Cotidiano
Com quase 30 casos de meningite notificados, Saúde do AC nega surto da doença
Saúde confirmou oito casos da doença, sendo o mais recente em uma criança de 1 ano internada em Cruzeiro do Sul.

Com quase 30 casos de meningite notificados, Saúde do AC nega surto da doença — Foto: Reprodução/TV TE
Por Quésia Melo, Jornal do Acre 2ª edição — Rio Branco
Com oito casos de meningite confirmados e outros 29 notificados, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nega que o estado passe por um surto da doença. O caso mais recente da doença foi confirmado em uma criança de 1 ano, que está internada no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Em Rio Branco, um homem de 58 anos, que saiu do hospital de Senador Guiomard, e uma mulher de 37 anos, da cidade de Feijó, estão internados com meningite bacteriana no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb).
O homem está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a quarta-feira (19). Na quinta (20), foi feito o exame para saber do que se tratava, e ficou confirmado o caso da meningite bacteriana – meningocócica.
A paciente de Feijó deu entrada no Huerb no sábado (22) e foi internada no leito de isolamento da Sala de Emergência Clínica em estado estável.
Normalidade
Porém, a Sesacre afirma que não houve aumento dos casos acima do normal em relação aos seis meses do ano passado. Entre janeiro e junho do ano passado, foram notificados 31 casos suspeitos de meningite bacteriana.
Destes, 12 foram confirmados e cinco pessoas morreram. Durante todo ano, a Saúde confirmou 61 casos da doença.
“A gente tem esses casos durante o ano, sempre houve. Ressaltando que não estamos passando, no momento, por uma epidemia de meningite, não existe um surto. Está dentro da normalidade”, reforçou o diretor de Assistência à Saúde da Sesacre, Wilson Afonso.
Sobre o caso da criança internada em Cruzeiro do Sul, o diretor acrescentou que ela é moradora zona rural do município de Ipixuna, no Amazonas.
“Ela está isolada e ainda não foi identificado o agente causador da meningite, pode ser viral ou bacteriana”, acrescentou.
Vacinação
O diretor aconselhou ainda que os pais mantenha a caderneta de vacinação dos filhos em dia. A rede pública disponibiliza quatro tipos de vacinas contra a doença. Há ainda uma vacina de reforço para adolescentes entre 11 e 14 anos.
“Se a pessoa quiser, tem criança e a carteira de vacina não está atualizada, pode atualizar em um posto de saúde do município. A vacina é disponibilizada”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.
O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.
O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.
O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.
O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.
Comentários
Cotidiano
Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.
Decidido no 1º tempo
Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.
Apoio da Prefeitura
O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.
“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.
Excelente temporada
A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.
“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.
Comentários
Cotidiano
Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.
De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.
Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.
Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.
VEJA O VÍDEO:

Você precisa fazer login para comentar.