Acre
Com entregas da mais alta condecoração do Estado, governador participa de cerimônia de posse da nova mesa diretora da Aleac: ‘Será um ano para executar’
Demonstrando respeito e a importância das alianças entre os poderes em prol da população, o governador Gladson Cameli acompanhou, neste sábado, 1º, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2025/2026. A nova composição da mesa diretora tem como presidente o deputado Nicolau Junior, que assume essa posição pela segunda vez. A solenidade também foi marcada pela entrega da mais alta honraria do Estado para parlamentares.

Nicolau Junior assume mais uma vez a presidência da Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
Nicolau Junior é acreano, natural de Cruzeiro do Sul, formado em direito e empresário. Ele tem 40 anos, é casado com a médica Isla Greice Messias e pai de duas meninas: Liz e Elisa. Atualmente, cumpre o seu terceiro mandato de deputado estadual e estava como primeiro secretário da Aleac nos últimos dois anos.
Conhecido por ter um perfil pacificador, ele tem boa relação com deputados e defende que a política deve ser usada como um instrumento para melhorar a vida das pessoas.
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli aproveitou para se dirigir aos 24 deputados, peças fundamentais para que sua gestão tenha avançado em importantes áreas nos últimos seis anos em que esteve à frente do Executivo por dois mandatos.
“A tarefa de dar uma resposta satisfatória para os anseios e necessidades do povo acreano seria impossível sem a base parlamentar que apoia o nosso governo nesta Casa. Mesmo a oposição, que tem cumprido o seu papel qualificando o debate democrático e sinalizando os naturais possíveis enganos que qualquer gestão comete”, agradeceu.
Mais uma vez, o governador destacou que define 2025 como o ano da execução do que está planejado e, desta forma, conta ainda mais com a união de todos para que o Acre possa se desenvolver.
“Será um ano para executar, concluir as inúmeras obras em andamento e fomentar novas ações sociais que melhorem a qualidade de vida dos acreanos e acreanas. Assim espero que a união entre o Executivo e o Legislativo continue se fortalecendo cada vez mais, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e com a consciência que o nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.”

Governador Gladson Cameli falou da importância da união dos Poderes. Foto: Diego Gurgel/Secom
Para o início desta nova fase na Aleac, o governador desejou que os trabalhos sejam conduzidos com bom senso e harmonia para que os frutos sejam colhidos pela população. Também agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parlamentares que agora passam o bastão para a nova mesa diretora.
Ao finalizar seu discurso, Cameli anunciou a entrega da mais alta condecoração do Estado do Acre, a Ordem da Estrela do Acre, no grau Grã-Cruz ao deputado Nicolau Junior e no grau Grande Oficial aos deputados Luiz Gonzaga e Pedro Longo. A honraria é concedida para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol da população.
“É o reconhecimento do governo do Estado do Acre. Que este seja um ano de muitas realizações, de união e muito trabalho pela população do nosso estado”, completou.

Deputado Luiz Gonzaga avaliou seu mandato como presidente da Aleac e o trabalho dos deputados. Foto: Diego Gurgel/Secom
Avaliação e projetos futuros
Luiz Gonzaga avaliou que seu mandato à frente da Casa termina com avanços importantes com relação à inovação e tecnologia. Além de destaque nacional.
“O que fizemos na nossa gestão foi implementar e dar prosseguimento àquilo que já está sendo feito pela gestão anterior, que teve o deputado Nicolau Junior como presidente. Conseguimos fazer um bom trabalho. Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Acre foi convidada a ir à ONU. Concorremos com o projeto Jovem Parlamentar, que teve a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e também com a Secretaria de Educação e nós ganhamos e fomos convidados para apresentar esse projeto na ONU, então é uma honra muito grande que o povo tenha essa oportunidade”, avaliou.
Ele relembra também a criação do Guia Eleitoral construído pela Ouvidoria da Aleac.
“Aperfeiçoamos nosso portal com o trabalho de nossos servidores. Foram dois anos de muito trabalho, em parceria com os nossos parlamentares e servidores para que pudéssemos chegar a este momento tão alegre. Queremos que o nosso estado continue crescendo, porque as pessoas precisam de oportunidade”, completa.

Deputado Nicolau Junior fala que deve conduzir à Aleac com democracia e diálogo em prol da população. Foto: Diego Gurgel/Secom
Ao assumir a presidência, Nicolau Junior, destacou que pretende manter a independência do Poder, apostando no diálogo e respeito.
“Vou conduzir a Assembleia Legislativa do Acre de forma democrática, cada deputado tem a sua independência e é assim que a gente vai continuar trabalhando. Vamos estar ao lado do governo, fiscalizando as obras e acompanhando tudo de perto. O objetivo final é terminar essas obras, porque vão gerar muito emprego e renda para o nosso Estado. Então, é isso que queremos”, destacou.
Também presente na solenidade, a vice-governadora e também secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, frisou que os laços entre os poderes constituídos são que fazem os projetos e ações chegarem na ponta.
“Isso é valorizar a democracia através das atividades da Assembleia Legislativa do Acre, que defende os direitos das pessoas e a busca de melhorias para elas. Esperamos o compromisso, que é o que tem sido demonstrado até agora. Cabe à Aleac ouvir da população e trazer as demandas do Palácio Rio Branco, para o governo do Estado e para os demais setores responsáveis para que possamos devolver à sociedade aquilo que nós nos comprometemos politicamente a fazer pela população.”

Sessão contou com a presença de autoridades e foi transmitida ao vivo. Foto: Diego Gurgel/Secom
Composição da nova mesa diretora:
Presidente: Nicolau Júnior;
1º secretário: Luiz Gonzaga;
1º vice-presidente: Pedro Longo;
2º secretário: Chico Viga;
2º vice-presidente: Maria Antônia;
3ª secretária: Antônia Sales;
3ª vice-presidente: Eduardo Ribeiro;
4º secretário: Gene Diniz;
5º secretário: André Vale.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61

































Você precisa fazer login para comentar.