fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Conheça as mulheres que irão ocupar cargos importantes no governo de Gladson Cameli

Publicado

em

Com perfis técnicos, currículos extensos e know how nas áreas para as quais foram escolhidas pelo futuro governador, elas prometem arregaçar as mangas, mas sem perder a ternura

LAMLID NOBRE, PARA CONTILNET

Um governo técnico, com máquina administrativa enxuta e valorização dos servidores efetivos. Em poucas palavras, esse é o perfil anunciado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) para a gestão que iniciará frente ao Poder Executivo do Acre, a partir de janeiro. Apesar de tanta objetividade, as mulheres escaladas para o primeiro escalão dão um tom mais suave ao time que promete trabalhar com dedicação por um estado melhor. “Temos muito a fazer”, foi a frase unânime dita pelas entrevistadas do ContilNet.

As futuras secretárias de estado: Maria Alice Araújo, Gestão Administrativa (SGA); Semírames Dias, Fazenda (Sefaz); Eliane Sinhasique, Empreendedorismo e Turismo; Silvânia Pinheiro, Comunicação Social; e a primeira dama, Ana Paula Camelo, que atuará junto ao Instituto de Inclusão Social (Ias).

Maria Alice Araújo:
Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, a engenheira civil Maria Alice Araújo, que é suplente do senador Sérgio Petecão (PSD), já exerceu diversos cargos no poder público como secretária de obras de Rio Branco, presidente da Companhia de Habitação do Acre (Cohab/Ac); e em Brasília, como assessora no Senado e na Câmara Federal, além de diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social.
Para ela, o olhar da mulher é mais cuidadoso e como gosta de lidar com pessoas, assumir a Secretaria de Gestão Administrativa será uma oportunidade de exercer esta sua vocação.

“Vamos dar tudo de nós trabalhando em dois focos principais: a população que utiliza os serviços públicos, especialmente os oferecidos nas Ocas [Central de Atendimento ao Cidadão] e os servidores que precisam ter melhoradas suas condições de trabalho”, destacou.

A futura secretária informou que já esteve visitando os locais que estarão sob sua gestão – a sede da SGA, Ocas e Escola do Servidor – e que o acolhimento “foi muito bom”. Empolgada com a missão que terá pela frente, ela já tem planos de trabalho.

“A Oca é um projeto lindo porque respeita a cidadania e tem como objetivo garantir dignidade e conforto às pessoas que buscam os serviços públicos. A primeira ideia é fortalecer e melhorar ainda mais o atendimento nas unidades de Rio Branco, Xapuri e, especialmente na móvel, que atende nos hospitais, por exemplo. Mas também, iremos ampliar o cardápio que hoje é de 10 órgãos atendendo na Oca, além de levar para o Juruá”, anunciou.

Quanto à melhoria dos serviços, a gestora pretende expandir o sistema automatizado de gestão da informação existente atualmente para todas as secretarias, proporcionando, segundo ela, economia para toda a máquina administrativa.

Semírames Dias:

Contabilista com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo, Semírames Dias, é profissional de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), onde atuou, nos últimos 10 anos, nas áreas de inspeção, auditoria financeira e orçamentária, e controle externo.

Ciente do desafio que terá pela frente, a futura secretária promete “arregaçar as mangas” para melhorar a saúde financeira e fiscal do Acre, que ela avalia como “crítica”.

“Este será um dos maiores desafios da minha vida pois será a primeira vez que vou estar do outro lado. Sempre trabalhei com contas do Estado e dos municípios, então sei da crise financeira que os afeta e ao Brasil”, assegura.
Segundo planeja, o trabalho estará focado em melhorar os processos de gestão tributária, patrimonial, financeira, contábil e fiscal do Estado do Acre.

“O que pretendo efetivamente é promover um trabalho que supere os principais gargalos atuais, tais como: gasto com pessoal que hoje está acima do limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; e a Previdência que não se sustenta sem aporte do Estado”, informou.

