Conecte-se conosco

Cotidiano

Com avanço da estiagem, Rio Acre está em alerta máximo em quatro cidades do Acre

Dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura feita no dia 16 de agosto.

Publicado

em

Rio Acre em Assis Brasil chegou a cota de 1,15 metro – Foto: Alexandre Lima/arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Com um período longo de estiagem e mais de 45 dias sem chuvas, o Rio Acre está em situação de alerta máximo em quatro cidades do estado. Além da capital acreana, a situação também preocupa nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Porto Acre. Em todas estas cidades o manancial está com menos de dois metros.

Os dados são do relatório de monitoramento hidrometeorológico do Acre, que acompanha o nível dos principais rios do estado diariamente e aponta este resultado da leitura realizada no dia 16 de agosto.

Em Rio Branco, Rio Acre chegou a 1,46 metro nesta terça-feira (17) – Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Veja os níveis:

  • Assis Brasil: 1,15 metro
  • Brasileia: 1,19 metro
  • Porto Acre: 1,53
  • Rio Branco: 1,46

A principal preocupação da Defesa Civil estadual é com o abastecimento de água que é feito por meio do manancial na maioria das cidades cortadas pelo rio.

“A defesa civil se mantém vigilante e, caso o órgão de captação de água informe de alguma impossibilidade de captação, poderemos tomar medidas administrativas específicas. Ainda não é hora da declaração de situação de emergência hídrica mas estamos numa linha tênue. Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual tenente-coronel Ferreira.

Além disso, as expectativas em relação a chuvas, que é o que poderia amenizar a situação no estado, é que agosto pode ser mais um mês sem chuvas. Em julho, também não ocorreram chuvas.

“Vamos manter a cautela, mas com muita preocupação. Tudo indica que não termos chuvas em agosto, isso aumenta as possibilidades de o rio permanecer na tendência de queda”, pontuou.

Ação

Em Rio Branco, o nível atual do rio se aproxima da menor cota histórica já registrada quando chegou, em setembro de 2016, a 1,30 metro. Com a medição desta terça, o rio está a 16 centímetros da menor cota já registrada.

Com a situação de seca, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco iniciou desde o final de julho o abastecimento de caixas d’água em alguns bairros da capital que não são atendidos pelo Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa).

“No final de julho, que é o abastecimento das comunidades e vamos fazer isso diariamente, inicialmente atendendo 12 comunidades, aproximadamente 12 mil pessoas, que serão atendidas pela Defesa Civil Municipal nessas comunidades que são consideradas rurais, como Transacreana, BR-364, Sena Madureira e parte do Quixadá. Temos algo em torno de 50 caixas de 5 mil litros que dá 250 mil litros, mas não abastecemos todas de uma vez, é em cerca de 120 mil a 150 mil litros que fazemos diariamente nessas comunidades para ajudar nesse período de seca”, destaca o Falcão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo