Cotidiano
Com avanço da estiagem, Rio Acre está em alerta máximo em quatro cidades do Acre
Dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura feita no dia 16 de agosto.

Rio Acre em Assis Brasil chegou a cota de 1,15 metro – Foto: Alexandre Lima/arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
Com um período longo de estiagem e mais de 45 dias sem chuvas, o Rio Acre está em situação de alerta máximo em quatro cidades do estado. Além da capital acreana, a situação também preocupa nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Porto Acre. Em todas estas cidades o manancial está com menos de dois metros.
Os dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura realizada no dia 16 de agosto.

Em Rio Branco, Rio Acre chegou a 1,46 metro nesta terça-feira (17) – Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Veja os níveis:
- Assis Brasil: 1,15 metro
- Brasileia: 1,19 metro
- Porto Acre: 1,53
- Rio Branco: 1,46
A principal preocupação da Defesa Civil estadual é com o abastecimento de água que é feito por meio do manancial na maioria das cidades cortadas pelo rio.
“A defesa civil se mantém vigilante e, caso o órgão de captação de água informe de alguma impossibilidade de captação, poderemos tomar medidas administrativas específicas. Ainda não é hora da declaração de situação de emergência hídrica mas estamos numa linha tênue. Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual tenente-coronel Ferreira.
Além disso, as expectativas em relação a chuvas, que é o que poderia amenizar a situação no estado, é que agosto pode ser mais um mês sem chuvas. Em julho, também não ocorreram chuvas.
“Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação. Tudo indica que não termos chuvas em agosto, isso aumenta as possibilidades de o rio permanecer na tendência de queda”, pontuou.
Ação
Em Rio Branco, o nível atual do rio se aproxima da menor cota histórica já registrada quando chegou, em setembro de 2016, a 1,30 metro. Com a medição desta terça, o rio está a 16 centímetros da menor cota já registrada.
Com a situação de seca, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco iniciou desde o final de julho o abastecimento de caixas d’água em alguns bairros da capital que não são atendidos pelo Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa).
“No final de julho, que é o abastecimento das comunidades e vamos fazer isso diariamente, inicialmente atendendo 12 comunidades, aproximadamente 12 mil pessoas, que serão atendidas pela Defesa Civil Municipal nessas comunidades que são consideradas rurais, como Transacreana, BR-364, Sena Madureira e parte do Quixadá. Temos algo em torno de 50 caixas de 5 mil litros que dá 250 mil litros, mas não abastecemos todas de uma vez, é em cerca de 120 mil a 150 mil litros que fazemos diariamente nessas comunidades para ajudar nesse período de seca”, destaca o Falcão.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.
O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.
Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.
Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.
Comentários
Cotidiano
Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar
As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.
Iranilda Reis
Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.
Acreana no Amazonas
A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.
Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.
“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título
O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.
“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.
Atuaram no profissional
Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.
“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.