Flash
Conheça as mulheres que irão ocupar cargos importantes no governo de Gladson Cameli
Com perfis técnicos, currículos extensos e know how nas áreas para as quais foram escolhidas pelo futuro governador, elas prometem arregaçar as mangas, mas sem perder a ternura
LAMLID NOBRE, PARA CONTILNET
Um governo técnico, com máquina administrativa enxuta e valorização dos servidores efetivos. Em poucas palavras, esse é o perfil anunciado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) para a gestão que iniciará frente ao Poder Executivo do Acre, a partir de janeiro. Apesar de tanta objetividade, as mulheres escaladas para o primeiro escalão dão um tom mais suave ao time que promete trabalhar com dedicação por um estado melhor. “Temos muito a fazer”, foi a frase unânime dita pelas entrevistadas do ContilNet.
As futuras secretárias de estado: Maria Alice Araújo, Gestão Administrativa (SGA); Semírames Dias, Fazenda (Sefaz); Eliane Sinhasique, Empreendedorismo e Turismo; Silvânia Pinheiro, Comunicação Social; e a primeira dama, Ana Paula Camelo, que atuará junto ao Instituto de Inclusão Social (Ias).
Maria Alice Araújo:
Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, a engenheira civil Maria Alice Araújo, que é suplente do senador Sérgio Petecão (PSD), já exerceu diversos cargos no poder público como secretária de obras de Rio Branco, presidente da Companhia de Habitação do Acre (Cohab/Ac); e em Brasília, como assessora no Senado e na Câmara Federal, além de diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social.
Para ela, o olhar da mulher é mais cuidadoso e como gosta de lidar com pessoas, assumir a Secretaria de Gestão Administrativa será uma oportunidade de exercer esta sua vocação.
“Vamos dar tudo de nós trabalhando em dois focos principais: a população que utiliza os serviços públicos, especialmente os oferecidos nas Ocas [Central de Atendimento ao Cidadão] e os servidores que precisam ter melhoradas suas condições de trabalho”, destacou.
A futura secretária informou que já esteve visitando os locais que estarão sob sua gestão – a sede da SGA, Ocas e Escola do Servidor – e que o acolhimento “foi muito bom”. Empolgada com a missão que terá pela frente, ela já tem planos de trabalho.
“A Oca é um projeto lindo porque respeita a cidadania e tem como objetivo garantir dignidade e conforto às pessoas que buscam os serviços públicos. A primeira ideia é fortalecer e melhorar ainda mais o atendimento nas unidades de Rio Branco, Xapuri e, especialmente na móvel, que atende nos hospitais, por exemplo. Mas também, iremos ampliar o cardápio que hoje é de 10 órgãos atendendo na Oca, além de levar para o Juruá”, anunciou.
Quanto à melhoria dos serviços, a gestora pretende expandir o sistema automatizado de gestão da informação existente atualmente para todas as secretarias, proporcionando, segundo ela, economia para toda a máquina administrativa.
Semírames Dias:
Contabilista com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo, Semírames Dias, é profissional de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), onde atuou, nos últimos 10 anos, nas áreas de inspeção, auditoria financeira e orçamentária, e controle externo.
Ciente do desafio que terá pela frente, a futura secretária promete “arregaçar as mangas” para melhorar a saúde financeira e fiscal do Acre, que ela avalia como “crítica”.
“Este será um dos maiores desafios da minha vida pois será a primeira vez que vou estar do outro lado. Sempre trabalhei com contas do Estado e dos municípios, então sei da crise financeira que os afeta e ao Brasil”, assegura.
Segundo planeja, o trabalho estará focado em melhorar os processos de gestão tributária, patrimonial, financeira, contábil e fiscal do Estado do Acre.
“O que pretendo efetivamente é promover um trabalho que supere os principais gargalos atuais, tais como: gasto com pessoal que hoje está acima do limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; e a Previdência que não se sustenta sem aporte do Estado”, informou.
Além dessas, também estão na lista de preocupações da futura gestora: a melhoria do atendimento ao contribuinte, a promoção de políticas públicas eficazes de arrecadação, e a fiscalização do pacote tributário.
Por fim, ela acrescenta que acredita na capacidade de trabalho da equipe e que já conhece boa parte do pessoal efetivo com quem irá trabalhar.
Eliane Sinhasique

A radialista, jornalista, publicitária, empresária e professora universitária, Eliane Sinhasique, que foi a deputada estadual eleita com a maior votação de Rio Branco, nas eleições de 2014, tem à sua frente o desafio de assumir a gestão de duas pastas (da atual estrutura), que serão fundidas em uma única: a secretaria de Empreendedorismo e Turismo – até entrar em vigor a reforma administrativa do governo Gladson, Pequenos Negócios é uma e Turismo é outra.
Bastante empolga e cheia de planos, Eliane Sinhasique, diz que trabalhará, sobretudo, por meio de muitas parcerias para fomentar o empreendedorismo e aumentar o potencial turístico do estado desenvolvendo um série de atividades que não envolvam diretamente aplicação de recursos financeiros.
“Temos a árdua missão de reduzir os custos com pessoal das duas secretarias em 40%, o que significa diminuir os 116 cargos comissionados atuais para 55, nas duas, e com essa proposta sermos mais eficientes, valorizando os servidores do quadro efetivo que terão que se readequar ao novo momento”, disse.
Informada sobre a situação atual das pastas que assumirá, a futura secretária acrescentou que o governo atual fez coisas interessantes, mas que precisam ser repaginadas.
“Para se ter uma ideia, 80% das taxas de ocupação dos hotéis em Rio Branco é de janeiro a janeiro e por pessoas que vem a negócio em vários ramos, desde medicamentos até materiais de construção, cosméticos, vestuário, enfim. É um número significativo de pessoas visitando o nosso estado e precisamos investir nesse potencial turístico para estimular o empreendedorismo local. É o que vamos fazer”, revelou.
Indagada a respeito, Sinhasique assegura que empreendedorismo com turismo “tem tudo a ver”. Uma vez que, segundo ela, “no momentoque se tem produtos e serviços a oferecer, faz-se com que esse turista deixe dinheiro no estado e deixe para os empreendedores locais”.
Outro plano é, de acordo com ela, trabalhar com capacitação e treinamento. De um lado, para as pessoas que recebem e tem contato direto com quem chega de fora (taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis) para que saibam lidar, apresentar e falar bem a respeito das “coisas do Acre”, tais como: restaurantes, locais de entretenimento e de aquisição de souvenirs, como o artesanato acreano.
Por outro lado, já no segmento do empreendedorismo, é de sua preocupação identificar, primeiro, a vocação das pessoas que pretenderem ser beneficiadas pelos programas de incentivo aos pequenos negócios.
“Houve um desperdício muito grande de dinheiro na secretaria de pequenos negócios com pessoas que não tinham vocação nem mesmo para serem empreendedoras. Se treinou e se deu equipamentos e não houve acompanhamento. Faremos diferente”, assegurou.
Fortalecer o turismo étnico/religioso, o turismo de experiências e o turismo de agronegócios e negócios se desenham como os eixos principais de atuação de Eliane Sinhasique na próxima gestão, com atenção também à valorização do que há em torno de Chico Mendes e Plácido de Castro, a fauna e a flora locais como produtos que despertem interessem em quem pretende conhece o Acre.
“Quando eu vejo os problemas não foco neles, mas procuro as soluções”, concluiu.
Ana Paula Cameli

A futura primeira dama do Estado, Ana Paula Cameli, é advogada especializada em Direito Público, já tendo trabalhado no Ministério Público do Estado (MPE), atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em vários projetos voltados para as questões sociais como “Berço da Cidadania” que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.
Ana Paula, a princípio, assumiria a secretária de Inclusão Social, que seria criada. No entanto, com a reformulação da proposta de estrutura administrativa do Estado, atuará junto ao Instituto de Inclusão Social (Ias), a ser fundado a partir do novo governo.
Já tendo atuado em programas sociais do partido Progressistas e acompanhado o trabalho do marido, irá desenvolver um trabalho motivado por sua vontade de realizar obras sociais no Acre.
“Apesar de ter um perfil mais reservado e de não divulgar o trabalho que venho realizando ao longo dos anos, será uma satisfação poder, atuar, agora por meio do governo do Estado, em ações sociais mais efetivas que venham a beneficiar a parcela da nossa população que mais precisa. Nasci em Cruzeiro do Sul e tenho andando muito pelo Acre. Portanto, conheço de perto a realidade e as necessidades das pessoas e tenho muita vontade de ajudar e faremos isso com as obras sociais que realizaremos por meio do Ias.”, afirmou.
Silvânia Pinheiro

A jornalista graduada em Comunicação Social, com especialização em Assessoria de Imprensa e Markerting Político e mestre em Letras: Linguagem e Identidade, assumirá a assessoria de comunicação do governo Gladson.
Sob sua responsabilidade terá a estrutura do Sistema Público de Comunicação, integrado pela Difusora Acreana e a Rede Aldeia de rádio e TV, além da agência de notícias do Acre.
