fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Com comércio fechado, empresários iniciam demissões e procuram alternativas com gestores

Publicado

em

Avenida Manoel Marinho Montes em Brasiléia, concentra maior parte do comércio – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Após 24 horas do anuncio do novo Decreto onde determina fechamento de vários setores que geram empregos, alguns comerciantes das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia iniciaram cortes em seu quadro de funcionários.

Um contador de Brasileia, comentou que somente nesta terça-feira, dia 2, foram oito pedidos de dispensa de funcionários e mesmo assim, tentava conversar com os empresários para que buscassem alternativas, uma vez que são pais de famílias que precisam sustentar seu lar.

A publicação do Decreto, não deixou muitas alternativas uma vez que alguns setores devem ficar suas portas fechadas. As prefeituras por sua vez, tem que fiscalizar com funcionários da Vigilância Sanitária e Polícia Militar, comércios considerados não essenciais.

Empresários de Brasiléia e Epitaciolândia se reuniram para apresentar alternativas aos gestores na próxima reunião.

Muitos reclamam que, além de demitir funcionários, precisam manter as contas em dia. “As faturas irão chegar, o corte de energia, os impostos também. Quem irá nos ajudar? Precisamos de ajuda neste momento”, desabafou um pequeno empresário de Epitaciolândia nas redes sociais.

Outra questão que está assustando os moradores que estão e poderão ficar desempregados, é a falta de apoio como o auxílio que foi suspenso e não existe nenhuma possibilidade de retorno, segundo foi informado pelo governo federal.

Na fronteira, cerca de 200 empresários estarão se reunindo com os gestores, para que possam tratar de uma flexibilização encima do Decreto. “O STF determinou que os prefeitos e governadores tem autonomia em algumas decisões em relação a pandemia. Fechar totalmente o comércio é horrível para todos”, desabafou um comerciante de Brasiléia.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Em Epitaciolândia, governador Gladson Camelí participa do 12º Circuito Country e reafirma seu compromisso com parcerias municipais

Publicado

em

A noite desta sexta-feira, 2, foi marcada por celebração e integração em Epitaciolândia, com a presença do governador Gladson Camelí na segunda noite da 12ª edição do Circuito Country. O evento, promovido pela prefeitura com apoio do governo do Estado, já é uma das maiores festividades do Acre, ao lado das tradicionais Expoacres, e reúne milhares de pessoas em uma programação diversificada, que movimenta a cultura, o turismo e a economia regional.

Evento, promovido pela prefeitura com apoio do governo do Estado, já é uma das maiores festividades do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Com um clima de festa e reconhecimento à história do município, o governador destacou a importância da parceria entre Estado e prefeituras para a realização de eventos que impactam diretamente a população.

“Eventos como esse geram oportunidades, movimentam a economia e mostram a força das nossas cidades. É com união — governo do Estado, prefeituras e bancada federal — que vamos vencendo os desafios e construindo um Acre melhor para todos. Parabéns ao prefeito Sérgio, que tem feito um trabalho grandioso”, afirmou Camelí.

Para o governador Gladson Camelí, união é essencial pelo desenvolvimento do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Uma grande noite

A programação da noite contou com a abertura oficial do rodeio, desfile das rainhas eleitas, apresentações de DJs e o show da cantora Luma Danttas. A movimentação já se reflete no comércio local e na rede hoteleira de Epitaciolândia e Brasileia, que opera com ocupação total, demonstrando o impacto econômico positivo da festividade.

O prefeito Sérgio Lopes, anfitrião do evento, celebrou o sucesso do Circuito Country 2025 e a parceria com o governo do Estado.

Rodeio foi uma das principais atrações desta sexta-feira. Foto: Felipe Freire/Secom

“É uma festa grandiosa. Graças ao apoio do Estado e de nossos parlamentares, conseguimos oferecer uma estrutura ainda melhor. Comemoramos 33 anos de emancipação política com conquistas importantes, como o segundo melhor Ideb do Acre e um dos melhores índices de qualidade de vida da região Norte”, destacou o prefeito.

Epitaciolândia, fundada em 1992, é um município estratégico na fronteira com a Bolívia, marcado por uma história de resistência e desenvolvimento. A cidade se destaca pela forte atividade comercial com Cobija, pela agricultura familiar e, mais recentemente, pelo papel de polo universitário, com milhares de jovens brasileiros cursando medicina na Bolívia. O Circuito Country reflete essa vocação transfronteiriça, com participação expressiva da população boliviana entre os mais de 40 expositores presentes na feira.

Prefeito Sérgio Lopes, anfitrião do evento. Foto: Felipe Freire/Secom

As comemorações seguem neste sábado, 3, com a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, rodeio e o aguardado show da cantora Marília Tavares. Também se apresentaram a Banda Rabo de Vaca e DJs locais, em uma festa que promete ir todas as noites até a madrugada e consolidar mais uma edição de sucesso do evento que já faz parte do calendário cultural acreano.

Comentários

Continue lendo

Extra

Circuito Country de Epitaciolândia começa com desfile e escolha da rainha do rodeio

Publicado

em

Evento integra calendário estadual e celebra os 33 anos de emancipação do município

Epitaciolândia (AC) – A 12ª edição do Circuito Country teve início na noite desta quinta-feira (1º), marcando o início das festividades em comemoração aos 33 anos de emancipação política do município. O evento, promovido pela Prefeitura de Epitaciolândia, está inserido no calendário oficial do Estado como uma das maiores celebrações da regional do Alto Acre.

Na primeira noite, o público acompanhou o tradicional desfile e a escolha da Rainha e Princesa do Rodeio, seguido do show da banda Rabo de Vaca. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo prefeito Sérgio Lopes, acompanhado da primeira-dama e de autoridades locais.

Nesta sexta-feira (2), o evento contará com a abertura oficial do rodeio, com a presença confirmada do governador Gladson Cameli e do presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior. A atração musical da noite será a cantora Luma Dantas.

As festividades seguem até domingo (4), com destaque para a apresentação da cantora Marília Tavares no sábado (3) e a grande final do rodeio no domingo, que promete encerrar o circuito com fortes emoções.

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo em decomposição é encontrado no Rio Acre, em Brasiléia

Publicado

em

Bombeiros e IML realizam resgate; identidade da vítima ainda é desconhecida, mas suspeita-se ligação com desaparecido de Xapuri

Um corpo masculino em avançado estado de decomposição foi resgatado no final da tarde desta quinta-feira (1º) no Rio Acre, próximo ao Bairro Raimundo Chaar, em um ponto conhecido como “Praia do Adolfo”. A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão e da equipe de Perícia Técnica Criminal do Instituto Médico Legal (IML) do Alto Acre.

O cadáver foi avistado por moradores locais, que notificaram as autoridades. A equipe do Corpo de Bombeiros, comandada pelo sargento Sadik, localizou o corpo cerca de uma hora depois de iniciar as buscas nas proximidades da ponte Wilson Pinheiro, que liga Brasiléia à cidade boliviana de Cobija.

Segundo os peritos, o homem – de pele morena, sem roupas e calçado com tênis – estava possivelmente morto há pelo menos dois dias. O corpo foi encaminhado ao IML local, onde será realizada a tentativa de identificação.

Até o momento, não há registros de desaparecimento em Brasiléia ou Epitaciolândia. No entanto, a polícia investiga uma possível ligação com um desaparecimento ocorrido recentemente em Xapuri, município a cerca de 75 km da fronteira.

As autoridades também devem contatar a polícia boliviana de Cobija para verificar se há casos semelhantes registrados no país vizinho.

Comentários

Continue lendo