Flash
Com o Acre em emergência, governo não reabrirá comércio a partir desta terça-feira
O governo do Acre apresentou na tarde desta segunda-feira, 22, o projeto que pretende possibilitar a retomada das atividades comerciais no Estado, chamado agora de “Pacto Acre sem Covid”. Durante a reunião, ocorrida de forma online, foi dito que o decreto que impõe o isolamento social não será encerrado, mas sim prorrogado a partir desta terça-feira, 23, a contragosto da classe empresarial. A partir de agora, as prefeituras terão de fiscalizar o cumprimento do decreto de isolamento social.
Uma edição extra no Diário Oficial do Estado (DOE) será publicada ainda nesta segunda para esclarecer as medidas que seguem restritas. Em tom de desabafo, o governador Gladson Cameli ressaltou que a situação requer medidas mais enérgicas e agora cabe às prefeituras impor autoridade, com plano de ação imediato e apoio do governo, e adotar medidas de prevenção. “As autoridades municipais vão ter que começar a agir. Determinar o que fica aberto ou fechado, de acordo com a sua realidade”, explicou o chefe do Palácio Rio Branco.
O atual cenário do estado diante da pandemia do novo coronavírus impede a região de reabrir, mesmo que gradualmente, as atividades econômicas. “Não adianta mais a palavra flexibilizar. Vamos entrar nas regras. Jamais vou mudar meus posicionamentos. A pandemia veio para que cada um saiba qual a sua obrigação e a população tem que saber que tudo que é do Estado é dela, se o Estado quebrar, quase um milhão de pessoas serão prejudicadas”.
O coronel Ricardo Brandão, da secretaria de Planejamento, disse que o plano contou com apoio de diversos órgãos e entidades empresariais que, segundo ele, puderam dar suas propostas. “Uma metodologia que possa dar segurança a todos”, disse.
O plano consiste na manutenção da saúde da sociedade e economia dentro das regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O governo destaca que a resposta ao sistema de saúde no enfrentamento ao vírus foi positiva, com abertura de leitos, Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e hospitais de campanha, além de trazer 21 mil testes rápidos e 129 respiradores e ter contratado 810 novos profissionais de saúde pra ampliar as equipes.
No entanto, com todas essas ações e investimento de R$ 53 milhões, a pandemia conseguiu manter uma taxa de crescimento considerável, fazendo com que o Acre não adote novos meios de frear a epidemia do vírus.
“Se não fosse o primeiro decreto de 17 de março, a tendência de infectados seria bem maior. Hoje nos encontramos aumentando o número de casos, mas num ritmo mais lento. As medidas de retomada para estabilidade da economia vão depender do envolvimento da população”, disse Brandão.
A metodologia aplicada agora passa para uma nova etapa, a de respostas mais estruturadas com todos os poderes públicos unidos para garantir o achatamento da curva. Passado esse tempo de resposta, que durar em torno de um mês, vem a fase chamada de recuperação, que é a conhecida “flexibilização”, com um conjunto de preocupações e desafios, e também monitorando a evolução da curva para que não tenha mais infectados.
“Esse é um esforço diferenciado de monitoramento para que não ocorra uma nova onda de infectados, e conta com apoio da sociedade. Pacotes e estímulos econômicos deverão ser voltados à construção civil, para finalmente chegar na fase de sustentação, que é quando se supera a crise”, disse o gestor. Essa última fase está prevista para início de 2021.
As novas diretrizes básicas para retomada gradual e responsável pela retomada econômica é embasada em evidências científicas. “Essa metodologia conta com níveis de classificação de risco, em cada nível, pode funcionar determinados estabelecimentos comerciais. Com isso, a cobrança é de todos, Depende do conjunto da sociedade. Em 48 horas vamos emitir uma resolução indicando os estabelecimentos comerciais que poderão funcionar em cada um desses níveis e cor de bandeira.
Comentários
Flash
Dependente químico invade loja, agride funcionária e morre após mal súbito em Rio Branco
Homem sofreu parada cardiorrespiratória após tentativa de furto e ataque dentro de estabelecimento no Segundo Distrito
Um homem identificado como Jhonny Alves Barbosa, de 33 anos, morreu na tarde deste sábado (7) após sofrer um mal súbito no pátio de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Chico Mendes, no bairro Comara, Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo informações da Polícia Militar, Jhonny era dependente químico e estaria sob efeito de entorpecentes no momento do ocorrido.
