Acre
Coluna Social Thay Tavares
De de repente 30
Neste ultimo sábado (18), em Xapuri, Thauana Náua pode comemorar em grande estilo os seus 30 anos, uma grande festa foi marcada para essa data tão especial, oportunidade em que seus amigos e família lhe prestigiaram e tornaram a sua noite inesquecível.
MODA
3 jeitos fáceis e estilosos de usar legging com tênis
Que tal juntar essas duas peças megaconfortáveis em um único look?
Aproveite esse momento fashionista pelo qual a legging está passando e monte looks superestilosos com a peça – e, de quebra, junte o conforto do sneaker à produção! Tá achando que essa tarefa é difícil? Não é não! Com a ajuda das especialistas no assunto Kendall Jenner,Gigi Hadid e Bella Hadid, separamos 3 jeitos fáceis e certeiros para colocar essa dupla em ação!
1- Com moletom
Como essa combinação pode ficar um pouco “academia”, escolha um modelo de moletom mais fashionista, como o cropped da Bella Hadid ou o com capuz escolhido pela Gigi. Reparou que elas escolheram sneakers de cano alto, com uma pegada mais street? Eles também ajudam a tirar o ar fitness do look. Outro truque que as irmãs adoram é investir em acessórios poderosos: óculos espelhados e bolsa bem arrumadinha. #partiu se vestir de Hadid!
2- Com jaqueta bomber
A jaqueta bomber por si só já garante um ar mais street ao look e dá para escolher duas maneiras de usá-la: com cropped, como fez a Kendall, ou combinando o top com a cor da legging e deixando a jaqueta brilhar sozinha, como fez a Gigi. As bolsas continuam fazendo a diferença na produção – as duas amigas escolheram modelos com alça de corrente para acrescentar um toque fashion ao look.
3- Com jaqueta de couro
Chegou a hora de aumentar o termômetro fashion e acrescentar uma jaqueta de couro às produções! Kendall escolheu um modelo perfecto, bem rocker, que tirou todo o ar esportivo do tênis de corrida. Já Gigi escolheu uma jaqueta com gola de pelinhos para usar com o sneaker branco – calçado que ela amaaaa usar!
SAÚDE
7 dicas para você manter a higiene da sua boca em dia
Cuidar da saúde da sua boca não é difícil, mas é preciso ter disciplina. Além de ficar de olho nos dentes, é preciso prestar atenção na limpeza da língua e da gengiva também. Por isso, o jornal O Alto Acre da sete dicas que vão deixar você longe das cáries e daquele temido bafinho.
- Na hora da escovação
Usando uma escova macia (que deve ser trocada a cada três meses), limpe os dentes com movimentos circulares leves. A quantidade de pasta ideal é a medida equivalente a uma ervilha. Não se esqueça das áreas próximas à gengiva, ok? Passe fio dental três vezes por dia, sobretudo antes de dormir, e finalize com enxaguante bucal.
- Aparelho = cuidado redobrado
Escove e passe fio dental após todas as refeições – todas mesmo! -, pois o acúmulo de sujeira é maior. Ou seja, a chance de você ter cárie e mau hálito também. Sem contar que, se o aparelho é fixo, o dente pode ficar manchado na hora da retirada. O seu é móvel? Lembre-se de limpá-lo!
- Enxaguante bucal com álcool faz mal para o dente?
Ele não afeta o esmalte, mas pode provocar irritações na mucosa bucal, além de uma ardência. Hoje, há várias versões sem álcool. Confira esta informação no rótulo. Use o produto uma vez por dia, de preferência antes de dormir. É nessa hora que a limpeza tem que ser power.
- Gengivas sensíveis
Fique atenta se sua gengiva sangra no momento em que você escova ou passa fio dental. Esse é um sinal de inflamação, assim como aquele aspecto vermelho e inchado. Ela surge justamente quando a higienização não é feita corretamente. Pegue firme na limpeza e, mesmo que sangre, não pule nenhuma etapa. Só assim você vai conseguir acabar com o problema.
- E as cáries?
Não é legal para o dente exagerar no doce ou “pular” a escovação. A boca tem bactérias que transformam os açúcares em ácidos que corroem o esmalte dentário. Daí a cárie, aquele pontinho preto que pode doer e até comprometer o dente. E não tem jeito: limpar ainda é a melhor prevenção mesmo.
- Tenho mau hálito. Nãããããão!
Mantenha a calma. Há vários tipos de mau hálito: o matinal, que desaparece conforme a gente come e escova os dentes, o bafo de algum alimento, que some com a escovação, e aquele que não vai embora nunca, provocado quase sempre pela má higienização da língua. Você está fazendo a limpeza dela corretamente? É importante ir até lááá no fundo. Se a escova der ânsia, tente usar um produto específico para a região. Caso não resolva, fale com seu dentista. Ele vai avaliar a situação e, quem sabe, indicar um médico. Vale lembrar que doenças respiratórias, como rinite e sinusite, e problemas intestinais e gástricos também podem causar um bafinho.
- Vá ao dentista
Mesmo que tudo pareça estar bem, visite o dentista todo ano. Você faz a limpeza completa e previne, além da cárie, a placa bacteriana e o tártaro (que deixa o dente com aspecto amarelado). Depois, tudo o que você precisa fazer é manter o cuidado.
Fácil, vai!
Já imaginou em perder peso rápido sem fazer exercícios?? Agora você pode mais com muito menos, emagreça saudável desintoxicando seu organismo e reprogramando seus hábitos alimentares.
São 10kg no mês, sendo 2,5 por semana por um preço muito acessível, sem cansaço de academia ou desconforto de procedimentos cirúrgicos.
Vem para Bella Center você também. Agende seu horário. (68) 99973-5545.
Aniversáriantes da Semana
A equipe do jornal O Alto Acre parabeniza a todos nosso leitores
- Thauana 19/06/16
- Laís Brysa 19/06/16
- Nicolas Rigo 20/06/16
- Stephanie Stanger 20/06/16
- Karol Santigao 21/06/16
- Emerson Frazão 21/06/16
- Rosana Garcia 22/06/16
- Lenir 22/06/16
- Ana Delia 23/06/16
- Gessica Maffi 23/06/16
- Amanda Oliveira 23/06/16
- Charlene Salvatierra 25/06/16
- Herber Renan 25/06/16
- Sula Souza 25/06/16
- Blenda Bodemer 25/06/16
- Bruna Portela 25/06/16
- Carol Castro 25/06/16
Comentários
Acre
Sebrae proporciona a exposição e venda de produtos de empreendedores acreanos na COP30

