Geral
Com 199 casos de Covid-19, prefeitura de Xapuri diz que vai manter isolamento social até 30 de junho
Prefeito do município de Xapuri disse que, mesmo com o governo sinalizando para possível flexibilização, cidade vai seguir com decreto até final do mês.

“Temos um decreto que está em vigor até o dia 30 de junho e vamos continuar com o nosso decreto. Não vamos aderir nesse momento a esse plano [do governo], mas respeitamos e queremos aderir, porque sabemos que foi bem feito”, disse o prefeito.
Por Iryá Rodrigues
O prefeito da cidade de Xapuri, Francisco Ubiracy Machado, afirmou que vai manter as medidas até o dia 30 de junho.
Após estender por mais sete dias o decreto de isolamento social, o governador Gladson Cameli, junto com as prefeituras dos município do estado e outros órgãos, montaram um grupo para criar estratégias de mapeamento dos casos de Covid-19 por meio do plano ‘Convívio sem Covid’. A medida é para que o decreto possa ser flexibilizado.
Com pouco mais de 19 mil habitantes, a cidade de Xapuri registra 199 casos confirmados da doença e dois óbito. Além disso, a incidência da Covid-19 no município é de 99,4 para cada 10 mil habitantes.
__________________
Para tentar frear o avanço da doença, o prefeito de Xapuri disse que vai continuar com a validade do último decreto em vigor que vai até o final de junho.
__________________
O prefeito afirmou ainda que a tomada de decisão tem sido feita em conjunto com a população e que no dia 29 de junho, um dia antes do prazo final do decreto, vai fazer uma live para decidir como vai ficar a situação do decreto no mês de julho.
“Tivemos no dia 12 uma reunião com o governador onde chamou os prefeitos para discutir essa possível flexibilização. Quero elogiar a iniciativa do governo, é muito importante que tenhamos critérios técnicos para a definição das medidas a serem tomadas. Temos um decreto que está em vigor até o dia 30 de junho e vamos continuar com o nosso decreto. Não vamos aderir nesse momento a esse plano [do governo], mas respeitamos e queremos aderir, porque sabemos que foi bem feito”, disse o prefeito.
Machado afirmou ainda que a cidade precisa continuar com as medidas para evitar o contágio, já que não tem condições hospitalares para atendimento de pacientes que venham a ter a doença com gravidade.
“A gente precisa ter consideração não só com a economia, mas, principalmente, com a questão da saúde pública e as vidas que estão em jogo. Então, nós em Xapuri adotamos o sistema que é fazer um decreto participativo, realizamos uma live onde as pessoas entram um dia antes do decreto vencer e fazem suas sugestões. Juntamos nosso procurador, pessoal da Saúde e fazemos essa discussão aberta com a população. E à medida em que essa conversa anda, estabelecemos o decreto”, afirmou.
Com as aulas presenciais da rede pública e privada no município também suspensas, o prefeito informou que os estudantes estão recebendo conteúdo de forma virtual. Ele também falou sobre a situação do comércio e agradeceu a população que está cumprindo com as determinações.
“O comércio aqui está aberto, mas de forma especial através de agendamento das compras, delivery e drive thru. É assim que estamos trabalhando aqui. No dia 29 faremos uma nova live para discutir o decreto dos primeiros 15 dias de julho”, concluiu.
Prefeito de Xapuri usou as redes sociais nesta segunda-feira – 22
Plano ‘Convivo sem Covid’
Desde o último decreto governamental em que o isolamento social foi prorrogado até esta segunda (22), o governo anunciou a criação do plano chamado de ‘Convivo Sem Covid’, para retomar a economia seguindo todas as recomendações para evitar a propagação do novo coronavírus no estado.
O plano é um conjunto de diretrizes voltadas ao controle, estabilização e redução da curva da doença.
A medida em foi elaborada pelas secretarias da Casa Civil, de Planejamento e Gestão (Seplag), de Saúde (Sesacre), da Fazenda (Sefaz), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Comunicação (Secom), Indústria, Comércio e Tecnologia (Seict) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AC). Além disso, contou com a colaboração de outras instituições públicas e da iniciativa privada.
A estratégia, estruturada em princípios, diretrizes, critérios, objetivos e metas, está voltada para a readaptação das atividades comerciais, industriais e religiosas, com retomada gradativa e responsável.
A implementação ocorre nas seguintes fases:
- por segmento das atividades econômicas e estágio de cada município/regional;
- adesão de todos aos protocolos, os quais devem sempre observar medidas de distanciamento social, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e educação aos profissionais, monitoramento dos critérios pactuados nos protocolos;
- mobilização social e processos educativos em caráter permanente;
- e seguir rigorosamente as orientações da Organização Mundial de Saúde para o ambiente de trabalho, naquilo que couber.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende suspeito por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Mâncio Lima
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, 20, um indivíduo pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A ação foi coordenada pelo delegado Marcílio Laurentino, que informou que, desde as primeiras horas do dia, as forças de segurança vêm intensificando operações com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça, além de indivíduos envolvidos com facção criminosa, roubos e furtos na região.
Segundo as informações repassadas à polícia, o suspeito estaria dando apoio logístico a uma facção criminosa, auxiliando na prática de roubos no município de Mâncio Lima e escondendo foragidos da Justiça.

Durante a abordagem policial, o indivíduo tentou fugir em uma motocicleta, mas foi rapidamente interceptado pelas equipes. Na revista pessoal, os policiais encontraram em sua cintura um revólver calibre .22. Em seguida, durante buscas realizadas no quintal da residência, foi localizada droga do tipo “skunk”, caracterizando o crime de tráfico de entorpecentes.
A motocicleta apreendida também é suspeita de ter sido utilizada em um roubo de outra motocicleta, ocorrido no último sábado no município de Cruzeiro do Sul, fato que será devidamente apurado no decorrer das investigações.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mâncio Lima, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele será encaminhado para audiência de custódia, ocasião em que o Poder Judiciário decidirá sobre a manutenção da prisão ou eventual concessão de liberdade, conforme prevê a legislação.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta e apreende arma após roubo em Sena Madureira
Crime ocorreu às margens da BR-364; suspeito fugiu, mas deixou para trás veículo, objetos roubados e uma escopeta
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), recuperou uma motocicleta, diversos objetos e apreendeu uma arma de fogo durante uma ocorrência de roubo registrada na noite desta segunda-feira (19), em Sena Madureira, no interior do estado. A ação policial ocorreu nas proximidades do Ramal do Jacamim, às margens da BR-364, no km 01, sentido Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela PM, a guarnição foi acionada via 190 após um entregador de uma distribuidora denunciar que havia sido rendido sob ameaça de arma de fogo. Durante a ação criminosa, o suspeito subtraiu uma motocicleta, dois aparelhos celulares, além de cervejas e cigarros.
Após o chamado, os policiais realizaram buscas imediatas na região e conseguiram localizar todos os bens roubados em curto espaço de tempo. Durante as diligências, também foi apreendida uma arma de fogo do tipo escopeta, que teria sido utilizada pelo criminoso durante o roubo.
Apesar do êxito na recuperação do material e na apreensão da arma, o autor do crime não foi localizado, não havendo prisão em flagrante. Todo o material recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, que ficará responsável pelos procedimentos legais e pela continuidade das investigações.
Comentários
Geral
Sem feridos: Carro perde o controle e atinge motocicleta em Xapuri

Acidente ocorreu nas proximidades do quartel da Polícia Militar; apesar do susto, não houve registro de feridos
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (20), em Xapuri, quase em frente ao quartel da Polícia Militar. Um veículo modelo Fiat Uno, de cor prata e placas OXP-8620, perdeu o controle e acabou atingindo uma motocicleta Honda XRE, placa OXP-4519.
De acordo com informações preliminares, o condutor do Fiat Uno seguia da Ponte da Sibéria em direção ao centro da cidade quando o veículo teria apresentado falha no sistema de freios. Desgovernado, o carro fez uma curva brusca à esquerda e colidiu com a motocicleta.
Os envolvidos, um jovem e um homem mais velho, não identificados, não sofreram ferimentos. Segundo relatos, o motociclista conseguiu reagir rapidamente e escapar do impacto direto, evitando consequências mais graves.
Apesar do acidente, não houve registro da presença de autoridades policiais ou de trânsito no local até o momento, nem confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência. As circunstâncias do sinistro seguem sem apuração oficial.







Você precisa fazer login para comentar.