Acre
Concursados organizam manifestação e contam com apoio de sindicatos e população do Acre
O movimento dos concursados conta com membros não apenas de Rio Branco, mas também de pessoas do interior
Os aprovados em recentes concursos públicos do Estado do Acre e que não foram convocados para assumir suas respectivas vagas realizarão no dia 11 de novembro um manifesto pedindo que seja agilizado o processo de contratação. O grupo formado por profissionais de diversas áreas se reunirá nas proximidades do Terminal Urbano de Rio Branco, passarão pelo gabinete do governador Tião Viana (PT) e encerrarão o ato com um manifesto em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
De acordo com um dos organizadores, Charton Lopes, o objetivo do manifesto é chamar atenção das autoridades e sociedade em geral para o drama vivido pelos jovens aprovados em certames legitimamente realizados e que não foram convocados.
“Os prazos de muitos já vão expirando e enquanto isso o governo continua contratando precariamente, de forma provisória ou terceirizando. Se precisam da mão de obra então porque não contratam quem está habilitado para assumir a vaga?”, questiona.
O movimento dos concursados conta com membros não apenas de Rio Branco, mas também de pessoas do interior do Estado que, segundo os organizadores, estão se agrupando em subcomissões para a realizarão de manifestações simultâneas em vários municípios do Acre.
“Teremos comissões em vários municípios, sendo que Cruzeiro do Sul já está montada e as demais estão em fase de finalização. Teremos comissão em Brasiléia, Tarauacá e outras cidades. Nós iremos lutar por nossos direitos”, disse.
Charlton afirma, ainda, que os concursados não pedirão apenas apoio das autoridades, mas também buscarão na Justiça a saída para o problema. “Iremos judicializar a questão, buscar a saída jurídica para tudo isso”, declarou.
Os manifestantes contam com apoio da Nova Central Sindical, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre e Sindicato dos Profissionais Auxiliares Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.




Você precisa fazer login para comentar.