Acre
Com 468 vagas no Acre, inscrições do Fies encerram nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, 18, o prazo para inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. No Acre, 468 vagas foram disponibilizadas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br).
Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) ofertou 74.500 vagas nesta edição, distribuídas em mais de 18 mil cursos de 1.215 instituições de ensino superior em todo o país. O Acre aparece entre os estados com menor número de oportunidades, à frente apenas de Amapá (342) e Roraima (146).
Podem concorrer às vagas candidatos que tenham participado do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, é exigido que a renda familiar bruta per capita seja de até três salários mínimos. Quem possui contrato ativo ou pendências com o Fies não pode se inscrever.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de julho, e os selecionados deverão complementar a inscrição entre 30 de julho e 1º de agosto. A lista de espera será utilizada de 5 de agosto a 19 de setembro.
Desde 2024, o programa conta com o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico. Também há cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Você precisa fazer login para comentar.