Acre
Com apoio da Uninorte, Acre realiza primeiro transplante de tecido ósseo

O Acre agora é o segundo estado do Norte do Brasil que realiza a cirurgia de transplante de tecido ósseo. Duas mulheres foram beneficiadas no dia 3 de junho com o procedimento, que conta com o apoio do Centro Universitário Uninorte.
A iniciativa aconteceu na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e simboliza o avanço da saúde pública estadual, ao internalizar um procedimento de alta complexidade até então indisponível localmente.
Além de uma extensa preparação técnica, logística e institucional, envolvendo a capacitação da equipe multiprofissional, a ação conta com parcerias estratégicas, como o suporte técnico-científico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), referência nacional na área e da Uninorte.
A instituição de ensino superior doou um ultrafreezer. O item será utilizado para o armazenamento das peças que serão recebidas para o serviço de transplante, devido à necessidade de conservação em baixa temperatura, estendendo ainda mais o serviço histórico de qualidade no estado.
Nesta quarta-feira (4), o Centro Universitário Uninorte, representado pelo empresário Ricardo Leite, e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, foram homenageados pelo apoio essencial na importante realização, que deve beneficiar toda a população acreana.

Além de ampliar a oferta de serviços especializados, a atividade contribui para a redução do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), gerando economia aos cofres públicos e promovendo melhor qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.



Você precisa fazer login para comentar.