fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com janela partidária, veja quem são os parlamentares do Acre que trocaram de legenda

Publicado

em

Com janela partidária, veja quem são os parlamentares do Acre que trocaram de legenda

A chamada “janela partidária” ocorre em todo ano eleitoral e nada mais é do que um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda preservando o cargo atual
Por Everton Damasceno
Encerrou às 23h59 da última sexta-feira (1) o prazo para que deputadas e deputados federais ou estaduais pudessem trocar de partido político para concorrer nas Eleições 2022 sem perder o mandato por infidelidade partidária.

No Acre, pelo menos 10 políticos com mandato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e na Câmara Federal se desfiliaram das siglas pelas quais se elegeram e entraram para novos partidos.

O deputado federal Alan Rick e o senador Marcio Bittar não mudaram de sigla, necessariamente, mas seus respectivos partidos de origem – o Democratas (DEM) e o PSL – entraram para uma fusão que recebeu o nome de União Brasil.

SAIBA QUEM MUDOU DE PARTIDO

Chico Viga

O ex-integrante do Podemos – que tinha a maior bancada na Aleac, com 4 deputados – se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e deve concorrer à reeleição.

Foto: Assessoria

Pedro Longo

O líder do Governo na Aleac, Pedro Longo, também foi recebido no PDT depois de ter deixado o Partido Verde (PV).

Deputado estadual Pedro Longo

Marcos Cavalcante

Quem saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e entrou para o PDT com Chico Viga e Longo foi o deputado Marcos Cavalcante.

Marcus Cavalcante defende incentivo financeiro para médicos especialistas ficarem no interior do AC | Amazônia Que Eu quero | G1

Roberto Duarte

O ex-emedebista Roberto Duarte entrou para o Republicanos – partido comandado pelo filho do senador Marcio Bittar, João Paulo Bittar.

Manoel Moraes

Quem estava no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e migrou para o Progressistas – sigla do governador Gladson Cameli – foi o deputado Manoel Moraes.

Deputado Manoel Moraes se filiou ao PP/Foto: ascom

Maria Antônia

A deputada Maria Antônia deixou o PROS e também se filiou ao partido de Gladson, mirando a reeleição.

Deputada Maria Antônia alerta acidentes na BR-317 causados pela buraqueira | ac24horas.com - Notícias do Acre

Meire Serafim

A deputada Meire Serafim aproveitou a saída do marido, o prefeito de Sena, Mazinho Serafim, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), para se filiar ao União Brasil e disputar a cadeira de deputada federal.

Mazinho e Meire Serafim

Vagner Felipe

O deputado Vagner Felipe deixou o Partido Liberal (PL) para se filiar ao Republicanos.

Deputado Wagner Felipe apresenta indicações para melhorias em bairros de Rio Branco - Folha do Acre

Vanda Milani

Quem também aproveitou a janela partidária para trocar de partido foi a deputada federal Vanda Milani. A mãe do secretário de Meio Ambiente do Estado, Israel Milani, saiu do Solidariedade e migrou para o Pros – onde recebeu aval para disputar até um cargo majoritário.

Com apoio de lideranças do interior, Vanda Milani consolida nome na disputa por cadeira no Senado - Folha do Acre

Mara Rocha

A deputada federal e irmã do vice-governador Wherles Rocha, Mara Rocha, deixou o PSDB para se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mara pode ser a candidata ao governo pelo partido.

Flaviano Melo libera Mara Rocha para disputar o governo | ac24horas.com - Notícias do Acre

JANELA PARTIDÁRIA

A chamada “janela partidária” ocorre em todo ano eleitoral e nada mais é do que um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda preservando o cargo atual. Esse período acontece seis meses antes do pleito, que este ano está marcado para o dia 2 de outubro.

A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) e é uma alternativa para a troca de partido após a decisão do TSE segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao eleito para o cargo.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Professor do Colégio de Aplicação será investigado por assédio sexual a alunos, informa reitoria da Ufac

Publicado

em

A direção da instituição enfática que o mesmo está afastado e figura em dois processos; um deles está na comissão de inquérito, com penalidade a ser aplicada.

“As investigações seguem os trâmites exigidos por lei, buscando, na medida do possível, celeridade”, conclui a nota.

A reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de sua assessoria de Comunicação, informou na tarde desta sexta-feira, 17, que em relação a um professor do Colégio de Aplicação (Cap), denunciado por assédio sexual, o processo está na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Prodgep) para emissão de portaria de instauração de Processo Administrativo Disciplinar, nos termos do art. 143, da Lei n. 8.112/90, com a finalidade de investigar os fatos narrados, a partir das denúncias.

________________

“Deverá ser constituída Comissão Especial de Processo Administrativo Disciplinar com competência exclusiva para investigar e processar o referido caso. Concede-se o prazo de 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos, observando o rito processual previsto”, diz a nota.

________________

O texto também ressalta que, diante da natureza da denúncia e das circunstâncias dos fatos, na iminente possibilidade de haver influência na apuração da suposta infração no decorrer do processo de investigação, considerando que os denunciantes são alunos e alunas do servidor acusado, são menores de idade, em condição evidentemente mais vulnerável, diante da relação de hierarquia existente, podendo trazer prejuízos ao andamento regular do procedimento investigativo, bem ainda comprometer o processo pedagógico de ensino-aprendizagem dos alunos e o ambiente saudável e de confiança que deve permear a relação professor/aluno na formação educacional, foi determinado medida cautelar. Ou seja, o afastamento do exercício do cargo, do servidor, pelo prazo de 60 dias.

Em relação ao aluno de História, acusado por assédio sexual, a direção da instituição enfática que o mesmo está afastado e figura em dois processos; um deles está na comissão de inquérito, com penalidade a ser aplicada.
“As investigações seguem os trâmites exigidos por lei, buscando, na medida do possível, celeridade”, conclui a nota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de tênis de mesa embarca para disputa dos Jogos Escolares Sub-18

Publicado

em

Foto Emannuel Macedo: Tênis de mesa será a primeira equipe do Acre na disputa da fase nacional

A equipe acreana de tênis de mesa embarcou nesta sexta, 17, para Aracaju, Sergipe, e neste sábado, 18, começa a disputar a fase nacional dos Jogos Escolares Sub-18. Mesatenistas de Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul formam a seleção nos naipes feminino e masculino e terão como treinadores Helder Freire e Marcelo Gouveia.

Fade banca a competição

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) vai pagar todas as despesas da competição, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

“Os atletas do tênis de mesa formam o primeiro grupo. Teremos disputas também em Palmas e Maceió e a nossa delegação será formada por 110 estudantes/atletas, e professores/técnicos”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após enchente, Governo Lula destina mais de R$ 1 milhão à Brasiléia para reformar prédios

Publicado

em

A cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre

Cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre, tendo cerca de 75% de seu território tomado pelas águas do afluente. Foto: arquivo

Suene Almeida

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional autorizou o repasse de R$ 1.737.433,83 para o município de Brasiléia, no interior do Acre para restabelecimento de prédios públicos em razão de fortes chuvas e a grande enchente que atingiu a cidade no início deste ano.

No município, o recurso será destinado para restauração de espaços públicos como, a secretaria de Saúde e Assistência Social, Câmara Municipal, escolas, parque centenário, a praça e a quadra do bairro Leonardo Barbosa, além da sede da prefeitura.

Os valores destinados são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

A cidade de Brasiléia foi uma das mais afetadas pela enchente do Rio Acre, tendo cerca de 75% de seu território tomado pelas águas do afluente. Pelo menos 15 instituições da prefeitura foram alagadas.

Mais de 13 mil pessoas foram atingidas, em 12 bairros. Na zona rural foram 20 pontes destruídas pela força das águas e 21 linhas de bueiro arrasadas.

Comentários

Continue lendo