Já tendo sido repórter, desde os 17 anos de idade, quando começou no jornalismo no jornal O Rio Branco, onde também ocupou o posto de editora-chefe, antes de ser editora de política e também editora-chefe de A Gazeta, Silvânia Pinheiro, que também é co-fundadora do portal Contilnet de notícias, trabalha com o futuro governador Gladson há 12 anos, desde seu ingresso na vida pública e na política, como sua assessora parlamentar tanto na Câmara Federal, quanto no Senado da República.
“Para mim é um privilégio trabalhar nesse governo porque eu conheço o governador Gladson e sei que ele tem toda boa fé e esperança de melhorar a história do Acre e situação do povo do nosso estado”, declarou.
Na comunicação do futuro governo, Silvânia Pinheiro, diz que pretende trabalhar valorizando a imprensa e seus profissionais, atendendo- os da melhor forma possível, no sentido de bem informar a sociedade.
“O Acre está precisando de mais informação e menos propaganda”, disse ela, anunciando a nova linha da comunicação governamental, a partir de janeiro.
Comentários
Flash
Governo mobiliza secretarias para apoio a famílias atingidas pela cheia dos rios
Pela primeira vez desde o início do monitoramento hidrológico, o Rio Acre transbordou ainda no mês de dezembro, configurando uma cheia histórica no estado. Diante do cenário atípico, o governo do Acre intensificou, neste domingo, 28, as ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com foco no monitoramento dos rios, retirada preventiva de famílias e apoio humanitário às populações atingidas.
Na capital, Rio Branco, na última medição das 12h deste domingo, o Rio Acre chegou a marca de 15,04m. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, aproveitou para visitar pontos de alagação e acompanhou o funcionamento de abrigos públicos, incluindo uma unidade administrada pelo Estado na Escola Estadual Leôncio de Carvalho, destinada exclusivamente ao acolhimento de indígenas do contexto urbano. Atualmente, quatro escolas estão sendo utilizadas como abrigo na capital.
Ao todo, 47 indígenas residentes em seis bairros da capital, especialmente na região do Bairro da Base, às margens do Rio Acre, foram retirados preventivamente e acolhidos no abrigo administrado pela Secretaria de Estado de Povos Indígenas (SEPI), onde recebem acompanhamento social e apoio humanitário.
Segundo o coronel Carlos Batista, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento de forma incomum para o período. “Historicamente as grandes cheias costumam ocorrer entre fevereiro e março. O fenômeno é atribuído ao volume intenso de chuvas registrado nos últimos dias em todo o estado e também nas áreas de cabeceira do rio”, afirmou.

Coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, destacou a ação do Estado para mitigar os danos causados pela cheia. Foto: Jean Lopes/Secom
Até a manhã deste domingo, mais de 50 famílias haviam sido retiradas de áreas alagadas em Rio Branco, principalmente de regiões afetadas pelas enxurradas dos igarapés Dias Martins, Batista e São Francisco. Atualmente, 34 famílias, totalizando 115 pessoas, estão acolhidas em abrigos municipais.
A secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou que o Estado vem se preparando de forma antecipada para enfrentar eventos climáticos extremos e garantir suporte às comunidades indígenas afetadas pela enchente.
“Nós estamos tranquilos aqui, recebendo alimentação, água e apoio. O governo está dando esse suporte para nós, e isso deixa nossas famílias mais seguras enquanto o rio não baixa”, relatou.
Além da atuação do poder público, a cheia também mobilizou ações solidárias da sociedade civil. No bairro Hélio Melo, famílias atingidas pela elevação dos igarapés receberam apoio de voluntários da igreja Comunidade Batista Vida (CB Vida).
O voluntário Miqueias Gonçalves explicou que a igreja atua diretamente no auxílio às famílias afetadas, levando itens essenciais e apoio emocional neste momento difícil.
“A nossa igreja CB Vida sempre foi pautada para ajudar quem precisa. Diante da situação do bairro Hélio Melo, causada pela força da natureza, estamos aqui levando um pouco de dignidade, com materiais de limpeza, água e palavras de conforto para as pessoas que estão passando por esse momento de transtorno e tristeza”, destacou.
Cidades do Acre
No interior do estado, a situação segue em alerta. Em Tarauacá, o Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento, resultando na retirada de famílias ribeirinhas. Em outra região, o Rio Purus transbordou em Santa Rosa do Purus, atingindo cerca de 60 famílias. Em Plácido de Castro, a elevação de igarapés também provocou alagamentos e a retirada de moradores de áreas de risco.
As ações do Estado ocorrem de forma integrada entre Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, secretarias estaduais e órgãos parceiros, com foco no monitoramento hidrológico contínuo, ações preventivas e resposta humanitária.
