fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com a temática Clima e Meio Ambiente: Comunicação de Resultados e Ações, governo faz evento direcionado à imprensa

Publicado

em

Em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realiza, nesta quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento Clima e Meio Ambiente: Comunicação de Resultados e Ações.

O evento é direcionado aos gestores ligados à agenda ambiental e os profissionais da imprensa onde serão apresentadas as ações do governo – como a redução de 28% no desmatamento em 2023, menor taxa desde 2019, e dos focos de queimadas em 45%, além do aporte de R$ 98 milhões do Fundo Amazônia ao Acre para serem utilizados em favor de ações de mitigação dos impactos dos eventos extremos.

Com a temática Clima e Meio Ambiente: Comunicação de Resultados e Ações, governo faz evento direcionado à imprensa. Foto: Pedro Devani/Secom

O encontro destaca a importância da comunicação como ferramenta para o compartilhamento dos resultados e ações da pasta ambiental, gerando sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Na agenda, que ocorre no Âmbito da Força Tarefa Pela Proteção Ambiental, há a integração entre meio ambiente, forças de segurança, e demais órgãos e secretarias que fazem parte da agenda ambiental.

A atividade faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente, que tem como temática “Rede de Governança Ambiental: Uma Jornada de Integração e Conservação do Meio Ambiente”. O tema aderido pelos municípios e estado visa o fortalecimento das instituições do sistema de meio ambiente do Acre.

O governador Gladson Cameli afirmou seu compromisso em aliar conservação, preservação e produção.

“Não apenas nesse dia, mas todos os dias devemos proteger e cuidar das nossas florestas, e é o que estamos fazendo apresentando às nossas comunidades. Os números mostram o nosso envolvimento com essa agenda tão importante, que é o meio ambiente, com a redução do desmatamento, queimadas e o aumento da produção paralelo a isso”, falou.

Essa integração entre clima, meio ambiente e a importância da comunicação para compartilhar os resultados e ações ambientais, é muito importante no sentido de gerarmos sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais. Juntos, podemos fazer a diferença e cuidar melhor do nosso meio ambiente”, disse a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.

A secretária afirmou ainda que a data para a realização do evento, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi cuidadosamente pensada no sentido de munir os profissionais da imprensa em relação às ações integradas de governo que serão realizadas para coibir os ilícitos ambientais e no enfrentamento aos eventos extremos.

Esta semana será marcada por uma série de ações realizadas em comunidades urbanas e rurais na capital e interior, anúncios de planos ligados à agenda ambiental, palestras, plantação de árvores, ações de campo, entre outras atividades.

“Temos uma programação voltada à população no interior com ações de educação ambiental, realização de mutirões de regularização ambiental e também aqui na capital, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, onde vamos apresentar mais ações e planos para reforçar a nossa atuação”, disse.

A Sema como parceira dos municípios realiza, juntos aos parceiros, ações durante todo o mês, que serão divulgadas semanalmente.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

 

Rio Branco

Data: 4 de junho.

Atividade: Visita guiada com alunos da Escola Estadual Ruy Azevedo.

Local: Viveiro da Floresta.

Horário: 13h15.

Equipes da Educação Ambiental da Sema e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Viveiro da Floresta, Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria de Educação (SEE).

 

Data: 5 de junho.

Atividade: Palestra Educação Ambiental.

Local: Auditório da Sead – Plácio das Secretarias.

Horário: 9h às 10h30.

Equipes da Educação Ambiental Sema e Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

 

Data: 5 de junho.

Atividade: Clima e Meio Ambiente: Comunicação de Resultados e Ações.

Local: Sala de Situação da Sejusp.

Horário: Às 10h.

 

Rodrigues Alves

Data: 5 de junho.

Atividade: Atividades de Educação Ambiental.

Equipes da Educação Ambiental, Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima), Centro Sema e Educação Ambiental e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

 

Cruzeiro do Sul

 Data: 6 de junho.

Atividade: CircuitoAmbiental.

Local: Colégio Militar Dom Pedro II.

Horário: 13h.

Equipes da Educação Ambiental Sema, Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima) da Sema e Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Data: 7 de junho.

Atividade: Circuito Ambiental.

Local: Escola Magia do Saber, Floresta Estadual do Rio Liberdade.

Horário:13h.

Equipes da Educação Ambiental, Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima) da Sema e Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

 

Sena Madureira

Data: 6 a 9 de junho.

Atividade: Circuito Ambiental.

Local: Sena Rural Show.

Horário: 18h às 21h.

Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) em parceria com a Sema.

 

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco Segue em Frente: 100 Dias de Trabalho e a Força da Continuidade

Publicado

em

Os primeiros meses do segundo mandato confirmam o acerto da população ao apostar na reeleição e mostram que planejamento, compromisso e gestão responsável fazem a diferença no presente e constroem um futuro melhor para todos

Por Tião Bocalom

É com imensa satisfação que compartilho com a população de Rio Branco os resultados dos primeiros 100 dias do nosso segundo mandato à frente da Prefeitura da capital de todos os acreanos.

Este novo ciclo representa a continuidade de um projeto que começou em 2021 e que, com o apoio popular renovado nas urnas em 2024, está nos permitindo acelerar obras, ampliar serviços e enfrentar com responsabilidade os desafios que a nossa cidade impõe.

A reeleição foi, acima de tudo, a confirmação de que os avanços conquistados no primeiro mandato — apesar dos dois anos de pandemia, do “fique em casa”, das quatro alagações, do desmoronamento das duas estações de captação de água e de muitos outros acontecimentos — foram reconhecidos pela população.

Foi nesse período que colocamos de pé programas estruturantes como o Recupera Rio Branco e o Asfalta Rio Branco, que recuperaram e pavimentaram mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas em todas as regionais da cidade, mudando a realidade de centenas de comunidades que antes viviam na poeira ou na lama.

Complementarmente, executamos o projeto de recuperação de ruas com um robusto serviço de tapa-buracos, garantindo a manutenção contínua da malha viária urbana.

Na zona rural, criamos o programa Ramais da Dignidade, que já recuperou mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais, construiu e recuperou mais de 70 pontes e implantou mais de 600 bueiros de PVC, garantindo acesso, dignidade e escoamento da produção agrícola.

Investimos na iluminação pública com 100% da cidade agora atendida por lâmpadas de LED, transformando a paisagem urbana e trazendo mais segurança aos moradores.

Não podemos deixar de lembrar os momentos difíceis, como as cheias do Rio Acre e dos igarapés em 2023, que provocaram o maior desastre da história recente, com alagamentos em diversos bairros.

Foram períodos desafiadores, mas que enfrentamos com trabalho, determinação, coragem e solidariedade.

O prefeito Tião Bocalom declarou que a compra não termina completamente com o problema da distribuição de água na capital/Foto: ContilNet

Estivemos nas ruas, nos abrigos, ao lado das famílias atingidas, mobilizando toda a estrutura do município para prestar socorro e iniciar o mais rápido possível a recuperação das áreas afetadas — inclusive, pela primeira vez na história, com a reposição de móveis e eletrodomésticos às famílias que perderam tudo, além do apoio oferecido aos pequenos empreendedores.

Agora, nestes primeiros 100 dias do segundo mandato, continuamos atuando firmemente na reconstrução e na prevenção.

A educação sempre foi prioridade. No primeiro mandato, entregamos tablets e uniformes aos alunos, notebooks aos professores, climatizamos todas as escolas e creches municipais e fizemos Rio Branco avançar no IDEB, conquistando um dos melhores desempenhos entre as capitais brasileiras. Também garantimos o pagamento do piso nacional dos professores e investimos na valorização dos servidores.

Neste início de novo mandato, iniciamos a construção de duas novas creches: uma no bairro Defesa Civil e outra na Vila Acre, ambas com obras aceleradas e capacidade para atender mais de 600 crianças com estruturas modernas, acessíveis e seguras.

Avançamos ainda com projetos de novas escolas e seguimos investindo em formação, equipamentos e infraestrutura.

Outro eixo que temos orgulho em destacar é o da tecnologia. Ainda no primeiro mandato, lançamos o TecJovem, que colocou nossos jovens no caminho da inovação, promovendo capacitação tecnológica e inclusão digital.

Agora, nesses primeiros 100 dias, avançamos com o programa Conecta Rio Branco, que está levando Wi-Fi gratuito a praças e espaços públicos, ampliando o acesso à informação e fortalecendo o aprendizado fora da sala de aula.

Na saúde, além da reestruturação da rede básica, da regularização do fornecimento de medicamentos e do atendimento humanizado, iniciamos a construção de sete novas unidades de saúde e continuamos reformando as antigas.

Também estamos investindo em ações de prevenção, saúde mental e programas de atenção às comunidades mais vulneráveis.

A segurança pública, mesmo não sendo responsabilidade direta do município, tem recebido investimentos importantes da nossa gestão. Instalamos mais de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Polícia Militar, ampliando a vigilância, a prevenção e a capacidade de resposta às ocorrências. Essa é uma política permanente e planejada, que segue avançando.

Na mobilidade urbana, estamos tocando importantes obras estruturantes. Entregamos o Elevado Beth Bocalom, o primeiro viaduto da história do Acre — uma obra emblemática que desafogou o trânsito na Estrada Dias Martins e marcou um novo tempo na infraestrutura viária de nossa capital. O Viaduto Mamedio Bittar, na Avenida Ceará, já está com mais de 40% das obras executadas.

Nomes como Nabiha Bestene, ex-secretária de Educação, e Neiva Tessinari, que chefiava a Secretaria de Planejamento, não aparecem na nova composição da equipe.

Concluímos a nova passarela entre os bairros Ayrton Senna e Aeroporto Velho, entregamos a tão aguardada Ponte do Judia, que beneficiou diretamente 23 bairros e que há mais de 25 anos era prometida, e seguimos com a construção do Mercado Elias Mansour, que será devolvido à população como símbolo do centro histórico e da força do comércio local.

Além disso, estamos concluindo a construção do Polo Agroindustrial de Rio Branco, próximo ao Ceasa, e da Fábrica de Leite de Soja, que vai produzir até 8 mil litros por dia, fortalecendo a segurança alimentar e gerando novas oportunidades de emprego e renda.

Cada uma dessas ações só é possível graças à confiança que os rio-branquenses depositaram na continuidade do nosso trabalho.

Screenshot

O que estamos colhendo agora é fruto do planejamento, da seriedade e do compromisso assumido lá atrás.

Continuamos cuidando da cidade e do campo com zelo, investindo de forma responsável e transparente, com os pés no chão e o olhar no futuro.

Ao completar 100 dias deste segundo mandato, reforço que todas essas conquistas não são apenas números ou obras; elas representam a vida das pessoas melhorando de verdade.

O desenvolvimento está chegando às ruas, aos bairros, às comunidades rurais.

Nossa cidade está a cada dia mais limpa, acolhedora e próspera. E é com essa mesma energia que vamos seguir adiante, honrando cada voto de confiança que recebi e trabalhando todos os dias para que Rio Branco seja, cada vez mais, uma cidade digna dos sonhos de sua gente!

Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco
Presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC)

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura entrega kits para horta e beneficia 20 famílias no Polo Agroflorestal da Estrada Velha

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 20 kits para hortas no Polo Agroflorestal da Estrada Velha, beneficiando famílias associadas à produção agrícola local no ramo de hortaliças. Cada kit é composto por:

✔ 1 caixa d’água de mil litros
✔ 1 rolo de lona apropriada para cobertura de horta.
✔ 100 metros de mangueira
✔ Fio elétrico.

A ação visa fortalecer a agricultura familiar, aumentando a produção de hortaliças e melhorando a renda das famílias.

Estiveram no evento:

Sérgio Mesquita, vice-prefeito – José Antônio (Nego), secretário de Agricultura –
Devanir Ramiro Vieira, presidente da Associação do Polo Agroflorestal,
Moradores beneficiados.

Devanir Ramiro, representando a comunidade, agradeceu a iniciativa:
“Esses kits chegaram em boa hora! Vão permitir que 20 famílias aumentem sua produção de hortaliças. Em nome de todos, nosso muito obrigado ao prefeito, ao vice-prefeito e ao secretário Nego.”

O vice-prefeito Sérgio Mesquita destacou a satisfação em apoiar a comunidade: “É uma alegria poder contribuir com o fortalecimento da produção local, gerando mais oportunidades e melhorando a qualidade de vida dessas famílias.” *

O Secretário Nego, por sua vez, afirmou que essa ação reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento rural sustentável e o apoio à agricultura familiar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae

Publicado

em

Evento promoveu conexões estratégicas para fortalecer negócios e fomentar a inovação no setor

Na quinta-feira (10), o Sebrae sediou o Encadear Summit – Rede de Supermercados, evento que visa criar oportunidades e gerar valor tanto para pequenas quanto para grandes empresas, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado na sede da instituição na capital, contou com a parceria da Associação das Redes de Supermercados de Rio Branco (ASAS).

O diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a importância da cadeia produtiva na geração de empregos e renda para o estado, afirmando que o evento foi uma oportunidade única para fortalecer a economia local e regional. “A nossa missão é trabalhar em prol dos pequenos negócios, por isso fazemos esse trabalho de encadeamento, que é buscar os grandes para chegar aos pequenos”, afirmou.

Segundo Adem Araújo, presidente da ASAS, o Encadear Summit representou a oportunidade de estreitar conexões e promover um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. “Nesse momento, podemos melhorar a parceria com os nossos fornecedores para que possamos desenvolvê-los e ter produtos com mais qualidade”, declarou.

O evento reuniu empresários das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Hiper Kometa, e contou com palestras como a do especialista do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, sobre “Cases de Sucesso no Brasil”, e do consultor master Rogério Della Fávera, com o tema“Supermercado e Seus Fornecedores: Parceria Estratégica que Gera Valor”. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, em que os empresários debateram abertamente os principais desafios enfrentados e as oportunidades de crescimento no setor.

O encontro é uma ação do projeto Conexão Corporativa – Rede de Supermercados do Sebrae. Para a gestora do projeto, Maysa Bezerra, o evento demonstrou como as conexões certas podem gerar resultados duradouros. “Apresentamos oportunidades reais de transformação por meio da troca de experiências, do acesso a especialistas e da construção de soluções personalizadas para os desafios dos negócios”, concluiu a gestora.

Comentários

Continue lendo