Geral
Com vazante do rio, Prefeitura de Brasiléia realiza limpeza dos bairros atingidos pela enchente e entrega kits de limpeza a moradores
Leila Ferreira/ SECOM
O rio Acre apresentou sinais de vazante nesta quarta-feira, e em ação coordenada a Prefeitura de Brasiléia iniciou nesta quinta-feira, 9, a limpeza dos bairros atingidos pela águas, e também realiza a entrega de kits de limpeza aos moradores.
Equipes das secretarias de Obras, Assistência Social, e Defesa Civil estão nos bairros que foram afetados pela enchente trabalhando para prestar socorro e assistências às famílias e minimizar os transtornos causados. Com a baixa do volume do rio os moradores que deixaram suas casas estão retornando com o auxílio da gestão municipal.
A prefeita Fernanda Hassem, acompanhada de secretários e equipe, esteve nos bairros nesta quinta-feira vistoriando a situação e prestando assistência aos moradores.
“Infelizmente Brasiléia já tem histórico de outras alagações e essa agora logo no início de 2020, tivemos 140 famílias atingidas e 90 famílias tiveram que deixar suas casas. A Prefeitura de Brasiléia juntou as equipes e estamos dando todo apoio às famílias, pois é um momento em que precisamos unir as forças”, disse a prefeita.
Fernanda Hassem relatou que buscou o apoio do Governo do Estado para amenizar a situação das pessoas afetadas pelas águas.
“Estive com o governador Gladson Cameli nesta quarta-feira para pedir o apoio do Governo do Acre, e o mesmo se colocou à disposição para ajudar as famílias e que possamos trabalhar um projeto para evitar, ou ao menos amenizar essas situações. Além da alagação, algumas ruas trasbordam com as chuvas e estamos num esforço de trocar os bueiros para evitar maiores transtornos”, disse a prefeita.
O senhor Antônio Silva Chaves morador da rua da Goiaba, ressaltou que não perdeu nada, mas só os transtornos de ter que sair de casa e tirar suas coisas já é desgastante. “Alagou a casa, mais graças a Deus deu tempo de tirar as coisas, os móveis, a gente não esperava um alagação agora, mas o rio já baixou e a Prefeitura com sua equipe amanheceu cedo nos bairros para ajudar as famílias. Vai dar tudo certo”, destacou.
A Defesa Civil e Secretaria de Assistência trabalham no Relatório da Enchente que será enviado ao Governo do estado e ao Governo federal. O transbordamento do rio atingiu cinco bairros do município de Brasiléia. A equipe técnica realiza mapeamento e cadastramento das famílias, enquanto que a limpeza e retirada de entulhos das ruas é executada pela Secretaria de Obras.
O coordenador da Defesa Civil Estadual em Brasileia, Lima Andrade, Lima Andrade que coordena a Defesa Civil em Brasiléia, informou que nem todas as famílias afetadas pelas águas saíram de suas residências. “Foram muitas famílias atingidas, algumas não saíram de casa, foram subindo seus móveis, o rio chegou a 11,63m, estamos fazendo todo o serviço de apoio para que os moradores voltem para suas casas em segurança”, finalizou.
Lima Andrade que coordena a Defesa Civil em Brasiléia, disse que nem todas famílias saíram de suas residências. “Foram muitas famílias atingidas, algumas não saíram de casa, foram subindo seus móveis, o rio chegou a 11,63m, estamos fazendo todo o serviço de apoio para que as famílias voltem para suas casas em segurança”, finalizou.
Comentários
Geral
Bebê de um mês é encontrada morta em Porto Velho; mãe é presa em flagrante
Comentários
Geral
PMAC realiza solenidade em homenagem ao dia das mães
Em comemoração ao dia das mães, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou solenidade de homenagem às militares e funcionárias civis do Quartel do Comando Geral (QCG), na manhã desta sexta-feira, 09.
O dia das mães é a data mais celebrada, repleta de carinho e reconhecimento. Em frente ao QCG, a PMAC prestou sua homenagem a todas as mães que atuam na instituição. Na oportunidade, as homenageadas receberam uma lembrança especial das mãos da comandante-geral, coronel Marta Renata, que destacou a importância da data.
“O dia das mães revela a força da mulher. Nós somos construtoras, mas não de edifícios. Nós construímos seres humanos. E, talvez, seja ainda mais difícil moldar um caráter do que levantar prédios. Mas cabe a nós essa missão. Gostaria de parabenizar a todas as mães que compõem nossa instituição”, disse a oficial.
A solenidade também com a presença do subcomandante-geral, coronel Kleison Albuquerque. Na ocasião, a banda de música da PMAC fez uma apresentação musical para abrilhantar o evento com músicas selecionadas ao contexto de homenagens e celebração. Além disso, foi disponibilizado um café da manhã, que marcou o encerramento do evento em alusão ao dia das mães.
Comentários
Geral
Pela primeira vez, PM do Acre fará curso de câmeras corporais e uso da força
A Polícia Militar do Acre (PMAC) vai realizar na manhã da próxima segunda-feira, 12, no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a abertura do Curso de Câmeras Corporais e Uso Da Força: Princípios e Práticas, realizado pela primeira vez no Estado.
O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, e engloba instruções teóricas e práticas, totalizando 40 horas aula.
No total, 80 policiais militares, entre oficiais e praças da PMAC, participarão das instruções e atuarão como multiplicadores do curso, que aborda disciplinas como verbalização, postura policial e manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo (taser e espargidores de pimenta).
Você precisa fazer login para comentar.