Acre
Comarca de Epitaciolândia determina a prisão de dois por acusação e tentativa de estupro

Valdir e Manoel estão detidos na delegacia de Epitaciolândia sob determinação da Comarca – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima, com vídeo de Almir Andrade
Foram presos por determinação da Comarca de Epitaciolândia, Manoel Messias Ribeiro dos Santos (51) e Valdir Ferreira da Conceição (46), ambos acusados de envolvimento em abuso e tentativa de estupro na cidade.
Os casos são distintos. No que envolve Manoel, partiu de uma denuncia feita pelo Ministério Público e acatada pelo juiz Clovis Lodi, onde o acusa de abusar de sua enteada, uma jovem de 13 anos, e que pode estar grávida.
Segundo foi apurado, o caso já vinha sendo investigado a tempos. Onde já teria ocorrido outras denuncias, mas, o mesmo era liberado por falta de provas. Manoel se defendeu dizendo que vinha criando a enteada desde os três anos e isso seria denuncias infundadas contra sua pessoa.
Já Valdir, está sendo acusado de tentar estuprar uma mulher no último domingo. Se defendeu que teria bebido muito e com uma arma de brinquedo, tentou estuprar a mulher. A vítima prestou queixa e o mesmo foi localizado e conduzido à delegacia.
Valdir diz que não se lembra do fato e nem da arma de brinquedo. O delegado Roberto Lucena comentou que apenas executou o mandado de busca e prisão emitido pela Comarca e que, os dois estão a disposição da Justiça.

Valdir está sendo acusado de tentar estuprar uma mulher…

Manoel está sendo acusado pelo Ministério Público de abusar sua enteada de 13 anos, mas nega tudo.
Comentários
Acre
Cassação de Antônia Lúcia pode levar médico Israel Milani à Câmara dos Deputados
Condenada por desvio de recursos, deputada do Republicanos-AC recorre da decisão; suplente Israel Milani, que recebeu mais de 13 mil votos em 2022, aguarda definição judicial

Justiça pode cassar Antônia Lúcia, e suplente Israel Milani está próximo de assumir vaga no Congresso. Foto: cedida
A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC) está sob risco de perder o mandato após condenação judicial por desvio de recursos públicos durante seu primeiro mandato. Caso a cassação seja confirmada, quem deve assumir a vaga é o médico Israel Milani, primeiro suplente da chapa, que obteve 13.464 votos nas eleições de 2022.
A decisão que condenou a parlamentar ainda cabe recurso, e o processo segue em análise. Antônia Lúcia foi alvo de ação judicial por irregularidades na aplicação de verbas públicas, mas sua defesa ainda pode reverter a situação nos tribunais.
Israel Milani, que concorreu ao cargo em 2022, aguarda o desfecho do caso. Caso assuma, ele se tornará o novo representante do Acre na Câmara dos Deputados. A possível mudança acende debates sobre ética na política e a renovação de nomes no Congresso Nacional.
Enquanto isso, a bancada do Republicanos no Acre acompanha o caso, que pode alterar a composição partidária na Casa. A expectativa é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida sobre a cassação nos próximos meses.
Decisão ainda pode ser revertida
A decisão que determina a perda do mandato de Antônia Lúcia ainda não é definitiva. Pela legislação brasileira, qualquer pessoa condenada em primeira instância tem o direito de recorrer. Nesse caso, a defesa pode apresentar um recurso chamado apelação, que será analisado por um tribunal superior.
Além disso, dependendo do entendimento dos tribunais, ainda podem ser usados outros recursos nas instâncias superiores, como o recurso especial, que vai para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o recurso extraordinário, que pode chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Esses recursos servem para discutir possíveis erros na aplicação da lei ou violação da Constituição.
Comentários
Acre
CRAS de Epitaciolândia, celebra Dia das Mães com tarde de atividades emocionantes e acolhedoras
Em comemoração ao Dia das Mães, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)** promoveu um momento especial para as mulheres que participam dos serviços socioassistenciais. A tarde foi repleta de sorrisos, emoção e atividades planejadas com carinho, tudo para valorizar e homenagear essas figuras tão importantes na comunidade.
Com uma programação leve e divertida, o evento contou com:
🎉 Brincadeiras e dinâmicas para descontrair e integrar as participantes
🎁 Sorteio de brindes como forma de reconhecimento e gratidão
☕ Um lanche especial, preparado com cuidado para proporcionar acolhimento e bem-estar
O clima foi de celebração e gratidão, fortalecendo ainda mais os laços entre as mães atendidas e a equipe do CRAS. A ação reforça o compromisso do Centro com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destacando o papel fundamental das mães na construção de famílias mais unidas, fortes e acolhedoras.
“Foi um momento de emoção e alegria, onde pudemos demonstrar nosso carinho por essas mulheres que tanto fazem por suas famílias e pela comunidade, destacou Secretária de Assistência social Lindaci Franco e a equipe do CRAS.
Comentários
Acre
Eduardo Velloso realiza cirurgia em criança sem anestesia geral: “Paciente mais novo que operei”

Reprodução
Um momento de coragem marcou a rotina da saúde pública no Alto Acre nesta sexta-feira (09). Alan, um menino de apenas 10 anos, encarou uma cirurgia oftalmológica sem anestesia geral. A decisão ocorreu durante mais uma edição do programa Opera Acre, do Governo do Acre.
Antes do procedimento, Eduardo Velloso, que atua como médico oftalmologista e é também deputado federal, conversou com o paciente de forma descontraída. “Você é o paciente mais novo que eu vou fazer assim, só te deixando calminho, né? E aí eu falei com o Alan que a anestesia é uma picadinha aqui do lado, ele disse que não tem problema nenhum, não é isso, Alan? Então, combinado nós dois? Posso fazer então? Então tá”, pontuou.
A cirurgia foi concluída com sucesso. “Acabamos a cirurgia do Alan agora, nesse momento, foi um sucesso a cirurgia dele. Amanhã, se Deus quiser, ele já vai estar vendo bem melhor do que hoje”, anunciou o médico logo após o procedimento.
Eduardo Velloso ainda destacou a coragem do paciente e sua origem simples. “O Alan tem 10 anos de idade, 10 anos de idade, tinha indicado cirurgia com anestesia geral. Mas eu percebi que o Alan é um cara corajoso, ele monta em touro, é da roça, não ia fazer uma cirurgia dessas, né Alan? Hoje é a recuperação dele e amanhã nós vamos ver ele. Alan, você é a pessoa mais nova que eu operei sem anestesia geral”, destacou.
Veja o vídeo:
Você precisa fazer login para comentar.