Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 15 anos e fã de Taylor Swift, estudante acreana é mestre nacional de xadrez; conheça

Publicado

em

Victor Manoel, ContilNet –

O Dia Internacional do Xadrez é comemorado anualmente em 20 de julho, marcando a fundação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1924. A UNESCO propôs esta data, e a celebração começou em 1966, estabelecida pela FIDE. 

Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados/Foto: Cedida

A estudante acreana Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, foi campeã do II Torneio Panamazônico Amador de Xadrez na categoria feminina em maio. No universo de reis, rainhas e torres, a garota se tornou mestre nacional feminina de xadrez, norma dada pela Confederação Nacional de Xadrez.

A estudante e jogadora de xadrez fala ao ContilNet neste sábado (20) sobre como começou sua relação com o xadrez:

“Eu não lembro o nome certo, mas foi quando eu ainda estava no ensino fundamental. Minha escola, que eu amo, incluiu o xadrez como atividade obrigatória, e a gente começou a tê-lo toda semana. Então, eu comecei a gostar. Tinha algo que me chamava atenção especial no xadrez”, revela.

Maria Alice foi a estudante do Acre com a melhor participação da história no xadrez nos Jogos Escolares Brasileiros/Foto: Cedida

Alice deixa claro que o esporte sempre chamou a sua atenção pela complexidade e pela necessidade de pensar em várias jogadas à frente. “Achei fascinante”, diz.

Ela destaca o papel de seu professor  Francisco Jonas e como ele a auxiliou nesse início de carreira. Com muito entusiasmo e uma partida no esporte brilhante, Maria Alice estava muito confiante em entrar em sua primeira competição escolar, em 2021, como os heróis medievais que inspiraram a criação do esporte. Pena que ela perdeu:

“Eu não consegui a vaga e lembro que fiquei muito triste. Minha mãe percebeu que eu realmente gostava de xadrez e falou: ‘Não, agora eu vou atrás de um professor para você, e você vai começar a ter aulas’. Minha rotina começou assim, porque eu perdi uma vez e ela queria que eu não perdesse mais”, detalha a entrevistada.

Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados/Foto: Cedida

Maria Alice tem aula de xadrez uma vez por semana, normalmente aos sábados. Quando há um campeonato importante se aproximando, ela aumenta a frequência das aulas. Durante a semana, ela joga online, vê vídeos no YouTube e faz muitos exercícios de tática.

Rotina de competições

“Eu participo do que me mandam. Em algumas competições, eu sei que não tenho uma chance tão grande, principalmente aqui, onde não há muitas oportunidades. Quando jogamos com os meninos, geralmente jogamos contra os mesmos adversários. Porém, quando competimos, por exemplo, com os adultos, a situação é diferente”, diz a estudante sobre como funcionam suas competições.

Maria Alice foi a estudante do Acre com a melhor participação da história no xadrez nos Jogos Escolares Brasileiros.

Durante a semana, ela joga online, vê vídeos no YouTube e faz muitos exercícios de tática/Foto: Cedida

Mas nem tudo é fácil para a pequena prodígio, assim como toda heroína, ela tem suas dificuldades:

“Eu tenho um grande problema com relação à ansiedade. Fico muito ansiosa e nervosa antes das partidas, mas preciso me controlar”, conta sobre o que passa em sua cabeça em alguns momentos nas partidas.

Panamazônico

A jogadora foi participar do Pan-Amazônico como preparação para os Jogos Escolares Brasileiros. Seu treinador de Minas Gerais a recomendou, dizendo que jogar com adultos a prepararia melhor. Ela estava sem expectativas, o que ajudou, afirmou:

VEJA TAMBÉM: Estudante acreana vence torneio e se torna mestre nacional de xadrez

“Eu lembro nas duas primeiras partidas, eu acabei perdendo e esse tipo me deixou bem triste […] eu joguei contra duas pessoas muito fortes, que também ganharam o título de mestre nacional nesse torneio. Depois, joguei as outras três partidas e acabei ganhando. Na verdade, eu estava jogando sem muitas expectativas até a última partida, quando percebi que tinha uma chance”, detalha.

O Dia Internacional do Xadrez é comemorado anualmente em 20 de julho/Foto: Cedida

E acabou ganhando mesmo. Alice conta que, apesar de não ganhar um dinheiro ou algo físico, esta vitória trouxe algo mais importante para ela: acreditar mais em si mesma. 

Para além da mestre

Maria Alice gosta muito de assistir filmes e séries, e escutar música. Ela é fã da cantora estadunidense Taylor Swift e também de outros artistas de pop e indie. Ela fala quais seus filmes e séries favoritos:

“Eu acho que o meu filme favorito é ‘Little Women’ ou ‘Interstellar’, é um dos dois. E de série, é uma série tipo da Disney, que assistia quando eu era menor, mas eu tenho um carinho especial por ela, que se chama ‘Garota Conhece o Mundo”, conta.

Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos/Foto: Cedida

Sobre seu gosto musical, Alice fala que não sabe se tem muita relação, mas acha que quem joga xadrez geralmente é mais calmo e gosta de ficar na sua. Ela gosta de “viver no seu mundinho”, tanto no xadrez quanto ouvindo Taylor Swift. Sobre seu futuro, a estudante fala que pretende cursar engenharia aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais:

“E eu gostaria de levar o xadrez como uma profissão, mas hoje em dia no Brasil é muito complicado. Então, eu não sei. Eu não coloco essa como a minha primeira opção”, conta.

Maria Alice, apesar de falar sobre as complicações, reflete e comenta como pretende continuar jogando. Afinal é algo, que primeiramente, que lhe faz bem.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo