Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento”
Abraham Lincoln
Escolas do Acre, terão alterações nos nomes
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), deu início aos trâmites para a mudança dos nomes de escolas estaduais que homenageiam pessoas vinculadas ao regime militar.
Nada de corpo mole
Gladson Cameli garantiu em reunião que não fará “corpo mole” no apoio a Tião Bocalom (PL), seu candidato a prefeito da capital acreana.
Mais empenho
No Nobile Hotel, Cameli reafirmou apoio à reeleição do atual prefeito de Rio Branco, capital acreana e, pediu empenho de sua equipe.
Juntos e misturados
Dessa forma Tião Bocalom (PL) e Gladson Cameli (PP) seguem juntos e misturados com os mesmos objetivos, reeleger Bocalom.
Uso da Tecnologia
Nesta quarta-feira (14), prefeito de Rio Branco participou do teste do novo caminhão que irá ajudar nos serviços e criar uma revolução contra os buracos da capital.
“Buraco Zero”
Segundo o gestor público se tiver oportunidade de um próximo mandato, a intenção é de zerar os buracos, algo inédito nas cidades acreanas.
Abraçando a causa
A pré-campanha a prefeito de Brasiléia segue e Fernanda Hassem (PP), atual prefeita do município, demonstra seu apoio irrestrito ao pré-candidato Carlinhos do Pelado.
É obra do Criador
Após muitas conversas em busca de um entendimento, Carlinhos do Pelado conseguiu reunir a Família, base de tudo.
Com direito a foto no Peru
A foto ou Selfie foi registrada no Peru, isso sem dúvidas tira um peso das costas de Carlinhos do Pelado, algo que vinha lhe incomodando
Foram, mas, não são mais (…)
Alguns parecem não interpretar que o que passou ficou no passado, se plantou coisas boas a colheita será rica e sólida, se não, será negativa.
Não somam, pelo contrário, subtraem
Figurões e caciques antigos na Política da fronteira, Parece mesmo não entender ou melhor se fazem, pois de bobos não possuem nada, que não devem aparecer nas fotos e nem em reuniões, logo, o apoio deve ser oculto, fica melhor para todos (…)
Fazendo seu papel
O deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), exerce seu papel ao defender da tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), o cumprimento de acordos com trabalhadores da educação.
Popular
Quem está na disputa por uma vaga no Parlamento mirim de Brasiléia como pré-candidato a vereador, é o comunicador Fernando Oliveira, menino bom e popular, tem o carinho do povo.
Armas de fogo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o decreto legislativo (PDL 206/2024) que suspende trechos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (nº 11.615/2023) sobre armas de fogo e clubes de tiros. O decreto assinado por Lula em julho de 2023 aumentou as exigências para o uso de armas de fogo e o funcionamento dos clubes de tiro no Brasil.
Diminuição nas exigências
Entre outras modificações, o projeto em tramitação no Senado acaba com a exigência para os clubes de tiros se fixarem a, no mínimo, 1 quilômetro (km) de escolas e exclui a exigência de certificado para armas de pressão.
Maior facilidade
Além disso, acaba com a obrigação de os atiradores desportivos participarem de competições anuais com todas as armas que possuem e passa a permitir o uso de arma de fogo para atividades diferentes daquela declarada no momento da aquisição do equipamento.
Educação
Em 20% dos municípios do Brasil, alunos do 5º ano da rede pública não sabem somar moedas de R$ 0,50 ou converter 1 hora em minutos.
Entrevista com Pacy Feitosa para coluna do Dimas Gurgel
O microempreendedor que passou por várias alagações e não desistiu
Pacy, conta para a coluna quem é Pacy Feitosa?
Pacy Feitosa é um microempreendedor que se instalou em Brasiléia no início dos anos 90.
Quantas alagações já enfrentou em Brasiléia?
Já fui inundado umas 6 vezes
Qual foi a mais difícil de superar?
Os anos de 2023 e 2024
Em algum momento chorou e o desespero bateu?
Na verdade, não, por que tinha outras pessoas em situações piores que a minha.
Pacy, você foi um grande empresário da década de 90 e do início dos anos 2000, afinal quem nunca comprou um disco, CD, DVD ou uma fita cassete na Discopape? sente saudades daquele momento?
Sim, ora se não sinto oh(…) ainda até nos dias de hoje, mas, contínuo no mesmo perfil de luta
O que você acha que mudou para os dias atuais? para quem não sabe Brasiléia tinha grandes Shows de forma periódica e em curto intervalo de tempo, algo que não ocorre mais, o que aconteceu? Falta empresários? Público?
No meu ponto de vista falta empresário, público tem sim.
Sua loja era responsável pela venda de ingressos, fala para nossos leitores, qual foi o Show na época, que os ingressos foram esgotados rapidamente e de maior procura
Show do WANDO, JOSÉ AUGUSTO e muitos outros shows, sempre vendia todos os ingressos.
O que diria para as pessoas que conhecem um pouco da sua história?
Eu digo muito obrigado a todos que me conheceram nessa época e até os dias de hoje.
Você pensa em abandonar seu comércio no centro da cidade ou até mesmo deixar Brasiléia?
Não, sem cogitação em deixar Brasiléia, mesmo ciente que minha família mora toda na cidade de Rio Branco.
Agradecimentos
Á toda população local e regional do ALTO ACRE muito obrigado mesmo
Considerações finais
Tenho muita satisfação em ter contribuído um pouco com a história de Brasiléia, pois me sinto filho daqui e Glória a Deus por tudo, obrigado Dimas Gurgel e jornal oaltoacre.
Comentários
Extra
Vereadores Zé Maria e Diojino pedem vista e atrasam obras da ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia
Os vereadores Zé Maria e Diojino Guimarães, ambos de oposição ao prefeito Sérgio Lopes, solicitaram vista no projeto de remanejamento de R$ 15 milhões destinados ao início das obras da ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia. A medida atrasará ainda mais o início dos trabalhos para a construção de uma obra considerada essencial para a região do Alto Acre.
O projeto de construção da ponte, aguardado há anos pela população, enfrenta agora uma barreira política. A oposição, liderada pelos dois vereadores, tem sido acusada de utilizar o pedido de vista como uma manobra para prejudicar a atual gestão. O vereador Diojino Guimarães, condenado por corrupção e com uma pena de 7 anos por superfaturamento que depois foi reduzida para 4, além de ter seu nome barrado pela Justiça Eleitoral recentemente, tem sido alvo de críticas, principalmente por tentar obstruir um projeto de grande impacto para a região.
O prefeito Sérgio Lopes criticou duramente a atitude dos vereadores, afirmando que o pedido de vista não é justificado e só atrasa um projeto que beneficiaria milhares de pessoas que enfrentam dificuldades diárias para atravessar o Rio Acre. Lopes ressaltou que a oposição tem agido de forma a tentar prejudicar sua gestão, mas quem acaba sendo atingida é a população.
Uma das justificativas, segundo deles, seria a falta respostas de explicações sobre o andamento dos trabalhos, e de informações por parte da prefeitura de Brasiléia, que deverá entrar com uma contrapartida. O pedido de vista adia o início das obras da ponte, agravando os desafios enfrentados pelos moradores que dependem dessa travessia, especialmente em horários de pico.
Veja vídeo da justificativa do vereador José Maria durante Sessão dessa semana.
Matérias relacionadas:
Sérgio Lopes assina contrato para construção de nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia
Comentários
Extra
Polícia Civil do Acre prende homem acusado de estupro de vulnerável contra sua filha de sete anos em Rio Branco
Na manhã desta terça-feira, 17, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima (DECAV), prendeu F.A.M., de 32 anos, suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra sua filha, uma criança de sete anos, em Rio Branco.
Segundo as investigações, a vítima residia com o pai, onde os abusos ocorriam de forma contínua. Relatos coletados durante a apuração dos fatos indicam que o acusado forçava a criança a participar de atos inapropriados. A vítima detalhou situações de abuso, o que levou à Imediata representação da prisão preventiva pela Polícia Civil.
O acusado já estava sob investigação por crimes semelhantes envolvendo outras menores da família, incluindo outra filha e uma sobrinha, que também teriam sido abusadas quando estavam em sua residência.
A delegada Carla Fabíola, titular da DECAV, solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi expedida pela 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco. Com o mandado em mãos, a equipe de investigação da DECAV localizou e prendeu F.A.M. no bairro Triângulo. Ele foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da justiça.
“A Polícia Civil do Acre tem intensificado o combate aos crimes de abuso sexual, especialmente os que envolvem crianças e adolescentes. A DECAV atua diretamente na apuração desses crimes, garantindo que os responsáveis sejam identificados e respondam pelos seus atos na justiça”, informou a delegada Carla Fabíola Coutinho
A delegada ressalta ainda a importância da denúncia para que a polícia possa agir com rapidez e garantir a proteção das vítimas.“O caso reforça a necessidade de conscientização sobre o tema e a importância da colaboração da sociedade na denúncia de crimes contra menores. A Polícia Civil continua com o compromisso de garantir a segurança e a dignidade das vítimas, atuando de forma firme e eficaz contra esses crimes” disse.
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza revitalização de prédios públicos atingidos pela Alagação
Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura de Brasiléia finalizou a revitalização da Unidade Básica de Saúde José Maria de Souza Santos, Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque e do prédio da Assistência Social.
A menos de 7 meses todos esses prédios foram atingidos pela maior alagação da história de Brasiléia, e com muito trabalho e compromisso a prefeita Fernanda Hassem conseguiu da uma nova cara para esses lugares.
Você lembra?
Essa mesma UBS José Maria, após passar pela alagação de 2015 ficou desativada pela gestão que estava no exercício naquela época. Sendo reativada apenas na gestão da Prefeita Fernanda Hassem que realizou um investimento de mais de 150 mil reais, beneficiando diretamente mais de 2.000 mil pessoas que precisam dos atendimentos ofertados na UBS.
Você precisa fazer login para comentar.