De acordo com testemunhas, ele invadiu o comércio com a intenção de furtar e chegou a agredir uma funcionária, mordendo-a. Contido por outros funcionários do local, Jhonny foi levado até o pátio do estabelecimento, onde caiu ao chão, teve convulsões e desmaiou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias — uma de suporte básico e outra de suporte avançado. Ao chegarem, os socorristas constataram que a vítima havia sofrido uma parada cardiorrespiratória. Apesar de quase uma hora de tentativas de reanimação, Jhonny não resistiu e teve o óbito confirmado no local.
A área foi isolada para os trabalhos da perícia criminal, e o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames. O laudo que vai determinar a causa da morte deve ficar pronto em até 30 dias.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, e o caso será investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil, antes de ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Flash
Foragido é preso com pistola municiada após tiroteio no bairro Aeroporto, em Epitaciolândia

Pistola 9mm foi localizada após buscas em área indicada pelo suspeito.
Suspeito foi encontrado com carregador e munições; arma estava escondida sob casa de assoalho.
Durante patrulhamento ordinário nesta sexta-feira (dia 6), a Polícia Militar de Epitaciolândia prendeu um foragido da Justiça após denúncias de disparos de arma de fogo no bairro Aeroporto, nos fundos do Bar do Tira Couro. A ação foi desencadeada após moradores relatarem diversos estampidos semelhantes a tiros no início da tarde.

Levy tinha mandado de prisão em aberto e tentou fugir pulando quintais
Durante o reforço do policiamento na região, a equipe visualizou um homem em fuga pelos quintais das residências. Após cerco tático, os policiais conseguiram interceptar o indivíduo, identificado posteriormente como Levy Ferreira da Silva. Em consulta aos sistemas, foi constatado um mandado de prisão em aberto contra ele.
Foragido é preso com pistola municiada após tiroteio no bairro Aeroporto, em Epitaciolândia. Na busca pessoal, os agentes encontraram em seu bolso um carregador com 11 munições calibre 9mm. Questionado sobre a arma, Levy afirmou tê-la escondido sob uma casa de assoalho próxima. Após buscas no local indicado, a guarnição localizou uma pistola Taurus modelo TH 9C, também municiada com 12 cartuchos do mesmo calibre.
Diante do flagrante por porte ilegal de arma de fogo e do mandado de prisão, Levy foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, junto com o armamento e as munições apreendidas, para os devidos procedimentos legais.
A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança e a ordem nas cidades de fronteira, destacando a importância da atuação preventiva e ostensiva em áreas de maior vulnerabilidade.
Comentários
Flash
Capoeiristas acreanos chegam à cidade de Juliaca, no Peru, para disputar o título “CWC das Américas” de Capoeira
Os capoeiristas acreanos Matheus Mendes Amorim, conhecido popularmente como “Amorim”, Anderson Galvão da Silva, o “Monge”, e Wendel Pedro da Silva, o “Açaí”, chegaram na tarde desta quarta-feira (4) à cidade de Juliaca, no Peru.
Eles deixaram o Acre para participar de uma etapa do campeonato mundial de capoeira, o “CWC das Américas”, competição que percorre diversos continentes. Desta vez, o torneio será sediado em Juliaca, uma das mais importantes cidades do altiplano peruano.
A competição é aberta e reúne capoeiristas de diferentes grupos espalhados por todo o mundo. O atleta vencedor, além de receber uma premiação em dólares, conquista um cinturão simbólico. Ao final do circuito mundial, os campeões de cada continente se enfrentam na disputa pelo título global.
O jovem capoeirista acreano Alisson Felipe Ambrósio da Silva, conhecido no meio como “Instrutor Rato”, venceu a edição do campeonato mundial CWC realizada na cidade de Brno, na República Tcheca, no dia 23 de novembro.
Natural do município de Rodrigues Alves, na região do Juruá, Instrutor Rato deixou sua terra natal em 2013 para treinar com o então Mestrando Malvado, em Rio Branco, na região da Baixada da Sobral.
De origem humilde, Alisson começou a praticar capoeira por meio de projetos sociais promovidos pelo Grupo Axé Capoeira, referência nacional e internacional na modalidade.
Com a conquista de Instrutor Rato, o Acre já possui um cinturão do CWC — e pode conquistar o segundo neste fim de semana, com os três representantes que disputarão a competição em Juliaca. Vale destacar que, até o momento, nenhum outro atleta brasileiro, além de Instrutor Rato, conquistou esse título.
O evento Capoeira Warriors Challenge (CWC) — que, em português, significa “Desafio dos Guerreiros Capoeiristas” — será realizado neste domingo (8), às 10h (horário do Acre), com transmissão ao vivo pelo canal oficial da organização.
Você precisa fazer login para comentar.