Representante do Sebrae no Acre será mediador em mesa redonda durante o evento
O Sebrae no Acre marca presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), levando uma amostra da produção sustentável e criativa do estado. Quatro empreendedores acreanos tiveram seus produtos selecionados para integrar a Loja Colaborativa da COP30, espaço dedicado à exposição e comercialização de iniciativas alinhadas à sustentabilidade.
Entre os produtos estão a Farinha de Cruzeiro do Sul com Identificação Geográfica, o chocolate da empresa Além do Cacau, além de artesanatos dos empreendedores Doutor da Borracha e Eneide Brozzo.

Os produtos estão disponíveis para compra na Loja Sebrae COP 30, que conta com uma equipe especializada em vendas voltadas a mercados sustentáveis. A iniciativa também conta com uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Mercado Livre, permitindo que os consumidores adquiram os itens diretamente pela plataforma. Todo o valor arrecadado com as vendas será repassado integralmente aos empreendedores, em uma ação que reforça o compromisso da instituição com o comércio justo e a valorização da produção local.
“A COP30 é uma oportunidade única de mostrar ao mundo o valor da nossa floresta em pé e dos produtos que nascem dela. Cada peça, cada alimento, cada essência representa o trabalho de quem vive e protege a Amazônia”, destaca o analista Aldemar Maciel.

