Conecte-se conosco

Geral

Com vazante do rio, Prefeitura de Brasiléia realiza limpeza dos bairros atingidos pela enchente e entrega kits de limpeza a moradores

Publicado

em

Leila Ferreira/ SECOM

O rio Acre apresentou sinais de vazante nesta quarta-feira, e em ação coordenada a Prefeitura de Brasiléia iniciou nesta quinta-feira, 9, a limpeza dos bairros atingidos pela águas, e também realiza a entrega de kits de limpeza aos moradores.

Equipes das secretarias de Obras, Assistência Social, e Defesa Civil estão nos bairros que foram afetados pela enchente trabalhando para prestar socorro e assistências às famílias e minimizar os transtornos causados. Com a baixa do volume do rio os moradores que deixaram suas casas estão retornando com o auxílio da gestão municipal.

A prefeita Fernanda Hassem, acompanhada de secretários e equipe, esteve nos bairros nesta quinta-feira vistoriando a situação e prestando assistência aos moradores.

“Infelizmente Brasiléia já tem histórico de outras alagações e essa agora logo no início de 2020, tivemos 140 famílias atingidas e 90 famílias tiveram que deixar suas casas. A Prefeitura de Brasiléia juntou as equipes e estamos dando todo apoio às famílias, pois é um momento em que precisamos unir as forças”, disse a prefeita.

Fernanda Hassem relatou que buscou o apoio do Governo do Estado para amenizar a situação das pessoas afetadas pelas águas.

“Estive com o governador Gladson Cameli nesta quarta-feira para pedir o apoio do Governo do Acre, e o mesmo se colocou à disposição para ajudar as famílias e que possamos trabalhar um projeto para evitar, ou ao menos amenizar essas situações. Além da alagação, algumas ruas trasbordam com as chuvas e estamos num esforço de trocar os bueiros para evitar maiores transtornos”, disse a prefeita.

O senhor Antônio Silva Chaves morador da rua da Goiaba, ressaltou que não perdeu nada, mas só os transtornos de ter que sair de casa e tirar suas coisas já é desgastante. “Alagou a casa, mais graças a Deus deu tempo de tirar as coisas, os móveis, a gente não esperava um alagação agora, mas o rio já baixou e a Prefeitura com sua equipe amanheceu cedo nos bairros para ajudar as famílias. Vai dar tudo certo”, destacou.

A Defesa Civil e Secretaria de Assistência trabalham no Relatório da Enchente que será enviado ao Governo do estado e ao Governo federal. O transbordamento do rio atingiu cinco bairros do município de Brasiléia. A equipe técnica realiza mapeamento e cadastramento das famílias, enquanto que a limpeza e retirada de entulhos das ruas é executada pela Secretaria de Obras.

O coordenador da Defesa Civil Estadual em Brasileia, Lima Andrade, Lima Andrade que coordena a Defesa Civil em Brasiléia, informou que nem todas as famílias afetadas pelas águas saíram de suas residências. “Foram muitas famílias atingidas, algumas não saíram de casa, foram subindo seus móveis, o rio chegou a 11,63m, estamos fazendo todo o serviço de apoio para que os moradores voltem para suas casas em segurança”, finalizou.

Lima Andrade que coordena a Defesa Civil em Brasiléia, disse que nem todas famílias saíram de suas residências. “Foram muitas famílias atingidas, algumas não saíram de casa, foram subindo seus móveis, o rio chegou a 11,63m, estamos fazendo todo o serviço de apoio para que as famílias voltem para suas casas em segurança”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo