Cotidiano
Com 15 anos e fã de Taylor Swift, estudante acreana é mestre nacional de xadrez; conheça
Victor Manoel, ContilNet –
O Dia Internacional do Xadrez é comemorado anualmente em 20 de julho, marcando a fundação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1924. A UNESCO propôs esta data, e a celebração começou em 1966, estabelecida pela FIDE.
A estudante acreana Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, foi campeã do II Torneio Panamazônico Amador de Xadrez na categoria feminina em maio. No universo de reis, rainhas e torres, a garota se tornou mestre nacional feminina de xadrez, norma dada pela Confederação Nacional de Xadrez.
A estudante e jogadora de xadrez fala ao ContilNet neste sábado (20) sobre como começou sua relação com o xadrez:
“Eu não lembro o nome certo, mas foi quando eu ainda estava no ensino fundamental. Minha escola, que eu amo, incluiu o xadrez como atividade obrigatória, e a gente começou a tê-lo toda semana. Então, eu comecei a gostar. Tinha algo que me chamava atenção especial no xadrez”, revela.
Alice deixa claro que o esporte sempre chamou a sua atenção pela complexidade e pela necessidade de pensar em várias jogadas à frente. “Achei fascinante”, diz.
Ela destaca o papel de seu professor Francisco Jonas e como ele a auxiliou nesse início de carreira. Com muito entusiasmo e uma partida no esporte brilhante, Maria Alice estava muito confiante em entrar em sua primeira competição escolar, em 2021, como os heróis medievais que inspiraram a criação do esporte. Pena que ela perdeu:
“Eu não consegui a vaga e lembro que fiquei muito triste. Minha mãe percebeu que eu realmente gostava de xadrez e falou: ‘Não, agora eu vou atrás de um professor para você, e você vai começar a ter aulas’. Minha rotina começou assim, porque eu perdi uma vez e ela queria que eu não perdesse mais”, detalha a entrevistada.
Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados. Quando há um campeonato importante se aproximando, ela aumenta a frequência das aulas. Durante a semana, ela joga online, vê vídeos no YouTube e faz muitos exercícios de tática.
Rotina de competições
“Eu participo do que me mandam. Em algumas competições, eu sei que não tenho uma chance tão grande, principalmente aqui, onde não há muitas oportunidades. Quando jogamos com os meninos, geralmente jogamos contra os mesmos adversários. Porém, quando competimos, por exemplo, com os adultos, a situação é diferente”, diz a estudante sobre como funcionam suas competições.
Maria Alice foi a estudante do Acre com a melhor participação da história no xadrez nos Jogos Escolares Brasileiros.
Mas nem tudo é fácil para a pequena prodígio, assim como toda heroína, ela tem suas dificuldades:
“Eu tenho um grande problema com relação à ansiedade. Fico muito ansiosa e nervosa antes das partidas, mas preciso me controlar”, conta sobre o que passa em sua cabeça em alguns momentos nas partidas.
Panamazônico
A jogadora foi participar do Pan-Amazônico como preparação para os Jogos Escolares Brasileiros. Seu treinador de Minas Gerais a recomendou, dizendo que jogar com adultos a prepararia melhor. Ela estava sem expectativas, o que ajudou, afirmou:
VEJA TAMBÉM: Estudante acreana vence torneio e se torna mestre nacional de xadrez
“Eu lembro nas duas primeiras partidas, eu acabei perdendo e esse tipo me deixou bem triste […] eu joguei contra duas pessoas muito fortes, que também ganharam o título de mestre nacional nesse torneio. Depois, joguei as outras três partidas e acabei ganhando. Na verdade, eu estava jogando sem muitas expectativas até a última partida, quando percebi que tinha uma chance”, detalha.
E acabou ganhando mesmo. Alice conta que, apesar de não ganhar um dinheiro ou algo físico, esta vitória trouxe algo mais importante para ela: acreditar mais em si mesma.
Para além da mestre
Maria Alice gosta muito de assistir filmes e séries, e escutar música. Ela é fã da cantora estadunidense Taylor Swift e também de outros artistas de pop e indie. Ela fala quais seus filmes e séries favoritos:
“Eu acho que o meu filme favorito é ‘Little Women’ ou ‘Interstellar’, é um dos dois. E de série, é uma série tipo da Disney, que assistia quando eu era menor, mas eu tenho um carinho especial por ela, que se chama ‘Garota Conhece o Mundo”, conta.
Sobre seu gosto musical, Alice fala que não sabe se tem muita relação, mas acha que quem joga xadrez geralmente é mais calmo e gosta de ficar na sua. Ela gosta de “viver no seu mundinho”, tanto no xadrez quanto ouvindo Taylor Swift. Sobre seu futuro, a estudante fala que pretende cursar engenharia aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais:
“E eu gostaria de levar o xadrez como uma profissão, mas hoje em dia no Brasil é muito complicado. Então, eu não sei. Eu não coloco essa como a minha primeira opção”, conta.
Maria Alice, apesar de falar sobre as complicações, reflete e comenta como pretende continuar jogando. Afinal é algo, que primeiramente, que lhe faz bem.
Comentários
Cotidiano
Mais de 1,8 milhão de litros de agrotóxicos foram utilizados no Acre em 2024; 4 municípios concentraram mais de 50% do uso
No total, foram emitidas mais de 30 mil receitas agronômicas, documentos emitidos por profissionais para certificar o uso correto dos defensivos agrícolas. Maioria das prescrições foi para uso em pastagens.
O Acre chegou a mais de 1,8 milhão de litros de agrotóxicos utilizados em 2024, com quatro municípios concentrando mais da metade do uso. Os dados constam em um relatório da Coordenação de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins (Cofia), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).
O monitoramento é baseado nas receitas agronômicas emitidas, que, obrigatoriamente, devem ser encaminhadas ao Idaf por comerciantes. As receitas agronômicas são emitidas por engenheiros agrônomos ou técnicos agrícolas e são obrigatórios para a aplicação de insumos agrícolas. Ao todo, o número totaliza 1.804.437,86 litros.
Segundo o estudo, o município com maior uso dos defensivos agrícolas foi Xapuri, com 287,2 mil, seguido por Plácido de Castro, com 261,2 mil, e Rio Branco, com 255,6 mil. O quarto município que completa a lista dos líderes é Senador Guiomard, com 220,2 mil litros. Estes quatro municípios acumularam 56,78% das prescrições de todo o estado.
O relatório ressalta que, apesar da estatística ser uma das principais ferramentas de fiscalização, pode ocorrer variações no grau de confiabilidade dos registros de emissões, já que “muitos dos profissionais responsáveis pela emissão desses receituários não realizam visitas às propriedades rurais para avaliar as condições locais nem diagnosticam os danos reais causados pelas pragas”.
Além disto, há o risco de aplicação em culturas não previstas ou em áreas urbanas, o que é proibido por órgãos como Anvisa, Ibama, e outros. Ao todo, foram 30.334 prescrições emitidas no estado em 2024.
“O uso inadequado de agrotóxicos, aliado a prescrições sem uma avaliação rigorosa, pode aumentar significativamente o risco de contaminação crônica e aguda em trabalhadores rurais e consumidores, ainda elevando os níveis de resíduos em produtos agrícolas e contaminando solos e águas”, destaca o estudo.
Culturas aplicadas
A maior parte dos inseticidas ou pesticidas aplicados no estado foram destinados a pastagens, com mais de 1,2 milhão de litros utilizados (71,44%).
“Isso reflete a relevância dessa cultura para a economia e a necessidade de controle de pragas e doenças em grandes áreas de pasto, que são predominantes no Estado”, acrescenta o relatório.
Entretanto, culturas como soja e milho, que também possuem importância econômica no Acre, tiveram 14,60% e 10,62%, respectivamente, do uso de agrotóxicos.
“Esses dados indicam que a gestão do uso de agrotóxicos no Acre é fortemente influenciada pelas características das culturas predominantes, como as pastagens, que demandam maior aplicação, e que há uma necessidade contínua de monitoramento para garantir a utilização responsável dessas substâncias, especialmente nas culturas de maior consumo”, destaca.
Estas aplicações ocorrem, principalmente, no controle de plantas daninhas como a Sida santaremnensis (guanxuma), Acacia plumosa (arranha gato) e Sida rhombifolia (guanxuma).
Defensivos utilizados
O relatório também revela os agrotóxicos mais utilizados de acordo com a concentração dos ingredientes ativos utilizados. Neste recorte, o 2,4-D foi o ingrediente ativo mais prescrito, com 31,15% do total, e 385.205,65 litros comercializados. “Este herbicida, amplamente empregado no controle de plantas daninhas em pastagens e cultivos, destaca-se como a principal substância ativa […]”, cita o documento. Logo depois, estão o Picloram (16,84%) e Glifosato (16,43%).
Publicidade:
Comentários
Cotidiano
Considerada candidata natural ao governo em 2026, Mailza defende projeto único
A vice-governadora se diz pronta para compor, entender cada situação, cada grupo. “O ideal é que sigamos juntos nessa caminhada, porque todo mundo faz parte dela”
A vice-governadora Mailza Assis tem se movimentado nas últimas semanas, com o apoio do governador Gladson Cameli, em direção à construção de seu nome como possível candidata ao governo do Estado em 2026. Durante posse da Mesa Diretora da Aleac ocorrida na manhã deste sábado, 1º, a vice-governadora reforçou que a união entre todos os integrantes da base aliada é o ideal para manter de pé um projeto único de governança para o estado.
“Direito de candidatura todos nós temos. Mas ele é construído através da conversa, do diálogo e, principalmente, da intenção dos projetos que precisam convergir para o mesmo objetivo. Isso é o mais importante. A composição é natural que venha e faz parte da discussão política em torno de um projeto”.
Mailza Assis que desconsidera que sua candidatura seja, em algum momento, vista como oposição. Para ela, seu nome é uma continuação pensada com a união. A vice-governadora se diz pronta para compor, entender cada situação, cada grupo. “O ideal é que sigamos juntos nessa caminhada, porque todo mundo faz parte dela”.
Ao percorrer órgãos públicos e secretarias, a vice-governadora quer reconhecer dentre todas as secretarias qual o papel e a força política de cada um. “Essa é minha função como pessoa pública. Tenho feito isso com mais intensidade por um único objetivo, de A intenção é seguir rumo ao objetivo Papel como pessoa pública, com ais intensidade que é governar bem o estado, cuidar bem do estado”.
Você precisa fazer login para comentar.