Acre
Coluna Social Thay Tavares
De de repente 30
Neste ultimo sábado (18), em Xapuri, Thauana Náua pode comemorar em grande estilo os seus 30 anos, uma grande festa foi marcada para essa data tão especial, oportunidade em que seus amigos e família lhe prestigiaram e tornaram a sua noite inesquecível.
MODA
3 jeitos fáceis e estilosos de usar legging com tênis
Que tal juntar essas duas peças megaconfortáveis em um único look?
Aproveite esse momento fashionista pelo qual a legging está passando e monte looks superestilosos com a peça – e, de quebra, junte o conforto do sneaker à produção! Tá achando que essa tarefa é difícil? Não é não! Com a ajuda das especialistas no assunto Kendall Jenner,Gigi Hadid e Bella Hadid, separamos 3 jeitos fáceis e certeiros para colocar essa dupla em ação!
1- Com moletom
Como essa combinação pode ficar um pouco “academia”, escolha um modelo de moletom mais fashionista, como o cropped da Bella Hadid ou o com capuz escolhido pela Gigi. Reparou que elas escolheram sneakers de cano alto, com uma pegada mais street? Eles também ajudam a tirar o ar fitness do look. Outro truque que as irmãs adoram é investir em acessórios poderosos: óculos espelhados e bolsa bem arrumadinha. #partiu se vestir de Hadid!
2- Com jaqueta bomber
A jaqueta bomber por si só já garante um ar mais street ao look e dá para escolher duas maneiras de usá-la: com cropped, como fez a Kendall, ou combinando o top com a cor da legging e deixando a jaqueta brilhar sozinha, como fez a Gigi. As bolsas continuam fazendo a diferença na produção – as duas amigas escolheram modelos com alça de corrente para acrescentar um toque fashion ao look.
3- Com jaqueta de couro
Chegou a hora de aumentar o termômetro fashion e acrescentar uma jaqueta de couro às produções! Kendall escolheu um modelo perfecto, bem rocker, que tirou todo o ar esportivo do tênis de corrida. Já Gigi escolheu uma jaqueta com gola de pelinhos para usar com o sneaker branco – calçado que ela amaaaa usar!
SAÚDE
7 dicas para você manter a higiene da sua boca em dia
Cuidar da saúde da sua boca não é difícil, mas é preciso ter disciplina. Além de ficar de olho nos dentes, é preciso prestar atenção na limpeza da língua e da gengiva também. Por isso, o jornal O Alto Acre da sete dicas que vão deixar você longe das cáries e daquele temido bafinho.
- Na hora da escovação
Usando uma escova macia (que deve ser trocada a cada três meses), limpe os dentes com movimentos circulares leves. A quantidade de pasta ideal é a medida equivalente a uma ervilha. Não se esqueça das áreas próximas à gengiva, ok? Passe fio dental três vezes por dia, sobretudo antes de dormir, e finalize com enxaguante bucal.
- Aparelho = cuidado redobrado
Escove e passe fio dental após todas as refeições – todas mesmo! -, pois o acúmulo de sujeira é maior. Ou seja, a chance de você ter cárie e mau hálito também. Sem contar que, se o aparelho é fixo, o dente pode ficar manchado na hora da retirada. O seu é móvel? Lembre-se de limpá-lo!
- Enxaguante bucal com álcool faz mal para o dente?
Ele não afeta o esmalte, mas pode provocar irritações na mucosa bucal, além de uma ardência. Hoje, há várias versões sem álcool. Confira esta informação no rótulo. Use o produto uma vez por dia, de preferência antes de dormir. É nessa hora que a limpeza tem que ser power.
- Gengivas sensíveis
Fique atenta se sua gengiva sangra no momento em que você escova ou passa fio dental. Esse é um sinal de inflamação, assim como aquele aspecto vermelho e inchado. Ela surge justamente quando a higienização não é feita corretamente. Pegue firme na limpeza e, mesmo que sangre, não pule nenhuma etapa. Só assim você vai conseguir acabar com o problema.
- E as cáries?
Não é legal para o dente exagerar no doce ou “pular” a escovação. A boca tem bactérias que transformam os açúcares em ácidos que corroem o esmalte dentário. Daí a cárie, aquele pontinho preto que pode doer e até comprometer o dente. E não tem jeito: limpar ainda é a melhor prevenção mesmo.
- Tenho mau hálito. Nãããããão!
Mantenha a calma. Há vários tipos de mau hálito: o matinal, que desaparece conforme a gente come e escova os dentes, o bafo de algum alimento, que some com a escovação, e aquele que não vai embora nunca, provocado quase sempre pela má higienização da língua. Você está fazendo a limpeza dela corretamente? É importante ir até lááá no fundo. Se a escova der ânsia, tente usar um produto específico para a região. Caso não resolva, fale com seu dentista. Ele vai avaliar a situação e, quem sabe, indicar um médico. Vale lembrar que doenças respiratórias, como rinite e sinusite, e problemas intestinais e gástricos também podem causar um bafinho.
- Vá ao dentista
Mesmo que tudo pareça estar bem, visite o dentista todo ano. Você faz a limpeza completa e previne, além da cárie, a placa bacteriana e o tártaro (que deixa o dente com aspecto amarelado). Depois, tudo o que você precisa fazer é manter o cuidado.
Fácil, vai!
Já imaginou em perder peso rápido sem fazer exercícios?? Agora você pode mais com muito menos, emagreça saudável desintoxicando seu organismo e reprogramando seus hábitos alimentares.
São 10kg no mês, sendo 2,5 por semana por um preço muito acessível, sem cansaço de academia ou desconforto de procedimentos cirúrgicos.
Vem para Bella Center você também. Agende seu horário. (68) 99973-5545.
Aniversáriantes da Semana
A equipe do jornal O Alto Acre parabeniza a todos nosso leitores
- Thauana 19/06/16
- Laís Brysa 19/06/16
- Nicolas Rigo 20/06/16
- Stephanie Stanger 20/06/16
- Karol Santigao 21/06/16
- Emerson Frazão 21/06/16
- Rosana Garcia 22/06/16
- Lenir 22/06/16
- Ana Delia 23/06/16
- Gessica Maffi 23/06/16
- Amanda Oliveira 23/06/16
- Charlene Salvatierra 25/06/16
- Herber Renan 25/06/16
- Sula Souza 25/06/16
- Blenda Bodemer 25/06/16
- Bruna Portela 25/06/16
- Carol Castro 25/06/16
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi
A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.
A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.
“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.
O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.
“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários
Acre
Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia
Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada
A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.
A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.
A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.
A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.
Rumo ao hexa
Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.
Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).
Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).
Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.
A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.
Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium
Saiba como ficaram os grupos da Copa
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*
Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.





























































Você precisa fazer login para comentar.