fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Com trabalho conjunto de revitalização, governo e prefeitura transformam Via Chico Mendes em cartão-postal de Rio Branco

Publicado

em

O governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom celebraram juntos na noite desta segunda-feira, 18, a entrega da revitalização da Via Chico Mendes, marcando uma parceria exemplar entre o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco pelo desenvolvimento da capital acreana.

Obra representa um marco de paisagismo e urbanismo, transformando a avenida num verdadeiro cartão-postal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Enquanto o Estado investiu mais de R$ 9 milhões no recapeamento asfáltico, o município embelezou a via com uma ampla iluminação, paisagismo e a recuperação da faixa de ciclismo, num investimento de R$ 7,6 milhões. A sinergia entre governo e prefeitura resultou em um ambiente belo, acolhedor e moderno para a população riobranquense.

O governador Gladson Cameli ressaltou a importância da união entre entidades públicas para beneficiar a população. Ele agradeceu ao prefeito Bocalom e destacou a parceria além de bandeiras partidárias, enfatizando o compromisso com o bem-estar da população. Os recursos para a pavimentação foram resultado de uma emenda parlamentar de Cameli ainda quando senador.

Governo do Estado entrou com a pavimentação da Via, enquanto Prefeitura organizou uma nova iluminação e identidade moderna. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Com união a gente vence desafios e coloca em prática nossa missão constitucional. A política não pode sobressair ao papel de um mandato. Uma cidade iluminada vai trazer o sentimento de paz e segurança para todo mundo. É com grande alegria que celebramos a revitalização da Via Chico Mendes. Essa obra, fruto da união entre governo e prefeitura, é um marco para o Acre. Agradeço ao prefeito Bocalom, à equipe do Deracre e aos legisladores pela colaboração. Juntos, construímos um futuro mais promissor para nossa população. Que este projeto ilumine o caminho do nosso estado”, afirmou o governador.

A obra, que abrange mais de quatro quilômetros na entrada da cidade, representa um investimento conjunto, incluindo recursos estaduais e emendas parlamentares. O discurso do governador enfatizou a contribuição dos legisladores, da bancada federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Mais de quatro quilômetros da Via Chico Mendes foram revitalizados pela ação parceira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para o prefeito Tião Bocalom a urbanização do espaço é um reforço não apenas na beleza, mas na segurança pública, além de uma melhor mobilidade proporcionada por uma sinalização mais organizada. Ele agradeceu o governo do Estado e todos os parceiros da bancada federal por todo o trabalho conjunto na melhoria da capital acreana.

“É um prazer estar aqui com o governador Gladson Cameli inaugurando uma obra que significa tanto para Rio Branco. Nós estamos fazendo o diferente. Nossa cidade tá limpa e a cidade tem que ser bonita. E vai ser a mais bonita. Resultado de parceria. Quem entra em Rio Branco, entra por aqui, e a primeira impressão é que fica, por isso nossa cidade tem que apaixonar as pessoas”, declarou o prefeito.

Governador e prefeito comemoram resultado da união de esforços por Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, também foi mencionado como peça fundamental nas realizações de obras no estado, já que as obras de pavimentação ficaram sobre responsabilidade do órgão. A Via Chico Mendes, agora renovada e elegante, torna-se um símbolo de infraestrutura e beleza, encantando os olhos dos transeuntes.

O governador encerrou seu discurso desejando um Natal iluminado e um Ano Novo de realizações para todos os acreanos, reforçando a importância da união para o progresso do estado.

Obra de pavimentação da Via foi de responsabilidade do Deracre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A esposa do ex-seringueiro Chico Mendes, Izalmar Gadalha, também esteve presente e destacou a bela homenagem que a avenida revitalizada faz ao engrandecer o nome e a importância de Chico Mendes. O senador Márcio Bittar e o presidente da Associação Comercial do Acre, Marcelo Moura, e o Secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, foram outros dos convidados de honra.

Comentários

Continue lendo

Extra

Mulher em surto psicótico desfere golpes de terçado contra marido dormindo em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teve orelhas, joelhos e olho direito atingidos; agressora também se feriu e será levada à delegacia após alta médica

Rio Branco, AC – Um ataque brutal chocou moradores do bairro Baixada da Colina, na região do Bosque, na noite desta quinta-feira (03). Gabriel Wanderson das Chagas Andreone Melo, 29 anos, foi surpreendido pela esposa, Gislaine Melo da Silva, 49, enquanto dormia. A técnica em enfermagem aposentada, em aparente surto psicótico, desferiu múltiplos golpes de terçado contra o marido, atingindo sua cabeça, orelhas, joelhos e olho direito.

Cena de horror e intervenção policial

Testemunhas relataram ter visto Gislaine andando pela rua Francisco Ferreira segurando o terçado pouco antes do crime. Ao chegar ao local, a Polícia Militar a encontrou em estado de agitação extrema. Além de ferir o marido, ela havia se cortado com cacos de garrafa. Os policiais precisaram contê-la à força para evitar mais violência.