Além da exposição, o Sebrae no Acre participará da programação oficial mediando a mesa-redonda “Amazônia Profunda: como comunidades da floresta estão tecendo a transição justa com saberes, sustentabilidade e soberania”, que ocorrerá no dia 15 de novembro, no Painel 27 da COP30.
O debate será conduzido pelo gestor de Bioeconomia do Sebrae no Acre, Francinei Santos, e contará com nomes de destaque como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o cardeal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sebrae em apoiar o empreendedorismo sustentável, promover a bioeconomia amazônica e conectar pequenos negócios locais a grandes oportunidades globais.


Comentários
Acre
MPAC recomenda controle rigoroso em diárias de vereadores e servidores de Tarauacá
Promotoria identificou excesso no número de diárias e falhas na transparência dos pagamentos; prefeito e presidente da Câmara devem adotar medidas de aperfeiçoamento

Também orienta que não sejam pagos valores durante períodos de recesso parlamentar, exceto em casos devidamente justificados. Foto: captadas
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu uma recomendação ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Tarauacá para que adotem medidas de controle e aperfeiçoamento nas normas que regulam a concessão e fiscalização de diárias no município. O documento, assinado pelo promotor de Justiça Lucas Bruno Iwakami, foi elaborado após investigações em inquéritos civis que identificaram excesso no número de diárias concedidas a vereadores e servidores públicos.
Além do volume excessivo de diárias, as apurações da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá constataram falhas nos mecanismos de transparência e controle desses pagamentos. A recomendação busca estabelecer padrões mais rígidos para a concessão das diárias e implementar sistemas eficazes de fiscalização que garantam a legalidade e impessoalidade na utilização dos recursos públicos municipais.
De acordo com o MPAC, a falta de regulamentação adequada pode comprometer a boa aplicação dos recursos públicos e violar princípios constitucionais que regem a administração pública, como legalidade, moralidade e publicidade.
Entre as medidas sugeridas, o Ministério Público recomenda que o município elabore ou atualize uma norma interna com critérios claros para o pagamento de diárias, definindo situações específicas em que elas podem ser concedidas, valores conforme o destino e exigência de documentos comprobatórios. Também orienta que não sejam pagos valores durante períodos de recesso parlamentar, exceto em casos devidamente justificados.
A recomendação prevê ainda que os beneficiários apresentem relatório detalhado de viagem em até cinco dias úteis após o retorno, descrevendo deslocamentos, atividades e resultados obtidos. Esses relatórios deverão ficar disponíveis para fiscalização do MPAC e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC).
Outro ponto reforçado pelo órgão é a necessidade de publicar todas as concessões de diárias no Portal da Transparência, incluindo autorizações, decisões e relatórios, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação.
Os gestores municipais têm dez dias para informar as providências adotadas e 60 dias para implementar as adequações recomendadas pelo MPAC.
Comentários
Acre
Carreta que saiu do Acre interdita Rodoanel em SP por suspeita de bomba
Carreta ficou atravessada na pista, na altura do km 44, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, bloqueando o trânsito por cerca de cinco horas

Motoristas encontraram caminhoneiro amarrado dentro de carreta atravessada no Rodoanel Mário Covas nesta quarta-feira (12). Foto: Montagem
O motorista da carreta que saiu do estado do acre, interditou por quase 5 horas na manhã desta quarta-feira (12) um trecho do Rodoanel na altura de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, foi descoberto primeiro por outras pessoas que passavam pelo local e foram entender o que acontecia com a carreta que bloqueava a pista.
O condutor da carreta aparentava estar em estado de choque e contou ao grupo o que havia ocorrido. Foram essas mesmas pessoas que acionaram a concessionária SPMAR – que administra esse trecho do Rodoanel – e a polícia.
Havia uma suspeita de bomba na cabine, mas o artefato não tinha material explosivo. No entanto, antes mesmo da chegada do esquadrão antibomba, o grupo desamarrou o motorista e viu que havia um fio preso a ele que o ligava aos artefatos, que estavam embrulhados em papel alumínio. Eles não mexeram no material e acionaram imediatamente as autoridades.
O Centro de Controle Operacional da concessionária SPMAR, que administra esse trecho do Rodoanel, informou que recebeu às 5h25 o chamado de um usuário, que tinha saído do Acre em direção a São Bernardo do Campo, contando que tinha sido vítima de roubo e sequestro.
O motorista ficou, então, imóvel, de braços cruzados, dentro da cabine da carreta, por mais de quatro horas, até a chegada do Gate. Por volta das 8h, um helicóptero Águia, da Polícia Militar, chegou ao local levando integrantes do esquadrão antibomba.

Motorista de carreta deixa veículo atravessado no Rodoanel em Itapecerica, na Grande SP. Foto: Reprodução
Por volta das 9h, o motorista foi retirado do veículo e levado muito abalado ao hospital, mas sem lesões. Como a presença de explosivos foi descartada, o caminhão foi removido para uma pista lateral, e o tráfego de carros acabou sendo liberado em seguida.
A carreta estava parada no trecho entre as rodovias Régis Bittencourt e Imigrantes no sentido Rodovia Presidente Dutra. O Rodoanel chegou a ser completamente interditado neste ponto, mas foi liberado pouco depois das 10h. O trânsito no outro sentido chegou a se bloqueado, mas já foi liberado também. Por volta das 10h30, a carreta foi removida.
No entanto, ainda há reflexos no trânsito: são ao menos 40 km de congestionamento no local.
O Rodoanel é um importante anel viário que contorna o entorno da capital paulista e passa por cidades da Grande SP conectando algumas das principais rodovias de São Paulo, como Imigrantes e Anchieta (que levam ao litoral do estado e ao porto de Santos), Régis Bittencourt (que vai no sentido Curitiba), Dutra (que leva ao Rio de Janeiro), Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco (em direção ao interior paulista), e Fernão Dias (que segue no sentido Minas e está parcialmente conectada ao anel viário).

Esquadrão antibomba
O Centro de Controle Operacional da concessionária SPMAR, que administra esse trecho do Rodoanel, informou que recebeu às 5h25 o chamado de um usuário, que tinha saído do Acre em direção a São Bernardo do Campo, contando que tinha sido vítima de roubo e sequestro.
Segundo a Artesp, o motorista teria relatado que os criminosos teriam colocado explosivos no veículo e o instruído a não sair do veículo e a deixá-lo atravessado no meio da pista. Não se sabe se o caminhão transportava alguma carga.

Motorista com suposto artefato explosivo colocado dentro do caminhão que fecha o Rodoanel Mario Covas nessa quarta (12), na altura de Itapecerica da Serra, na Grande SP. Foto: Reprodução
O vidro do para-brisa do veículo está quebrado e teria sido atingido por uma pedra jogada por criminosos.
O motorista ficou, então, imóvel, de braços cruzados, dentro da cabine da carreta, por mais de quatro horas, até a chegada do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que é o esquadrão antibomba da Polícia Militar.
Por volta das 9h15, um policial do Gate, vestindo uma roupa especial antibomba, se aproximou do motorista, que aparentava estar muito abalado e tinha um fio vermelho amarrado ao corpo que estaria conectado aos artefatos.
Após conversar com o policial, o motorista desceu da cabine do caminhão e caiu no asfalto desmaiado. Ele foi, então, carregado desacordado por policiais e levado em uma maca da concessionária. Um cão da polícia foi usado para farejar os artefatos.

Imagens da PM mostram artefatos dentro da carreta que está atravessada no Rodoanel. Foto: Reprodução
A Polícia Militar chegou a suspeita de outra possibilidade: a de o motorista ter tido um surto psicótico.
Dois helicópteros Águia também prestaram apoio à operação, além de bombeiros e policiais rodoviários.
O caminhão é da transportadora Sitrex, que já foi procurada pela TV Globo, mas ainda não havia dado retorno até a última atualização desta reportagem.



































Você precisa fazer login para comentar.