Detran, apresentou o investimento como uma solução para o problema do trânsito no local. “A segurança viária é a nossa prioridade. Fizemos alguns estudos até chegarmos neste dia tão feliz, quando a construção da obra já inicia. Aqui é um dos locais com maior índice de acidentes e que também concentra um grande fluxo de veículos e pessoas. Vamos avançar neste sentido de desafogar o trânsito”, disse.

Taynara Martins, presidente do Detran, apresentou o investimento como uma solução para o problema do trânsito no local. Foto: Marcos Santos/Secom

O prefeito Zequinha Lima celebrou a parceria entre as gestões municipal e estadual. “O trânsito em Cruzeiro do Sul tem apresentando melhorias significativas. Nós temos investido na sinalização horizontal, vertical, na educação no trânsito. São muitas as ações que temos feito, em parceria com o governo do Estado, para que possamos diminuir os índices de acidentes de trânsito”, pontuou.

Zequinha Lima, prefeito de Cruzeiro do Sul, falou da importância da parceria. Foto: Marcos Santos/Secom

Atuando como mototaxista há 23 anos, José do Nascimento Lima destacou como importante a intervenção. “Cruzeiro do Sul está crescendo, e a sinalização precisa acompanhar o crescimento da cidade. Para nós que circulamos no dia a dia é muito importante esse tipo de investimento. Com esse tipo de melhoria, nos sentimos mais seguros no trânsito”, contou.

José Nascimento, mototaxista há 23 anos em Cruzeiro do Sul, comemora o investimento. Foto: Marcos Santos/Secom

Estiveram presentes no evento a presidente do Detran, Taynara Martins; o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; o secretário Municipal de Trânsito, Jonas Torres; o titular do Comando de Fronteira do Juruá do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), coronel Gustavo Mathias; os representantes do gabinete do governador no Juruá, Raquel Batista e Francisco Gomes, além de vereadores e autoridades locais.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre destaca importância da Campanha Maio Amarelo para a conscientização no trânsito

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), reforça nesta segunda-feira, 6, a relevância da Campanha Maio Amarelo, um movimento global de conscientização sobre a segurança no trânsito. Este ano, a campanha adota o tema “Paz no trânsito começa por você”, buscando incentivar a adoção de práticas educativas e seguras nas vias, com foco nos princípios da direção defensiva.

Movimento Maio Amarelo surge com o propósito de sensibilizar a sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito. Foto: Ascom/Sesacre

O Movimento Maio Amarelo surge com o propósito de sensibilizar a sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A iniciativa é coordenada pelo poder público, em conjunto com a sociedade civil, mobilizando todos os segmentos da comunidade.

Nesta perspectiva, a Sesacre, por meio do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes, aderiu ao movimento em parceria com o Observatório Laço Amarelo, que tem como objetivo estimular a cultura da paz no trânsito sob o tema do ano de 2024.

Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, acrescentou: “Estamos comprometidos em reduzir significativamente os índices de mortalidade e lesões no trânsito até 2030. Para isso, contamos com parcerias estratégicas e ações coordenadas entre diversos órgãos e instituições, envolvendo a prevenção de sinistros evitáveis”.

As ações voltadas para a prevenção e redução dos sinistros de trânsito no Acre ocorrem desde o ano de 2012, quando foi implantado o Programa Vida no Trânsito, e desde então conta com a parceria de diversos órgãos e setores.

Carla Diana de Mello, chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT). Foto: Odair Leal/Sesacre

Carla Diana de Mello, chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT) e coordenadora do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito, retoma a importância da campanha, afirmando: “Paz no trânsito começa por você”. Isso é mais do que um tema, é um convite para que cada indivíduo assuma sua responsabilidade na promoção de um trânsito mais seguro e humano”.

A parceria foi legitimada pelo decreto governamental assinado pelo governador Gladson Cameli, sob o nº 6786, de 9 de setembro de 2020, o qual instituiu o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito-CEPTV. Este comitê reúne vários representantes de órgãos e setores que, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, planejam e executam políticas públicas de prevenção de sinistros de trânsito.

A meta estadual é de reduzir 50% de mortes por lesões no trânsito e 50% de mortalidade de motociclistas, até 2030, em consonância com as metas nacionais. No estado do Acre, segundo o sistema de informações de mortalidade, em 2023 foram contabilizados 88 óbitos por sinistros de trânsito. Destes, 32% foram relacionados aos motociclistas. Já em 2024 foram 18 (atualizado até 24 de abril de 2024).

Em relação às internações, devido às lesões do trânsito, de acordo com o Sistema de Informações Hospitalares, no Acre, foram registradas 1183 internações nas unidades hospitalares, sendo que 78% se concentraram no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, que, em 2024, já computa 304 internações, somente nos meses de janeiro e fevereiro.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo