fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com mais de 12%, Acre tem o maior percentual de gravidez na adolescência da região Norte

Publicado

em

Estudo mostra que, em 2019,12,8% das alunas de 13 a 17 anos engravidaram após ter a primeira relação sexual. Percentual acreano é maior do registrado no país (7,9%) e na regional (7,3%).

Em 2019, 12,8% das alunas de 13 a 17 anos do Acre engravidaram após ter a primeira relação sexual  — Foto: BBC Brasil

Em 2019, 12,8% das alunas de 13 a 17 anos do Acre engravidaram após ter a primeira relação sexual — Foto: BBC Brasil

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira (10), mostram que o Acre tem o maior percentual de gravidez entre meninas de 13 a 17 da região Norte. No estado, 12,8% das adolescentes que já tiveram relação sexual engravidaram pelo menos uma vez na vida.

O número, inclusive, é maior que o percentual do Brasil, que tem 7,9% no total, e da regional, que registrou 7,3%. Os dados analisam número de 2019.

As equipes do IBGE entrevistaram estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do país. Foram ouvidos, ao todo, 11,8% de estudantes de 13 a 17 anos, sendo que desses 7,7% tinham entre 13 a 15 anos e 4,2% de 16 a 17 anos.

O total de alunas entrevistadas foi 6 milhões, o que representada 50,7% do total, e de alunos 5,8 milhões, cerca de 49,3%.

Das meninas que engravidaram na adolescência, 13,1% estudavam na rede pública e apenas e 0,5% em escola privada.

Sobre as capitais brasileiras, Rio Branco ocupa o terceiro lugar no ranking de gravidez na adolescência do país. A capital acreana tinha em 2019 11%, seguida por Salvador com o maior número (13%) e Cuiabá (11,4%).

Relação sexual

 

O estudo do IBGE revela ainda dados de alunas que tiveram a primeira relação sexual na adolescência. No Acre, 43,8% das estudantes ouvidas contaram que fizeram sexo quando ainda eram menores.

Novamente, o percentual registrado no Acre ficou acima do número do Brasil (35,4%) e da região Norte (40,2%). O estado do Amazonas teve o maior número de meninas que tiveram a primeira relação sexual na adolescência do país, 45,8% do total de entrevistados em 2019. Logo em seguida aparece Amapá (45,6%).

Acre tem o terceira maior percentual de alunas que tiveram a primeira relação sexual na adolescência  — Foto: IBGE/Divulgação

Acre tem o terceira maior percentual de alunas que tiveram a primeira relação sexual na adolescência — Foto: IBGE/Divulgação

Ainda sobre o estado acreano, o levantamento diz que 61,8% das meninas que fizeram sexo na adolescência usaram camisinha na primeira relação.

Já outras 30,8% das alunas entrevistadas falaram que tomaram a pílula do dia seguinte pelo menos uma vez na vida.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo