Extra
Coluna da Maria Coutinho
“O poder emana do Povo”.
De norte a sul do País a nação ficou atenta aos resultados das eleições e como já era de se esperar Jair Bolsonaro eleito pelo povo e para o povo!
A maratona…
…determinou o vencedor. Como prêmio, entregue ao eleito o comando do Brasil recheado de problemas.
Bônus ou ônus.
…fim do segundo turno para presidente do Brasil, confesso que até hoje, não consegui entender os programas de governo apresentados pelos candidatos. Para muitos eleitores tudo é duvidoso. E as notícias falsas, altamente nocivas confundem ainda mais a população.
A preferência…
…dos eleitores foi carimbada. Chegada a hora de conhecer na prática, as propostas de governo que norteará o futuro do Brasil. Portanto, é desnecessário qualquer esforço agora para compreender, o tempo determinará se a escolha foi acertada.
A crise política…
…e democrática é resultado das más administrações, isso o brasileiro sabe. Insatisfeitos decidiram ecoar o pedido de socorro através da mudança. Que a honra resgate a nação da servidão. Esse é o mais importante projeto, esperado por todos.
De certo que há muitos…
…eleitores desinformados e vulneráveis, em contrapartida os conscientes e focados. No período eleitoral foi possível observar pouca importância ideológica e grande rejeição partidária, realidade que limitou o senso crítico de alguns sobre as possibilidades. A sangria das dores foi o ponto forte e validou a determinação popular.
Eleição ou revolução?
Durante a campanha eleitoral, se viu uma revolução. Os apelos foram muitos, as justificativas também e jamais se ouviu falar tanto em política como nos últimos tempos. A tensa campanha mostrou que na atualidade nada se faz sem a aprovação popular.
Vimos a nação…
…reagir ao descontentamento, requereu posicionamento desagradando a muitos. Se viu a pátria contrariada levantar a voz, bater continência, formar trincheiras e determinar a hora de mudar.
E de tudo o que se viu…
…lindo foi participar do Brasil mobilizado em prol de mudanças. Olhar com racionalidade as modificações significativas no cenário político, é no mínimo, admitir que a nação não foge à luta.
Ainda existe questionamentos…
…e tenção quando o assunto é governabilidade positiva. Porém, o medo que abraça a nação se faz coragem para os seguidores do Presidente Jair Bolsonaro.
Nesse sistema…
…contemporâneo em que a pilantragem é grande e a violência política é impiedosa, há uma geração disposta a encontrar saídas para o caos Brasileiro. O voto de esperança representou necessariamente a recusa em aceitar o Brasil como está.
O duelo…
…de intensa disputa política em certos momentos, caminhou às escuras. E mesmo havendo incertezas a nação apostou em Bolsonaro, o tornou imbatível internalizando as suas ideias.
O Brasil…
…levantou firme e conduziu Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. As cores da Pátria, voltam a brilhar com o choro de alegria, a dor aliviada, o porto seguro erguido e a esperança ancorada.
Nem a mídia…
…em suas interfaces conseguiu determinar o rito do processo eleitoral. Dessa vez o Brasil em sua maioria, permaneceu coeso, fiel as suas razões.
Para uns o resultado…
…foi a reação de Massa e para outros, do Povo. Enfim, a compreensão e a indignação explicam onde se estar, o que se precisa e o que se faz para se mobilizar.
Guilhotina
Quanto a filosofia, a ideologia e a patologia, de certo “mermo” foi a guilhotina. No Alto Acre a felicidade aportou em Xapuri, reeleitos Manoel Moraes (PSB) e Antônio Pedro (DEM), mais um mandato confiado aos deputados. Brasiléia e Assis Brasil, rancores, rumores e humores em Manacapuru.
Por outro lado…
…tivemos novatos expressivos nas urnas, a exemplo de Chiquinho Chaves (PSDB) com 1.059 votos, creio que este cenário é o recado aos políticos. Os eleitores estão de olho, vacilou vai para a degola.
Brasiléia…
…na região do Alto Acre, faz parte da fronteira esquecida, abandonada e negligenciada. Com o resultado a pequena cidade comemorou enfeitada de felicidade. Essa população sofrida carece do olhar diferenciado. Justo é exigir respeito, pois de paliativo está cheia!
Para e comunidade…
…fica o dever de acompanhar todo o período de mandato dos candidatos eleitos. Porque o Brasil e o Acre precisam de parlamentares compromissados com a sociedade.
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.




Você precisa fazer login para comentar.