Além dessas, também estão na lista de preocupações da futura gestora: a melhoria do atendimento ao contribuinte, a promoção de políticas públicas eficazes de arrecadação, e a fiscalização do pacote tributário.
Por fim, ela acrescenta que acredita na capacidade de trabalho da equipe e que já conhece boa parte do pessoal efetivo com quem irá trabalhar.

Eliane Sinhasique

A radialista, jornalista, publicitária, empresária e professora universitária, Eliane Sinhasique, que foi a deputada estadual eleita com a maior votação de Rio Branco, nas eleições de 2014, tem à sua frente o desafio de assumir a gestão de duas pastas (da atual estrutura), que serão fundidas em uma única: a secretaria de Empreendedorismo e Turismo – até entrar em vigor a reforma administrativa do governo Gladson, Pequenos Negócios é uma e Turismo é outra.

Bastante empolga e cheia de planos, Eliane Sinhasique, diz que trabalhará, sobretudo, por meio de muitas parcerias para fomentar o empreendedorismo e aumentar o potencial turístico do estado desenvolvendo um série de atividades que não envolvam diretamente aplicação de recursos financeiros.

“Temos a árdua missão de reduzir os custos com pessoal das duas secretarias em 40%, o que significa diminuir os 116 cargos comissionados atuais para 55, nas duas, e com essa proposta sermos mais eficientes, valorizando os servidores do quadro efetivo que terão que se readequar ao novo momento”, disse.

Informada sobre a situação atual das pastas que assumirá, a futura secretária acrescentou que o governo atual fez coisas interessantes, mas que precisam ser repaginadas.

“Para se ter uma ideia, 80% das taxas de ocupação dos hotéis em Rio Branco é de janeiro a janeiro e por pessoas que vem a negócio em vários ramos, desde medicamentos até materiais de construção, cosméticos, vestuário, enfim. É um número significativo de pessoas visitando o nosso estado e precisamos investir nesse potencial turístico para estimular o empreendedorismo local. É o que vamos fazer”, revelou.

Indagada a respeito, Sinhasique assegura que empreendedorismo com turismo “tem tudo a ver”. Uma vez que, segundo ela, “no momentoque se tem produtos e serviços a oferecer, faz-se com que esse turista deixe dinheiro no estado e deixe para os empreendedores locais”.

Outro plano é, de acordo com ela, trabalhar com capacitação e treinamento. De um lado, para as pessoas que recebem e tem contato direto com quem chega de fora (taxistas, garçons, recepcionistas de hotéis) para que saibam lidar, apresentar e falar bem a respeito das “coisas do Acre”, tais como: restaurantes, locais de entretenimento e de aquisição de souvenirs, como o artesanato acreano.

Por outro lado, já no segmento do empreendedorismo, é de sua preocupação identificar, primeiro, a vocação das pessoas que pretenderem ser beneficiadas pelos programas de incentivo aos pequenos negócios.
“Houve um desperdício muito grande de dinheiro na secretaria de pequenos negócios com pessoas que não tinham vocação nem mesmo para serem empreendedoras. Se treinou e se deu equipamentos e não houve acompanhamento. Faremos diferente”, assegurou.

Fortalecer o turismo étnico/religioso, o turismo de experiências e o turismo de agronegócios e negócios se desenham como os eixos principais de atuação de Eliane Sinhasique na próxima gestão, com atenção também à valorização do que há em torno de Chico Mendes e Plácido de Castro, a fauna e a flora locais como produtos que despertem interessem em quem pretende conhece o Acre.

“Quando eu vejo os problemas não foco neles, mas procuro as soluções”, concluiu.

Ana Paula Cameli

A futura primeira dama do Estado, Ana Paula Cameli, é advogada especializada em Direito Público, já tendo trabalhado no Ministério Público do Estado (MPE), atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em vários projetos voltados para as questões sociais como “Berço da Cidadania” que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.

Ana Paula, a princípio, assumiria a secretária de Inclusão Social, que seria criada. No entanto, com a reformulação da proposta de estrutura administrativa do Estado, atuará junto ao Instituto de Inclusão Social (Ias), a ser fundado a partir do novo governo.

Já tendo atuado em programas sociais do partido Progressistas e acompanhado o trabalho do marido, irá desenvolver um trabalho motivado por sua vontade de realizar obras sociais no Acre.

“Apesar de ter um perfil mais reservado e de não divulgar o trabalho que venho realizando ao longo dos anos, será uma satisfação poder, atuar, agora por meio do governo do Estado, em ações sociais mais efetivas que venham a beneficiar a parcela da nossa população que mais precisa. Nasci em Cruzeiro do Sul e tenho andando muito pelo Acre. Portanto, conheço de perto a realidade e as necessidades das pessoas e tenho muita vontade de ajudar e faremos isso com as obras sociais que realizaremos por meio do Ias.”, afirmou.

Silvânia Pinheiro


A jornalista graduada em Comunicação Social, com especialização em Assessoria de Imprensa e Markerting Político e mestre em Letras: Linguagem e Identidade, assumirá a assessoria de comunicação do governo Gladson.

Sob sua responsabilidade terá a estrutura do Sistema Público de Comunicação, integrado pela Difusora Acreana e a Rede Aldeia de rádio e TV, além da agência de notícias do Acre.

Já tendo sido repórter, desde os 17 anos de idade, quando começou no jornalismo no jornal O Rio Branco, onde também ocupou o posto de editora-chefe, antes de ser editora de política e também editora-chefe de A Gazeta, Silvânia Pinheiro, que também é co-fundadora do portal Contilnet de notícias, trabalha com o futuro governador Gladson há 12 anos, desde seu ingresso na vida pública e na política, como sua assessora parlamentar tanto na Câmara Federal, quanto no Senado da República.

“Para mim é um privilégio trabalhar nesse governo porque eu conheço o governador Gladson e sei que ele tem toda boa fé e esperança de melhorar a história do Acre e situação do povo do nosso estado”, declarou.

Na comunicação do futuro governo, Silvânia Pinheiro, diz que pretende trabalhar valorizando a imprensa e seus profissionais, atendendo- os da melhor forma possível, no sentido de bem informar a sociedade.

“O Acre está precisando de mais informação e menos propaganda”, disse ela, anunciando a nova linha da comunicação governamental, a partir de janeiro.

Comentários

Continue lendo

Flash

Semana Evangélica marca início da programação de aniversário de Assis Brasil

Publicado

em

1º de maio, além do Dia do Trabalhador, em Assis Brasil a data marca o início das festividades alusivas ao 48º aniversário de emancipação política e autonomia administrativa da cidade de Assis Brasil. A quarta-feira será marcada pelo início da Semana Evangélica, que este ano foi antecipada para o mês de aniversário da cidade.

As atividades começam nas primeiras horas, com a realização de um torneio de futsal entre as igrejas evangélicas. Já estão inscritas na competição 17 equipes que participarão do torneio que acontecerá no ginásio de esportes da cidade.

Às 19h do mesmo dia a prefeitura e a Associação de Pastores promoverão a 3ª Cruzada Evangelistica Assis Brasil é de Jesus. O evento vai acontecer na praça Soldado Marinho, no centro da cidade, e vai contar com a participação de cantores locais e ministração da palavra de Deus.

Já na sexta-feira, dia 3, os organizadores da Semana Evangélica realizarão o 2º Festival da Canção Gospel, evento que pretende promover os talentos musicais e revelar novos artistas evangélicos. O concurso vai ser realizado no palco da praça Soldado Marinho, a partir das 19h.

Para encerrar a Semana Evangélica, a prefeitura e a Associação de Pastores realizarão a 3ª Marcha Pra Jesus e logo após o show nacional com o cantor Juliano Son.

“Estamos em festa pelo aniversário de nossa cidade. Vamos iniciar o mês com a Semana Evangélica, orando por nosso município e pelo nosso povo. Convidamos a todos para prestigiarem as atividades que já iniciam nesta quarta-feira, dia 1º de maio”, comentou o prefeito Jerry Correia.

Comentários

Continue lendo

Flash

“Por mim está definido e não há o que discutir”, diz Gladson sobre chapa com Bocalom e Alysson

Publicado

em

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Foto: Assessoria arquivo

Everton Damasceno, ContilNet

“Eu soube que ela é candidata pela imprensa”, disse o governador Gladson Cameli sobre a decisão da deputada federal Socorro Neri de colocar seu nome à disposição do Progressistas para disputar a Prefeitura de Rio Branco, depois que foi anunciada a aliança entre Alysson Bestene e Bocalom para 2024.

Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson e embarcar como vice na chapa do atual prefeito e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson.

Deputada Neri não gostou da decisão do PP de abandonar a candidatura do Alysson, e disse que a configuração seria uma vergonha para o partido de Gladson. Foto: arquivo

“Eu soube que a Socorro será candidata pela imprensa. Conversei com ela ano passado e a consultei sobre a possibilidade de ser candidata, me disse várias vezes que não. Como, agora, na altura do campeonato, me vem com esse discurso?”, questionou o governador, que comanda a executiva estadual do partido.

Questionado sobre a oficialização da chapa com Bocalom e Alysson, respondeu: “Por mim, está fechado e definido. Não há o que discutir”.

“Fui a Brasília, discuti e dialoguei com quem era necessário e sempre deixei claro que qualquer decisão seria tomada de forma coletiva. Não é justo que essa novela se apresente dessa forma, nesse momento. Já disse que por mim está definido. É isso”, continuou.

___________________________

Gladson disse ainda que a executiva municipal do PP terá que convocar uma coletiva para anunciar a chapa.

___________________________

“Pois esse é o momento de a executiva municipal convocar uma coletiva para anunciar a chapa. Não quero parecer ditador ou autoritário – e não é esse meu interesse. A competência de fazer esse anúncio é da executiva municipal. A democracia e o diálogo devem permanecer, sempre”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Presidente Gonzaga recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gobzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relacões comerciais entre o Acre e o país da América do Sul.

A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o Acre e o Peru.

“Quero agradecer a visita do embaixador Walter e a reunião serviu para concretizarmos esse comércio bilateral entre Brasil e Peru. Precisamos firmar compromissos tanto do governo Acre como o peruano. Com isso vamos resolver os gargalos que ainda atrapalham esse comércio. Existem gargalos na malha aérea e nas alfândegas e precisamos resolver isso”, disse Gonzaga.

Gonzaga afirmou ainda que o embaixador peruano vai se reunir ainda hoje com representantes do governo do Acre para definir estratégias de execução dos compromissos firmados durante reunião na Aleac.

“O papel da Aleac foi fazer essa ponte entre os governos do Acre e peruano. Hoje ainda terá uma reunião com os secretários de Estado do Planejamento, Fazenda e Casa Civil para os dois governos assumirem esses compromissos que visa o fortalecimento da economia acreana”, concluiu.

O embaixador Walter agradeceu ao presidente Gonzaga por ter intermediado a reunião entre o governo peruano, Aleac e secretarias de Estado e afirmou que o Acre e Peru tem interesses em comum em uma aproximação comercial.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga por ter intermediador essa importante reunião com representantes do governo acreano. Tanto o Acre como essa região do Peru temos muitos produtos que nos permitem trabalhar de maneira conjunta. Tratamos de assuntos que vão nos ajudar a destravar o intercâmbio comercial entre os dois países e impulsionar o turismo nessas regiões. O Acre é uma importante rota comercial e o Peru tem grande interesse em comprar produtos acreanos, disse o embaixador.

Participaram também da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, o sócio da Dom Porquito, Paulo Santoyo, representando os empresários acreanos, além de representantes de outras secretarias do Estado.

Comentários

Continue lendo