Conecte-se conosco

Cotidiano

Conta de luz deve ficar mais barata em dezembro no Acre

Publicado

em

Anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em dezembro, a bandeira tarifária será verde.

Conta de luz deve ficar mais barata em dezembro no Acre — Foto: Anny Barbosa/G1

Por Caio Nélio, CBN Amazônia — Rio Branco

A conta de luz vai ficar mais barata durante o mês de dezembro. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (30). A bandeira tarifária para o mês de dezembro será a verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores acreanos.

Desde maio deste ano, a bandeira variou entre os patamares amarelo ou vermelho. O Sistema de Bandeiras Tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, dando a possibilidade ao usuário reduzir os gastos quando o valor cobrado for maior.

______________

O gerente comercial da Eletrobras Distribuição Acre, Roberto Rocha, explica como as variações ocorrem na prática.

______________

“A energia gerada no país é por hidrelétricas, uma vez que os níveis de chuvas são reduzidos, vai refletir na redução ou elevação dos níveis de água nos reservatórios. Quando os níveis estão baixos, significa dizer que para auxiliar na geração de energia, é preciso ligar a termelétrica, cujo custo de energia é mais caro. Então, foi o que ocorreu nos últimos cinco meses, onde a bandeira tarifária foi a vermelha no seu patamar dois. Significa dizer que foi adicionado na conta do cliente R$ 5 por cada 100 kw/h consumidos”, disse.

Com as chuvas aumentando nos locais em que existem as hidrelétricas, ocorre a retirada da cobrança extra, ressalta Rocha. “Com essa estação chuvosa, que a gente tem observado em todo o Brasil, principalmente nas regiões onde ficam as usinas hidrelétricas, significa dizer que o nível desses reservatórios estão se elevando. Aí, não há necessidade da cobrança, nesse mês de dezembro, da bandeira. Ficando na cor verde”, afirmou.

O gerente comercial da Eletrobras acrescenta que não há como saber exatamente até que mês as contas estarão com a bandeira verde. Mas, levando em consideração o período de chuvas no início deste ano, estima-se que até abril os consumidores paguem mais barato pela energia.

“Quem sinaliza é a Agência Reguladora, mas se nós considerarmos o comportamento pluviométrico do ano passado, essa bandeira verde se estendeu até o mês de abril. Que é o período chuvoso. Depois dessa data, foi que os níveis dos reservatórios reduziram, em função da baixa ocorrência de chuvas”, concluiu Rocha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco

Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.

Vasco

O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.

Rio Branco 

Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.

Trio de arbitragem

Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão

Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.

Adesg

A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.

O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.

Humaitá

O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.

O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.

Trio de arbitragem 

Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

Publicado

em

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.

“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.

Era monitorado

Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.

“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.

Volta ao trabalho

Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.

Comentários

Continue lendo