Os dados de chuvas reforçam a gravidade do cenário. Em Rio Branco, o acumulado de dezembro já soma 483 milímetros, quase o dobro da média esperada para o mês. Em Brasileia, o volume chegou a 436,8 milímetros, 82% acima da média histórica.
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, siga as recomendações das equipes de campo e busque informações apenas pelos canais oficiais. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Polícia Militar pelo 190.
Comentários
Flash
Brasiléia conquista o tetracampeonato acreano de futsal com goleada histórica sobre o Quinari
A equipe de futsal de Brasiléia escreveu mais um capítulo de glória no esporte acreano ao conquistar, neste sábado (27), o tetracampeonato do Campeonato Acreano de Futsal – Série A, após uma vitória contundente por 14 a 1 sobre o Quinari, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A atuação dominante confirmou a força do time, que voltou ao topo da modalidade após dois anos.
Depois do empate em 4 a 4 no jogo de ida, em Senador Guiomard, a expectativa era de uma final equilibrada. No entanto, dentro de quadra, o que se viu foi uma equipe de Brasiléia organizada, intensa e superior do início ao fim, mesmo atuando fora de casa.
Ainda no primeiro tempo, o time abriu ampla vantagem com gols de Eduardo (2), Gilvan, Antônio e Angelo, demonstrando eficiência ofensiva e solidez defensiva. O goleiro Kauan também foi destaque, garantindo segurança e neutralizando as tentativas do adversário.
Na etapa final, o domínio continuou. Eduardo marcou mais três vezes, Alcione balançou as redes duas vezes, além dos gols de Victor Hugo, Gilvan, João Emanuel e Bruno. O gol de honra do Quinari foi anotado por Kaylan.
Com a conquista, o Brasiléia encerra a campanha com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, somando 41 gols marcados e 20 sofridos. O título também garantiu à equipe vaga na Taça Brasil de Futsal 2026, além de premiação de R$ 12 mil. O Quinari, vice-campeão, recebeu R$ 2 mil.
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, destacou alegria pela conquista e o investimento contínuo no esporte do município.
“Esse título representa muito mais do que uma vitória esportiva. É resultado de planejamento, apoio da gestão e do talento dos nossos atletas. O esporte é uma ferramenta de inclusão e de alegria para o nosso povo, e Brasiléia mostra mais uma vez sua força no esporte e no cenário estadual”, afirmou o prefeito.
O gerente municipal de Esportes, Clebson Venâncio, também celebrou o desempenho da equipe e ressaltou o trabalho coletivo.
“Essa conquista é fruto de muito esforço, disciplina e compromisso de todos: atletas, comissão técnica e apoio da Prefeitura. O futsal de Brasiléia vive um grande momento, e esse título mesmo fora de casa jogando há 230 KM de distância consolida o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, destacou.
Além do título coletivo, o Brasiléia também dominou as premiações individuais. Eduardo, autor de cinco gols na final, terminou como artilheiro do campeonato, com 13 gols, enquanto Kauan foi eleito o melhor goleiro da competição. Ambos receberam troféus e premiação em dinheiro.
Com mais esse feito, o município reafirma sua tradição esportiva e projeta novas conquistas para o cenário estadual e nacional.
- Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Comentários
Flash
Operação da PM prende suspeitos armados e apreende drogas em Assis Brasil
Ação do GIRO do 5º BPM ocorreu após denúncias de crimes graves e resultou na apreensão de armas, entorpecentes e dinheiro
A Polícia Militar do Estado do Acre, por meio da equipe do GIRO do 5º Batalhão, com apoio de uma guarnição da Radiopatrulha da Operação Bioma, intensificou o policiamento no município de Assis Brasil após levantamento de informações que apontavam a recorrência de crimes graves na região.
Segundo a PM, havia registros de homicídios consumados e tentados, disparos de arma de fogo em via pública e tráfico de drogas, o que levou ao reforço das ações ostensivas em áreas consideradas sensíveis.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram indivíduos em frente a um imóvel. Ao perceberem a aproximação das viaturas, um dos suspeitos tentou se desfazer de uma arma de fogo, o que motivou a abordagem.
Na ação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro, duas armas de fogo e munições.
Os envolvidos foram presos e apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, corrupção de menores e organização criminosa.
A Polícia Militar informou que as operações continuam no município com o objetivo de coibir a criminalidade, preservar a ordem pública e garantir a segurança da população.
bb2da7e5-4c83-4774-a40a-7de82761a1e9





































Você precisa fazer login para comentar.