fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Conheça programa que reduz filas e tempo de espera para cirurgias em todo o Estado

Publicado

em

No Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, estão sendo realizadas seis cirurgias de histerectomia abdominal e laqueadura todos os sábados

O programa de cirurgias tem desempenhado um papel crucial no avanço da saúde do estado, atuando com foco em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), tem demonstrado um compromisso sólido em atender às necessidades dos pacientes e aprimorar os serviços médicos em todo o estado. Um dos projetos de destaque é o programa Opera Acre, uma iniciativa dedicada a reduzir o tempo de espera e as filas reprimidas na área da saúde. Nesta semana, o programa realizou uma série de cirurgias em diferentes regiões do estado.

No Hospital Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, foram realizados 20 procedimentos cirúrgicos neste fim de semana. No Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, estão sendo realizadas seis cirurgias de histerectomia abdominal e laqueadura todos os sábados, oferecendo às mulheres da região acesso a procedimentos essenciais para sua saúde.

De acordo com o titular da pasta, Pedro Pascoal, o Opera Acre é um compromisso sólido com a saúde e bem-estar dos acreanos. “Estamos focados em não apenas reduzir filas, mas também em garantir que cada pessoa receba a atenção médica de que necessita. Este programa é parte fundamental de nossos esforços para fortalecer o sistema de saúde do estado e proporcionar uma vida melhor para nossa comunidade”, destaca.

Igor Silva, gerente-geral do Hospital Ary Rodrigues, ressaltou os esforços contínuos do programa: “Estamos realizando esse mutirão de cirurgias desde fevereiro e já completamos quase 500 procedimentos. Nossa meta para o ano é de 800 cirurgias, que acredito que vamos ultrapassar. Os pacientes estão tendo celeridade em seus procedimentos. Oferecemos cirurgias de proctologia, hernioplastia, colecistectomia, laqueadura, histerectomia, cirurgias ginecológicas e gerais”.

Valdicelio Silva, morador da zona rural da Vila do V, expressou sua gratidão pelo programa: “Eu estava esperando essa cirurgia; graças a Deus e a toda essa equipe, consegui. Estou muito feliz em ter sido chamado”.

O programa de cirurgias tem desempenhado um papel crucial no avanço da saúde do estado, atuando com foco em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, proctologia, cirurgia-geral, de cabeça e pescoço e cardiológicas, entre outras.

A paciente Francisca Raila Alves, moradora de Cruzeiro do Sul, realizou uma laqueadura e também compartilhou sua satisfação. “Eu estou muito confiante, vai dar tudo certo. Estou feliz por essa vitória de ter sido chamada. Agradeço ao meu Deus e ao governo por essa iniciativa, porque é um procedimento que sabemos que é caro e não temos condições de pagar. E também a toda a equipe que nos auxilia”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem morre em frente a distribuidora após consumo de drogas e álcool em Rio Branco

Publicado

em

Vítima identificada como José Israel da Silva, 48, faleceu em frente à distribuidora na Baixada da Sobral

José Israel da Silva, de 48 anos, morreu na tarde deste sábado (29) em frente a uma distribuidora nas proximidades da Praça Joaquim Macedo, na Rua Tabosa, Bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, José chegou ao local por volta das 9h, comprou algumas bebidas e começou a consumir. Já às 13h, vários amigos da vítima chegaram e também começaram a beber. Em determinado momento, um dos amigos entregou papelotes de cocaína, que foram consumidos por José Israel. Poucos minutos depois, ele começou a passar mal e morreu em seguida.

Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. No entanto, ao chegarem, os paramédicos não puderam fazer nada por José Israel, que já estava morto.

Policiais militares do 1° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para os trabalhos do perito em criminalística. Após os procedimentos de praxe, o corpo de José Israel foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O corpo não apresentava lesões de corte ou disparos de arma de fogo, sugerindo que a causa da morte pode ter sido overdose ou parada cardíaca.

O caso segue inicialmente sob investigação dos agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, ficará à disposição da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Apesar de zerar matéria de concurso da prefeitura de Feijó, filha do prefeito Kiefer aparece entre classificados; prefeito explica

Publicado

em

Prefeito afirma que tudo não passa de politicagem por causa do período eleitoral. Kiefer também disse que Letícia não zerou qualquer matéria do concurso, ao contrário do que disse o vereador.

Prefeito Kiefer Cavalcante disse que sua filha, que é acadêmica de Medicina, ficou na sétima colocação no concurso e nem se quisesse ocuparia o cargo, pois além de não ter terminado o curso

Apesar de ter zerado Conhecimentos Gerais e Atualidades na prova do concurso da prefeitura de Feijó, Letícia Felício Lima, filha do prefeito da cidade, Kiefer Cavalcante, aparece na lista de classificados. O fato chamou a atenção do vereador Ronaldo Nascimento, que gravou um vídeo cobrando providências.

“Aconteceu um milagre no concurso público que foi feito, inclusive o maior milagre foi a filha do prefeito que tinha zerado em uma das matérias e agora apareceu na lista oficial classificada. A exemplo dela teve de outras pessoas também, mas a gente está verificando aqui as situações e a gente vai fazer representação, porque chega a ser injusto com várias pessoas que fizeram o concurso”, afirmou em vídeo o vereador.

O caso deve ser levado ao Ministério Público cidade

Procurado para falar sobre o assunto, o prefeito Kiefer Cavalcante disse que sua filha, que é acadêmica de Medicina, ficou na sétima colocação no concurso e nem se quisesse ocuparia o cargo, pois além de não ter terminado o curso, o certame abriu apenas duas vagas.

O prefeito afirma que tudo não passa de politicagem por causa do período eleitoral. Kiefer também disse que Letícia não zerou qualquer matéria do concurso, ao contrário do que disse o vereador. O que houve foi um erro da empresa que realizou o certame.

“Ela não vai ser nem chamada. Isso tudo é política, coisa da oposição. Ela entrou com um recurso e conseguiu mostrar que não tinha zerado. Mas são só duas vagas e ela fez só por experiência, não tem nem CRM e só vai formar só no final do ano”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Servidores do Ibama e ICMBio fazem protesto durante visita de Marina Silva a Rio Branco

Publicado

em

“Ela tem uma visibilidade internacional, ela é a ministra que representa nossa pauta”, disse uma das manifestantes

Os manifestantes pedem o apoio de Marina

Integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), que estão em greve, se fizeram presentes na palestra da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na manhã deste sábado (29), em Rio Branco, no auditório da Fecomércio.

Com faixas de protesto pedindo a reestruturação das carreiras, os manifestantes estariam sendo, supostamente, impedidos de realizar manifestações no local, foi isso que disse uma das representantes do movimento, Rosana Oliveira.

Ela ainda explica a motivação do movimento grevista, que seria uma reestruturação do plano de carreira, para que ele fosse ao menos equiparado à Agência Nacional das Águas (ANA).

Rosana Oliveira diz que Marina pode ajudar a categoria, já que é ministra

“Eles têm uma carreira mais simples, somos todos servidores do meio ambiente federal, mas só eles tem uma remuneração okay, muitas vezes o nível medio deles é mais recompensador que níveis superiores de outros órgãos”, reforça.

Sobre a escolha do momento para a manifestação, Oliveira evidencia que Marina é um dos maiores nomes mundiais quanto ao cuidado com o meio ambiente e, por isso, seria importante suas atenção à pauta.

“Ela tem uma visibilidade internacional, ela é a ministra que representa nossa pauta. Achamos importante lembrar a ela e ao público nosso pedido por melhorias de carreira”, finaliza a porta voz.

Os servidores levaram cartazes para o evento

Comentários

Continue lendo