Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

O Acre polarizado…

…dividido econômica e ideologicamente, elegeu seus representantes. Debates, pesquisas, ataques, defesas, logísticas, votos, apurações e vitórias. Enfim, as escolhas foram aprovadas democraticamente.

Por longas décadas…

…o drástico, o nefasto, o ódio e o óbito marcaram o consciente coletivo dos acreanos. Conflitos políticos, sociais, morte de líderes sindicais, problemas fundiários, grilagens e extermínios listaram as denúncias dramáticas do sofrimento imposto a população.

Movimento por diretas…

…revolta social, união das organizações, batalhas por garantia dos direitos sociais, servidores sem crédito e nem credibilidade, lutas por melhores salários e peleja por uma democracia de identificação popular foram a bandeira agregadora para quem sofria.

Oligarquia alternada

Ao longo dos anos, surgiram lideranças com novas propostas de governo alimentando a esperança de muitos e provocando o descontentamento de outros.

Sempre lembrando o passado…

…propondo modificar o presente para garantir o futuro, os governos que assumiram o comando do Acre, construíram o apogeu, mas com o tempo amargaram o declínio. Circuito concluído, é hora de mudar, de renovar. Aos que receberam a missão de governar, boa sorte!

 Os “meninos do PT”…

…surgiram como fio de esperança e aprovação popular, em fins de 90. O eleitorado acreano carimbou por duas décadas a credibilidade na ideologia inovadora, de inclusão, senso de justiça, crescimento econômico, coragem e determinação jovem.

O comando…

…do Acre passou ao domínio da esquerda, quando Jorge Viana, no ano de 1998, assumiu o Palácio Rio Branco, antes governado por Orleir Cameli. O Período foi batizado com o nome de “A Era Viana”, O governo de Jorge alavancou significativamente, o crescimento do Acre, isso é fato.

Mas nesse universo…

…as alternâncias não ocorrem por acaso, o desgaste petista no País, somado ao descontentamento administrativo pós-Jorge no Acre, respingou negativamente na hegemonia Viana.

E Mais uma vez…

…ecoa do povo o pedido de mudança em todo o Brasil. Nas urnas acreanas, os eleitores insatisfeitos, devolvem a tutela do estado a descendência Cameli.

O desafio foi lançado…

Gladson Cameli, recebe o Acre num momento delicado, com árdua missão de resgate. Abraçar a dor acreana no Brasil em situação crítica não é para qualquer um. O País com economia recessiva, juros altos, tributos abusivos, desemprego, violência, crise política e ética são alguns dos grandes obstáculos a serem superados por Cameli.

 Qual a panaceia…

…certa para as enfermidades acreanas? Candidatos e eleitores cumpriram as várias etapas do período eleitoral.  Quem não votou confiou ao outro o direito de escolher o comando do Acre e decidir seu futuro. Depois do stress e buscas para a superação do desgaste, chaga a hora de encontrar o remédio certo para tantos males.

No período de campanha…

…as vias polarizadas construíram retrocessos, feriram a democracia, machucaram almas, sufocaram gritos e alimentaram os cruéis sentimentos dos seres humanos.

Fim da primeira…

…fase seletiva, superar as diferenças com maturidade é o melhor caminho para a população. Aos eleitos fica o compromisso em garantir vias para unificação do País e governabilidade.

 O Segundo turno

…para Presidente, representa claramente a polarização política eleitoral. Os adversários podem apresentar indignação, no entanto é torcer para que a escolha dos brasileiros seja assertiva.

O governo e parlamentares…

…precisaram afinar os discursos e garantir confiança em seus mandatos.  Precisam superar práticas contrárias aos discursos políticos em período eleitoral.

Nearly 90 percent of companies do formal evaluations at least once a year, according to the Society for Human Resource Management.

Infelizmente…

…tivemos eleições difíceis, com chapas borradas por corrupção, crise política, ética e socioeconômica. O perfil renovador parlamentar com princípio da igualdade não convenceu. Os eleitos, em sua maioria, terão a desconfiança da comunidade.

 As escolhas aconteceram…

…, mas a sensação de desamparo permanece. No corredor turbulento, o amanhã é incerto. A sensação de perigo iminente aperta os corações dos eleitores até a escolha do presidente e posse dos eleitos.

Com a realidade desumana…

…dura e sangrenta a nação perdeu a confiança nos representantes. O jeito que o brasileiro se comporta, enxerga o outro, constrói seu caminho acontece pautado no medo.

O Brasil…

…tem a nação acuada temendo o sistema tradicional de desvalorização das conquistas de seu povo, ao longo dos séculos. Gente sofrida que precisa de amparo, que sangra o suor da coragem e que morre sem recuar.

A corrupção

…tem sido o carro chefe político administrativo brasileiro. Destruiu oportunidades, promoveu a fome, miséria, mortes, fraudou garantias e promoveu dúvidas. É precioso entender que a nova geração careca de referências éticas para que o Brasil se torne possível no amanhã.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo