Geral
Com orçamento reduzido, vereadores de Brasiléia tentam aprovar remanejamento de apenas 1% para 2023

A sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, poderá ser um divisor de águas com mudanças radicais para 2023.
A oposição apresentou uma proposta de apenas 1% de remanejamento do orçamento para 2023, onde poderá prejudicar principalmente o povo da zona rural.
A proposta que foi bastante criticada pelo executivo, seria a primeira apresentada na história política do Município, onde poderá inviabilizar muitos dos trabalhos em pastas importante como saúde, obras e agricultura, vice-versa.
O vereador Leonir de Castro (PT), que pouco fala na Câmara, criticou severamente o projeto apresentado uma vez que mora na zona rural, que poderão ser prejudicados por não ter como consertar de urgência, por exemplo, uma ponte pode quebrar e demorar meses para ser consertada à espera de aprovação dos vereadores. O dinheiro de uma das pastas que tem verba sobrando, poderá resolver esse problema rapidamente.
Está previsto o valor aproximado de R$ 104 milhões, a proposta seria ao menos de 20% do orçamento de 2023. Muitos serviços serão engessados como terceirizados, já que terá uma perca significativa para o próximo ano.
Para 2023, Brasiléia já começa tendo uma perca de 5 milhões. Segundo foi informado, para 2022 que está terminando, o orçamento foi de pouco mais de 119 milhões e teve um remanejamento de 30% aprovado pelos atuais vereadores.
Ao contrário que muitos tentam passar para a população, os trabalhos realizados pela prefeitura têm suas prestações declaradas no Portal da Transparência.
Segundo o vereador Marquinho Tibúrcio (MDB), disse que seria o momento de deixar as questões pessoais de lado, pois, o projeto apresentado não vai afetar a prefeita Fernanda Hassem, e sim, a população de um modo geral.
A exemplo, se tem o município vizinho de Epitaciolândia que vem trabalhando com essa proposta de 1% aprovado pela oposição por dois anos seguidos, engessando muitas pastas, emperrando algumas melhorias possam ser feitas com verbas que deverão ser devolvidas, caso não sejam aplicadas de alguma forma.
Para alguns vereadores que sempre usam da frase “estamos trabalhando para o povo”, as fiscalizações tendem a continuar junto ao Executivo, independente da aprovação do orçamento.
Já o remanejamento, caso venham precisar para uma emergência, poderá levar ao menos dois a três meses para ser aprovado. E uma comunidade poderá ficar isolada esses meses a espera da aprovação.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.