O SAMU enviou duas ambulâncias: uma para Gabriel, que foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, e outra para Gislaine, que apresentava cortes no pescoço, mãos, punhos e pés.

— “A vítima sofreu lesões graves, incluindo um golpe no olho direito. Fizemos a estabilização e o encaminhamos para trauma”, explicou o médico Bryan Doréa, do SAMU.

Gislaine, após receber alta, será levada à Delegacia Especializada para prestar esclarecimentos. A polícia investiga se o surto teve relação com transtornos psiquiátricos pré-existentes ou conflitos domésticos. Enquanto isso, Gabriel segue em observação, com risco de sequelas permanentes.

O caso será encaminhado à Justiça, e a acusada pode responder por tentativa de homicídio, dependendo do laudo médico e do depoimento das partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Extra

Juiz nega justiça gratuita a acusado de feminicídio que matou ex-esposa a facadas

Publicado

em

Réu no caso Paula Gomes terá de arcar com custos processuais e enfrenta agravante por crime na frente da filha

Magistrado também manteve agravante de crime cometido na frente da filha; próximo passo será audiência de julgamento

Rio Branco, AC – O juiz Alesson Bráz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, negou o pedido de justiça gratuita para Jairton Silveira Bezerra, acusado de assassinar a ex-esposa, Paula Gomes da Costa, em outubro do ano passado. O magistrado também manteve a causa de aumento de pena pelo crime ter sido cometido na presença da filha do casal.

A defesa de Jairton argumentou que a criança não teria presenciado o crime, mas o juiz considerou que há indícios nos autos de que a menor testemunhou o ataque. Além disso, o réu não comprovou insuficiência de recursos para arcar com as despesas processuais, sendo intimado a apresentar documentação que sustente novo pedido.

Crime brutal em via pública

Paula Gomes foi morta com dez facadas na Estrada da Porto Acre, no bairro Alto Alegre, enquanto caminhava com a filha e o sogro. Após o assassinato, Jairton fugiu com a criança, mas foi preso em 6 de novembro ao se apresentar na Delegacia de Flagrantes.

O processo tem prioridade, e a próxima etapa será a marcação da audiência de instrução e julgamento. O Ministério Público do Acre sustenta que o crime foi um feminicídio, com agravante pela exposição da filha à violência.

A decisão judicial reforça a tese da acusação de que o crime foi cometido com crueldade e diante de testemunha vulnerável. Caso condenado, Jairton pode ter a pena aumentada em um terço. A defesa ainda pode recorrer, mas o andamento processual segue em direção ao júri.

Comentários

Continue lendo

Extra

Governo do Acre e consórcio de resíduos sólidos reforçam parceria para eliminar lixões no estado

Publicado

em

O reforço nas ações para resolver o problema dos resíduos sólidos e acabar com lixões a céu aberto no Acre foi o objetivo de reunião entre o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), Fabio Rueda, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.

O encontro, realizado nesta quarta-feira, 2, na sede da Repac, em Brasília (DF), também tratou sobre medidas práticas de suporte ao programa Recicla Acre, que deverá ser lançado ainda este mês no estado, via Cinreso e parceiros, visando à coleta seletiva e à educação ambiental nas escolas.

Secretário da Repac, Fabio Rueda (à esquerda) e diretor executivo do Cinreso, Emerson Leão, dialogaram sobre soluções para problema dos lixões no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

“Essa é uma pauta muito importante para as prefeituras e para o governo do Estado e, por determinação do governador Gladson Camelí, estamos acompanhando as boas práticas nessa área existentes no país, para possibilitar a adoção daquilo que se ajusta ao estado, observando as peculiaridades de cada município”, explicou o secretário Fabio Rueda.

Em meados de março, com apoio do governo do Estado, por meio da Repac, foi assinado, em Timbó (SC), um termo de cooperação técnica entre prefeitos acreanos e catarinenses – via consórcios intermunicipais representativos das respectivas prefeituras – visando resolver o problema dos lixões a céu aberto e à implantação de aterros sanitários no estado.

“Estamos juntos, buscando soluções”, disse Fábio Rueda. O secretário entende que a reprodução de boas práticas existentes é um caminho, sendo inclusive observadas as dificuldades específicas dos municípios, como aqueles de regiões mais isoladas do estado.

O programa

De acordo com Emerson Leão, o Recicla Acre abrangerá os 22 municípios do estado com coleta seletiva e educação ambiental nas escolas e, por isso, é importante a parceria com o governo. O gestor relatou também que estão sendo buscadas empresas que se interessem em comprar os resíduos recicláveis do estado que forem coletados por meio do programa.

Ainda, mencionou a dificuldade para resolver o problema dos lixões nos municípios, especialmente os mais isolados – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – “uma vez que, pelo próprio isolamento, é difícil o trabalho consorciado entre municípios”. Mas ressaltou a busca por soluções para investir na reciclagem: “Acredito que, até o  início do ano que vem, o Acre será o primeiro estado do Brasil a encerrar 100% as atividades dos lixões”.

Comentários

Continue lendo