Cotidiano
Com 15 anos e fã de Taylor Swift, estudante acreana é mestre nacional de xadrez; conheça
Victor Manoel, ContilNet –
O Dia Internacional do Xadrez é comemorado anualmente em 20 de julho, marcando a fundação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1924. A UNESCO propôs esta data, e a celebração começou em 1966, estabelecida pela FIDE.

Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados/Foto: Cedida
A estudante acreana Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, foi campeã do II Torneio Panamazônico Amador de Xadrez na categoria feminina em maio. No universo de reis, rainhas e torres, a garota se tornou mestre nacional feminina de xadrez, norma dada pela Confederação Nacional de Xadrez.
A estudante e jogadora de xadrez fala ao ContilNet neste sábado (20) sobre como começou sua relação com o xadrez:
“Eu não lembro o nome certo, mas foi quando eu ainda estava no ensino fundamental. Minha escola, que eu amo, incluiu o xadrez como atividade obrigatória, e a gente começou a tê-lo toda semana. Então, eu comecei a gostar. Tinha algo que me chamava atenção especial no xadrez”, revela.

Maria Alice foi a estudante do Acre com a melhor participação da história no xadrez nos Jogos Escolares Brasileiros/Foto: Cedida
Alice deixa claro que o esporte sempre chamou a sua atenção pela complexidade e pela necessidade de pensar em várias jogadas à frente. “Achei fascinante”, diz.
Ela destaca o papel de seu professor Francisco Jonas e como ele a auxiliou nesse início de carreira. Com muito entusiasmo e uma partida no esporte brilhante, Maria Alice estava muito confiante em entrar em sua primeira competição escolar, em 2021, como os heróis medievais que inspiraram a criação do esporte. Pena que ela perdeu:
“Eu não consegui a vaga e lembro que fiquei muito triste. Minha mãe percebeu que eu realmente gostava de xadrez e falou: ‘Não, agora eu vou atrás de um professor para você, e você vai começar a ter aulas’. Minha rotina começou assim, porque eu perdi uma vez e ela queria que eu não perdesse mais”, detalha a entrevistada.

Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados/Foto: Cedida
Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados. Quando há um campeonato importante se aproximando, ela aumenta a frequência das aulas. Durante a semana, ela joga online, vê vídeos no YouTube e faz muitos exercícios de tática.
Rotina de competições
“Eu participo do que me mandam. Em algumas competições, eu sei que não tenho uma chance tão grande, principalmente aqui, onde não há muitas oportunidades. Quando jogamos com os meninos, geralmente jogamos contra os mesmos adversários. Porém, quando competimos, por exemplo, com os adultos, a situação é diferente”, diz a estudante sobre como funcionam suas competições.
Maria Alice foi a estudante do Acre com a melhor participação da história no xadrez nos Jogos Escolares Brasileiros.

Durante a semana, ela joga online, vê vídeos no YouTube e faz muitos exercícios de tática/Foto: Cedida
Mas nem tudo é fácil para a pequena prodígio, assim como toda heroína, ela tem suas dificuldades:
“Eu tenho um grande problema com relação à ansiedade. Fico muito ansiosa e nervosa antes das partidas, mas preciso me controlar”, conta sobre o que passa em sua cabeça em alguns momentos nas partidas.
Panamazônico
A jogadora foi participar do Pan-Amazônico como preparação para os Jogos Escolares Brasileiros. Seu treinador de Minas Gerais a recomendou, dizendo que jogar com adultos a prepararia melhor. Ela estava sem expectativas, o que ajudou, afirmou:
VEJA TAMBÉM: Estudante acreana vence torneio e se torna mestre nacional de xadrez
“Eu lembro nas duas primeiras partidas, eu acabei perdendo e esse tipo me deixou bem triste […] eu joguei contra duas pessoas muito fortes, que também ganharam o título de mestre nacional nesse torneio. Depois, joguei as outras três partidas e acabei ganhando. Na verdade, eu estava jogando sem muitas expectativas até a última partida, quando percebi que tinha uma chance”, detalha.

O Dia Internacional do Xadrez é comemorado anualmente em 20 de julho/Foto: Cedida
E acabou ganhando mesmo. Alice conta que, apesar de não ganhar um dinheiro ou algo físico, esta vitória trouxe algo mais importante para ela: acreditar mais em si mesma.
Para além da mestre
Maria Alice gosta muito de assistir filmes e séries, e escutar música. Ela é fã da cantora estadunidense Taylor Swift e também de outros artistas de pop e indie. Ela fala quais seus filmes e séries favoritos:
“Eu acho que o meu filme favorito é ‘Little Women’ ou ‘Interstellar’, é um dos dois. E de série, é uma série tipo da Disney, que assistia quando eu era menor, mas eu tenho um carinho especial por ela, que se chama ‘Garota Conhece o Mundo”, conta.

Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos/Foto: Cedida
Sobre seu gosto musical, Alice fala que não sabe se tem muita relação, mas acha que quem joga xadrez geralmente é mais calmo e gosta de ficar na sua. Ela gosta de “viver no seu mundinho”, tanto no xadrez quanto ouvindo Taylor Swift. Sobre seu futuro, a estudante fala que pretende cursar engenharia aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais:
“E eu gostaria de levar o xadrez como uma profissão, mas hoje em dia no Brasil é muito complicado. Então, eu não sei. Eu não coloco essa como a minha primeira opção”, conta.
Maria Alice, apesar de falar sobre as complicações, reflete e comenta como pretende continuar jogando. Afinal é algo, que primeiramente, que lhe faz bem.
Comentários
Cotidiano
Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro
Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:
-
A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;
-
Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;
-
Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;
-
O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.
A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.
Comentários
Cotidiano
Justiça Eleitoral absolve prefeito e vice de Porto Walter de acusação de compra de votos
A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul considerou improcedente ação que alegava captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2024; juíza entendeu que acusações não tinham provas materiais ou testemunhais robustas

A representação havia sido proposta por Alsineis José Gonçalves da Silva, então candidato a prefeito, e pela Coligação Unidos por Porto Walter, composta por PDT, PSB, MDB e Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Foto: captada
A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul decidiu, nesta quinta-feira (4), pela improcedência da ação que acusava o prefeito de Porto Walter, Sebastião Nogueira de Andrade, e o vice, Guarsonio Carlos Melo de Souza, de captação ilícita de sufrágio – a chamada compra de votos – nas eleições municipais de 2024. A representação havia sido proposta pelo ex-candidato a prefeito Alsineis José Gonçalves da Silva e pela Coligação Unidos por Porto Walter (PDT, PSB, MDB e FE Brasil).
Os autores alegavam que os eleitos teriam praticado compra de votos no período eleitoral. A defesa dos representados, porém, sustentou que as acusações eram genéricas, sem comprovação e baseadas em interpretações subjetivas de vídeos anexados ao processo. A contestação afirmou que as gravações não mostravam pedidos de votos, oferta de vantagens ou qualquer participação dos acusados em condutas irregulares.
Na decisão, a juíza eleitoral Rosilene de Santana Souza concordou com os argumentos da defesa e entendeu que as alegações careciam de respaldo probatório. Segundo ela, não havia elementos capazes de demonstrar a anuência dos réus com a compra de votos. A magistrada ressaltou a necessidade de provas materiais e testemunhais robustas para justificar a cassação de mandatos.
O advogado do prefeito, Yzaahu Paiva, comemorou a decisão:
— A decisão foi dentro do que esperávamos, não havia provas da participação do prefeito em qualquer ato ilícito. O Judiciário optou por respeitar a soberania do voto.
Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos em 2024.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos pela população de Porto Walter em 2024. Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Em Tarauacá, Procon intensifica fiscalização e alerta sobre venda clandestina de fogos com estampido
“O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.

Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Foto: cedida
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) realizou uma ação educativa e repressiva para coibir a comercialização irregular de fogos de artifício com estampido no em Tarauacá, nesta semana. A operação foi executada pela equipe de fiscalização do Procon no município após denúncias de consumidores e busca garantir o cumprimento da legislação estadual que proíbe, em todo o Acre, a venda desse tipo de produto.
Durante as visitas aos estabelecimentos, nenhuma irregularidade foi confirmada. Ainda assim, o Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Segundo o chefe da Fiscalização, John Lynneker, a atuação contínua é essencial para proteger a população e preservar o bem-estar coletivo.
“Trata-se de uma ação de caráter educativo e também repressivo no que tange à venda de fogos com estampido. O Procon recebeu algumas denúncias, fizemos a fiscalização e até o momento não foi identificado qualquer irregularidade. É importante mencionar que o estado possui uma lei que proíbe a venda de fogos com estampido, principalmente para proteger os animais e as pessoas com sensibilidade ao barulho. O Procon trabalha para que essa prática não aconteça, coibindo qualquer tipo de irregularidade”, explicou Lynneker.
O chefe da Fiscalização também lembrou que os estabelecimentos que forem flagrados descumprindo a lei podem sofrer sanções administrativas severas: “O comércio que for pego vendendo fogos proibidos poderá sofrer desde advertências até multas, e no caso da venda de fogos com estampido trata-se de uma penalidade bem salgada. A venda desse tipo de produto está terminantemente proibida no estado do Acre. O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.
O Procon/AC reforça que a fiscalização da lei é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população. Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. O impacto também atinge animais domésticos e silvestres, provocando estresse, fugas e até mortes.

Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. Foto: cedida
Além disso, o risco de acidentes e incêndios aumenta significativamente durante o período de estiagem. A orientação do órgão é clara: consumidores devem optar por fogos silenciosos, que proporcionam celebrações mais seguras e inclusivas, enquanto os comerciantes devem atentar às normas para evitar penalidades.
“O nosso objetivo não é apenas punir, mas conscientizar. A sociedade está cada vez mais atenta às consequências do uso de fogos com estampido, e a participação de todos é essencial para construirmos um ambiente mais seguro, saudável e respeitoso”, reforça o chefe da Fiscalização do Procon/AC, , John Lynneker.





Você precisa fazer login para comentar.