Conecte-se conosco

Cotidiano

Conta de luz deve ficar mais barata em dezembro no Acre

Publicado

em

Anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em dezembro, a bandeira tarifária será verde.

Conta de luz deve ficar mais barata em dezembro no Acre — Foto: Anny Barbosa/G1

Por Caio Nélio, CBN Amazônia — Rio Branco

A conta de luz vai ficar mais barata durante o mês de dezembro. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (30). A bandeira tarifária para o mês de dezembro será a verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores acreanos.

Desde maio deste ano, a bandeira variou entre os patamares amarelo ou vermelho. O Sistema de Bandeiras Tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, dando a possibilidade ao usuário reduzir os gastos quando o valor cobrado for maior.

______________

O gerente comercial da Eletrobras Distribuição Acre, Roberto Rocha, explica como as variações ocorrem na prática.

______________

“A energia gerada no país é por hidrelétricas, uma vez que os níveis de chuvas são reduzidos, vai refletir na redução ou elevação dos níveis de água nos reservatórios. Quando os níveis estão baixos, significa dizer que para auxiliar na geração de energia, é preciso ligar a termelétrica, cujo custo de energia é mais caro. Então, foi o que ocorreu nos últimos cinco meses, onde a bandeira tarifária foi a vermelha no seu patamar dois. Significa dizer que foi adicionado na conta do cliente R$ 5 por cada 100 kw/h consumidos”, disse.

Com as chuvas aumentando nos locais em que existem as hidrelétricas, ocorre a retirada da cobrança extra, ressalta Rocha. “Com essa estação chuvosa, que a gente tem observado em todo o Brasil, principalmente nas regiões onde ficam as usinas hidrelétricas, significa dizer que o nível desses reservatórios estão se elevando. Aí, não há necessidade da cobrança, nesse mês de dezembro, da bandeira. Ficando na cor verde”, afirmou.

O gerente comercial da Eletrobras acrescenta que não há como saber exatamente até que mês as contas estarão com a bandeira verde. Mas, levando em consideração o período de chuvas no início deste ano, estima-se que até abril os consumidores paguem mais barato pela energia.

“Quem sinaliza é a Agência Reguladora, mas se nós considerarmos o comportamento pluviométrico do ano passado, essa bandeira verde se estendeu até o mês de abril. Que é o período chuvoso. Depois dessa data, foi que os níveis dos reservatórios reduziram, em função da baixa ocorrência de chuvas”, concluiu Rocha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano

Publicado

em

Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José

Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.

O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José 

A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.

‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.

Fotos da Confraternização
Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.

A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.

Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.

“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.

A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.

Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.

A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo