fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

“Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento”

Abraham Lincoln

Escolas do Acre, terão alterações nos nomes

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início aos trâmites para a mudança dos nomes de escolas estaduais que homenageiam pessoas vinculadas ao regime militar.

Nada de corpo mole

Gladson Cameli garantiu em reunião que não fará “corpo mole” no apoio a Tião Bocalom (PL), seu candidato a prefeito da capital acreana.

Mais empenho

No Nobile Hotel, Cameli reafirmou apoio à reeleição do atual prefeito de Rio Branco, capital acreana e, pediu empenho de sua equipe.

Juntos e misturados

Dessa forma Tião Bocalom (PL) e Gladson Cameli (PP) seguem juntos e misturados com os mesmos objetivos, reeleger Bocalom.

Uso da Tecnologia

Nesta quarta-feira (14), prefeito de Rio Branco participou do teste do novo caminhão que irá ajudar nos serviços e criar uma revolução contra os buracos da capital.

“Buraco Zero”

Segundo o gestor público se tiver oportunidade de um próximo mandato, a intenção é de zerar os buracos, algo inédito nas cidades acreanas.

Abraçando a causa

A pré-campanha a prefeito de Brasiléia segue e Fernanda Hassem (PP), atual prefeita do município, demonstra seu apoio irrestrito ao pré-candidato Carlinhos do Pelado.

É obra do Criador

Após muitas conversas em busca de um entendimento, Carlinhos do Pelado conseguiu reunir a Família, base de tudo.

Com direito a foto no Peru

A foto ou Selfie foi registrada no Peru, isso sem dúvidas tira um peso das costas de Carlinhos do Pelado, algo que vinha lhe incomodando

Foram, mas, não são mais (…)

Alguns parecem não interpretar que o que passou ficou no passado, se plantou coisas boas a colheita será rica e sólida, se não, será negativa.

Não somam, pelo contrário, subtraem

Figurões e caciques antigos na Política da fronteira, Parece mesmo não entender ou melhor se fazem, pois de bobos não possuem nada, que não devem aparecer nas fotos e nem em reuniões, logo, o apoio deve ser oculto, fica melhor para todos (…)

Fazendo seu papel

O deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), exerce seu papel ao defender da tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), o cumprimento de acordos com trabalhadores da educação.

Popular

Quem está na disputa por uma vaga no Parlamento mirim de Brasiléia como pré-candidato a vereador, é o comunicador Fernando Oliveira, menino bom e popular, tem o carinho do povo.

Armas de fogo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o decreto legislativo (PDL 206/2024) que suspende trechos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (nº 11.615/2023) sobre armas de fogo e clubes de tiros. O decreto assinado por Lula em julho de 2023 aumentou as exigências para o uso de armas de fogo e o funcionamento dos clubes de tiro no Brasil.

Diminuição nas exigências

Entre outras modificações, o projeto em tramitação no Senado acaba com a exigência para os clubes de tiros se fixarem a, no mínimo, 1 quilômetro (km) de escolas e exclui a exigência de certificado para armas de pressão.

Maior facilidade

Além disso, acaba com a obrigação de os atiradores desportivos participarem de competições anuais com todas as armas que possuem e passa a permitir o uso de arma de fogo para atividades diferentes daquela declarada no momento da aquisição do equipamento.

Educação

Em 20% dos municípios do Brasil, alunos do 5º ano da rede pública não sabem somar moedas de R$ 0,50 ou converter 1 hora em minutos.

Entrevista com Pacy Feitosa para coluna do Dimas Gurgel

 O microempreendedor que passou por várias alagações e não desistiu

Pacy, conta para a coluna quem é Pacy Feitosa?

Pacy Feitosa é um microempreendedor que se instalou em Brasiléia no início dos anos 90.

Quantas alagações já enfrentou em Brasiléia?

Já fui inundado umas 6 vezes

Qual foi a mais difícil de superar?

Os anos de 2023 e 2024

Em algum momento chorou e o desespero bateu?

Na verdade, não, por que tinha outras pessoas em situações piores que a minha.

Pacy, você foi um grande empresário da década de 90 e do início dos anos 2000, afinal quem nunca comprou um disco, CD, DVD ou uma fita cassete na Discopape? sente saudades daquele momento?

Sim, ora se não sinto oh(…) ainda até nos dias de hoje, mas, contínuo no mesmo perfil de luta

O que você acha que mudou para os dias atuais? para quem não sabe Brasiléia tinha grandes Shows de forma periódica e em curto intervalo de tempo, algo que não ocorre mais, o que aconteceu? Falta empresários? Público?

No meu ponto de vista falta empresário, público tem sim.

Sua loja era responsável pela venda de ingressos, fala para nossos leitores, qual foi o Show na época, que os ingressos foram esgotados rapidamente e de maior procura

Show do WANDO, JOSÉ AUGUSTO e muitos outros shows, sempre vendia todos os ingressos.

O que diria para as pessoas que conhecem um pouco da sua história?

Eu digo muito obrigado a todos que me conheceram nessa época e até os dias de hoje.

Você pensa em abandonar seu comércio no centro da cidade ou até mesmo deixar Brasiléia?

Não, sem cogitação em deixar Brasiléia, mesmo ciente que minha família mora toda na cidade de Rio Branco.

Agradecimentos

Á toda população local e regional do ALTO ACRE muito obrigado mesmo

Considerações finais

Tenho muita satisfação em ter contribuído um pouco com a história de Brasiléia, pois me sinto filho daqui e Glória a Deus por tudo, obrigado Dimas Gurgel e jornal oaltoacre.

Comentários

Continue lendo

Extra

Agência do INSS em Brasiléia é invadida e tem equipamentos roubados

Publicado

em

Polícia Federal investiga o caso e analisa imagens de segurança de prédios vizinhos para identificar os responsáveis pelo crime. 

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasiléia foi alvo de um roubo na madrugada desta segunda-feira (24). O crime ocorreu na Rua Geny Assis, no centro da cidade, e foi comunicado à Polícia Federal, que iniciou as investigações para apurar os fatos e identificar os responsáveis.

De acordo com informações preliminares, os criminosos invadiram o prédio e levaram um computador. A Polícia Federal está investigando o local por onde os ladrões teriam acessado a agência e coletando imagens de segurança de prédios vizinhos, que podem ajudar na identificação dos suspeitos.

HDs de armazenamento do sistema de segurança de estabelecimentos próximos foram recolhidos pelos policiais para análise. A expectativa é que as imagens possam fornecer pistas importantes para desvendar o caso.

Os trabalhos investigativos estão em andamento, e novas informações devem ser divulgadas em breve.

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeos; TCE Itinerante reúne gestores do Alto Acre para capacitação em administração pública

Publicado

em

Prefeitos, secretários e servidores de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil participam de oficinas sobre licitações, prestação de contas e gestão de patrimônio. 

Nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) realiza o Aprimora Gestão – TCE Itinerante, reunindo prefeitos, secretários, servidores estratégicos das gestões municipais, presidentes e assessores das câmaras municipais da regional do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil). O evento acontece no auditório do SENAC, em Brasileia, e tem como objetivo fortalecer o conhecimento e a prática da gestão pública municipal.

A programação inclui cinco oficinas com temas essenciais para a administração pública:

  1. A Despesa de Pessoal e a Gestão Municipal
  2. O Novo Sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC – LICON 2.0
  3. Prestação de Contas: Principais Irregularidades
  4. Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública
  5. Controle de Patrimônio

A presidente do TCE/AC, conselheira Dulcineia Benício, e a conselheira Naluh Golveia destacaram a importância da participação dos gestores da regional do Alto Acre. “Nosso objetivo é orientar e capacitar os gestores para que possam trabalhar de forma correta e prestar contas de maneira transparente ao final de cada mandato”, afirmou Dulcineia.

O Procurador Geral de Contas do Ministério Público, Sérgio Cunha, também participou do evento, reforçando a necessidade de cumprir as normas e utilizar os recursos públicos de forma eficiente. “Queremos manter um canal de diálogo aberto para que os recursos sejam bem aplicados em benefício da população”, disse Cunha.

O Aprimora Gestão – TCE Itinerante é uma iniciativa que promove a transparência, a eficiência e a qualidade na administração pública, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios acreanos. A expectativa é que os conhecimentos compartilhados durante as oficinas resultem em melhorias significativas na gestão dos recursos públicos na região do Alto Acre.

Veja entrevistas.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Acre ocupa a quinta posição do Norte entre os maiores produtores de grãos e agrônomos do IDAF acompanham colheita de soja

Publicado

em

A colheita da safra 2024/2025 de soja teve início em Epitaciolândia, no Acre, com acompanhamento técnico dos agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). A propriedade do produtor rural Mário Maffi, localizada na fronteira com a Bolívia, conta com aproximadamente 500 hectares plantados.

Neste ano, o Brasil espera um recorde na produção de soja, um dos principais produtos do agronegócio nacional. A safra anterior, de 2023/2024, movimentou cerca de R$ 636 bilhões no PIB do país. No Norte do Brasil, o Acre ocupa a quinta posição entre os maiores produtores de grãos, tendo alcançado 164,8 mil toneladas na última colheita.

O IDAF tem acompanhado de perto a produção na região, especialmente no monitoramento de pragas como a ferrugem asiática, considerada a mais danosa para a soja, e o Amaranthus palmeri, uma planta daninha que pode comprometer a produtividade das lavouras. Além disso, o instituto realiza anualmente a implementação do chamado “vazio sanitário da soja”, um período no qual o cultivo da leguminosa é proibido para evitar a propagação de pragas de safras anteriores. Após esse período, os produtores têm aproximadamente três meses para iniciar o plantio da nova safra.

Segundo o engenheiro agrônomo Igor Figueiredo, a fiscalização do IDAF tem o objetivo de garantir maior qualidade à produção. Em outubro de 2023, o instituto publicou a Portaria nº 388, estabelecendo a obrigatoriedade do cadastramento das unidades de produção (UPs). O banco de dados atualizado é fundamental para nortear medidas fitossanitárias e prevenir a proliferação de pragas.

Os sojicultores notificados pelo IDAF devem preencher o formulário de cadastramento disponível nos sites sisdaf.ac.gov.br e idaf.ac.gov.br. As informações necessárias incluem:

Área plantada;

Tipo de cultivo utilizado;

Data do plantio e estimativa de produção;

Identificação do responsável técnico.

O acompanhamento do IDAF visa garantir o crescimento sustentável da produção de soja no estado, mantendo a qualidade dos grãos e evitando prejuízos causados por pragas e doenças. Com a atenção redobrada no manejo fitossanitário, o Acre segue se consolidando como um importante produtor de grãos na Região Norte.

Comentários

Continue lendo