Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 3,26 metros, Rio Acre fica a 0,67 centímetros da cota de alerta máximo para seca na capital acreana

Publicado

em

Com 3,26 metros, Rio Acre fica a 0,67 centímetros da cota de alerta máximo para seca na capital acreana

Com 3,26 metros, Rio Acre fica a 0,67 centímetros da cota de alerta máximo para seca na capital acreana — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre/Arquivo

Com a cota mais baixa dos últimos 7 anos, o Rio Acre em Rio Branco registrou 3,26 metros neste sábado (14) e com isso está a 0,67 centímetros do nível de alerta máximo para seca, que é de 2,59 metros.

A cota de alerta para seca é quando o manancial fica abaixo dos 3 metros. Com o nível atual, o rio também fica a 1,96 metro da registrada, de 1,30 metro, em setembro de 2016.

“Estamos com decréscimo de aproximadamente 20 centímetros por dia, então, significa que se permanecer dessa forma, na segunda-feira (16), já estaremos abaixo dos 3 metros, então, já é uma questão bastante crítica mesmo”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Claudio Falcão.

Além disso, ele explica que comparado aos últimos anos, o rio estava com cotas mais altas nesta data, até mesmo em 2016, quando foi registrada a pior seca, e no dia 14 de maio estava com 4,03 metros.

Veja nível dos últimos sete anos:

  • 2015: 9,51 metros
  • 2016: 4,03 metros
  • 2017: 5,34 metros
  • 2018: 5,51 metros
  • 2019: 6,84 metros
  • 2020: 4,27 metros
  • 2021: 4,02 metros

Falcão pontua que a seca do rio desencadeia uma série de consequências relacionadas, que são as queimadas, desabastecimento em áreas rurais, dificuldade para manter o abastecimento de água na zona urbana, aumenta o número de atendimentos nas unidades de saúde devido a doenças respiratórias, além do aumento da onda de calor. Relacionado a isso, ainda registra aumento em números de afogamentos e incêndios prediais.

“Quando se fala em nível do rio baixo, as pessoas não conseguem entender o tanto de consequências que isso traz para nós e são muitas”, acrescentou.

Com a proximidade dessa situação crítica, a Defesa Civil está com um plano de contingência de queimadas em fase de conclusão. Além de estar em monitoramento constante e em alerta para acionar outros órgãos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Homem monitorado por tornozeleira é preso após tentar agredir a filha em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Agressor buscava dinheiro para comprar drogas e invadiu a casa armado com uma faca; vítima se defendeu com vassoura e acionou a Polícia Militar.

Um homem identificado como Antônio Carlos, monitorado pela Justiça do Acre por meio de tornozeleira eletrônica, foi preso na tarde de quinta-feira (4) em Cruzeiro do Sul após tentar agredir a própria filha em busca de dinheiro para comprar drogas. O caso ocorreu no bairro Remanso.

Segundo a Polícia Militar, a jovem acionou a guarnição informando que o pai havia invadido a residência e se tornado agressivo depois de exigir dinheiro para consumir entorpecentes. Armado com uma faca, ele teria tentado atingi-la.

Para se defender, a vítima golpeou o agressor na cabeça com uma vassoura, causando uma lesão leve. Antônio Carlos, que cumpre pena no regime semiaberto, foi localizado pelos policiais ainda usando a tornozeleira eletrônica.

O homem foi levado inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu detido.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ex-jogador do Flamengo, Léo Moura estará na final da Copa SEST SENAT

Publicado

em

A diretora do SEST SENAT Rio Branco, Daniely Vale, confirmou a presença do ex-lateral do Flamengo e ídolo do futebol brasileiro, Léo Moura, nas finais da Copa SEST SENAT, que acontecem nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6 de dezembro, na capital acreana.

Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, a Copa SEST SENAT chega ao seu momento decisivo reunindo atletas e torcedores de toda a região. As semifinais das categorias masculino e feminino serão realizadas nesta sexta-feira (5), com portões abertos a partir das 15h. As finais acontecem no sábado, com programação a partir das 14h.

Segundo Daniely Vale, a participação de Léo Moura torna o evento ainda mais especial. “Ter a presença de um ícone como Léo Moura engrandece a Copa SEST SENAT e motiva ainda mais nossos atletas e o público. Estamos preparando uma grande festa, com esporte, lazer e integração para toda a família”, afirmou a diretora.

Além das partidas decisivas, o evento contará com uma programação completa para o público, que inclui apresentações de bandas locais, brinquedos para crianças — entre eles uma roda-gigante —, lanches gratuitos e sorteio de brindes.

Os destaques ficam por conta do sorteio de passagens aéreas e de uma moto Honda zero quilômetro. Durante o evento, haverá linhas de ônibus saindo a cada 30 minutos do Terminal Urbano para o SEST SENAT.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo do Acre nomeia aprovados no concurso da Educação; decreto é publicado no Diário Oficial

Publicado

em

Nomeações do certame da SEE, regido pelo Edital nº 040 SEAD/SEE, convocam candidatos para posse em até 30 dias; lista completa acompanha o decreto.

O Governo do Estado do Acre publicou, nesta sexta-feira (5), o Decreto nº 11.901-P/2025, que oficializa a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O certame é regido pelo Edital nº 040 SEAD/SEE, lançado em 7 de outubro de 2025 e divulgado no Diário Oficial nº 14.123.

A medida leva em consideração o resultado final do concurso e o que consta no processo administrativo SEI nº 0014.004807.00504/2025-58. Os aprovados foram nomeados em caráter efetivo, no padrão e classe inicial das respectivas carreiras, para atuação em diversas localidades do estado. A relação completa dos nomeados está anexada ao decreto.

Segundo o documento, os candidatos têm prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida e assinar o termo de posse, etapa que oficializa o ingresso no serviço público estadual.

Comentários

Continue lendo