fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com janela partidária, veja quem são os parlamentares do Acre que trocaram de legenda

Publicado

em

Com janela partidária, veja quem são os parlamentares do Acre que trocaram de legenda

A chamada “janela partidária” ocorre em todo ano eleitoral e nada mais é do que um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda preservando o cargo atual
Por Everton Damasceno
Encerrou às 23h59 da última sexta-feira (1) o prazo para que deputadas e deputados federais ou estaduais pudessem trocar de partido político para concorrer nas Eleições 2022 sem perder o mandato por infidelidade partidária.

No Acre, pelo menos 10 políticos com mandato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e na Câmara Federal se desfiliaram das siglas pelas quais se elegeram e entraram para novos partidos.

O deputado federal Alan Rick e o senador Marcio Bittar não mudaram de sigla, necessariamente, mas seus respectivos partidos de origem – o Democratas (DEM) e o PSL – entraram para uma fusão que recebeu o nome de União Brasil.

SAIBA QUEM MUDOU DE PARTIDO

Chico Viga

O ex-integrante do Podemos – que tinha a maior bancada na Aleac, com 4 deputados – se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e deve concorrer à reeleição.

Foto: Assessoria

Pedro Longo

O líder do Governo na Aleac, Pedro Longo, também foi recebido no PDT depois de ter deixado o Partido Verde (PV).

Deputado estadual Pedro Longo

Marcos Cavalcante

Quem saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e entrou para o PDT com Chico Viga e Longo foi o deputado Marcos Cavalcante.

Marcus Cavalcante defende incentivo financeiro para médicos especialistas ficarem no interior do AC | Amazônia Que Eu quero | G1

Roberto Duarte

O ex-emedebista Roberto Duarte entrou para o Republicanos – partido comandado pelo filho do senador Marcio Bittar, João Paulo Bittar.

Manoel Moraes

Quem estava no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e migrou para o Progressistas – sigla do governador Gladson Cameli – foi o deputado Manoel Moraes.

Deputado Manoel Moraes se filiou ao PP/Foto: ascom

Maria Antônia

A deputada Maria Antônia deixou o PROS e também se filiou ao partido de Gladson, mirando a reeleição.

Deputada Maria Antônia alerta acidentes na BR-317 causados pela buraqueira | ac24horas.com - Notícias do Acre

Meire Serafim

A deputada Meire Serafim aproveitou a saída do marido, o prefeito de Sena, Mazinho Serafim, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), para se filiar ao União Brasil e disputar a cadeira de deputada federal.

Mazinho e Meire Serafim

Vagner Felipe

O deputado Vagner Felipe deixou o Partido Liberal (PL) para se filiar ao Republicanos.

Deputado Wagner Felipe apresenta indicações para melhorias em bairros de Rio Branco - Folha do Acre

Vanda Milani

Quem também aproveitou a janela partidária para trocar de partido foi a deputada federal Vanda Milani. A mãe do secretário de Meio Ambiente do Estado, Israel Milani, saiu do Solidariedade e migrou para o Pros – onde recebeu aval para disputar até um cargo majoritário.

Com apoio de lideranças do interior, Vanda Milani consolida nome na disputa por cadeira no Senado - Folha do Acre

Mara Rocha

A deputada federal e irmã do vice-governador Wherles Rocha, Mara Rocha, deixou o PSDB para se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mara pode ser a candidata ao governo pelo partido.

Flaviano Melo libera Mara Rocha para disputar o governo | ac24horas.com - Notícias do Acre

JANELA PARTIDÁRIA

A chamada “janela partidária” ocorre em todo ano eleitoral e nada mais é do que um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda preservando o cargo atual. Esse período acontece seis meses antes do pleito, que este ano está marcado para o dia 2 de outubro.

A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) e é uma alternativa para a troca de partido após a decisão do TSE segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao eleito para o cargo.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo