Extra
Coluna da Maria Coutinho
O Acre polarizado…
…dividido econômica e ideologicamente, elegeu seus representantes. Debates, pesquisas, ataques, defesas, logísticas, votos, apurações e vitórias. Enfim, as escolhas foram aprovadas democraticamente.
Por longas décadas…
…o drástico, o nefasto, o ódio e o óbito marcaram o consciente coletivo dos acreanos. Conflitos políticos, sociais, morte de líderes sindicais, problemas fundiários, grilagens e extermínios listaram as denúncias dramáticas do sofrimento imposto a população.
Movimento por diretas…
…revolta social, união das organizações, batalhas por garantia dos direitos sociais, servidores sem crédito e nem credibilidade, lutas por melhores salários e peleja por uma democracia de identificação popular foram a bandeira agregadora para quem sofria.
Oligarquia alternada
Ao longo dos anos, surgiram lideranças com novas propostas de governo alimentando a esperança de muitos e provocando o descontentamento de outros.
Sempre lembrando o passado…
…propondo modificar o presente para garantir o futuro, os governos que assumiram o comando do Acre, construíram o apogeu, mas com o tempo amargaram o declínio. Circuito concluído, é hora de mudar, de renovar. Aos que receberam a missão de governar, boa sorte!
Os “meninos do PT”…
…surgiram como fio de esperança e aprovação popular, em fins de 90. O eleitorado acreano carimbou por duas décadas a credibilidade na ideologia inovadora, de inclusão, senso de justiça, crescimento econômico, coragem e determinação jovem.
O comando…
…do Acre passou ao domínio da esquerda, quando Jorge Viana, no ano de 1998, assumiu o Palácio Rio Branco, antes governado por Orleir Cameli. O Período foi batizado com o nome de “A Era Viana”, O governo de Jorge alavancou significativamente, o crescimento do Acre, isso é fato.
Mas nesse universo…
…as alternâncias não ocorrem por acaso, o desgaste petista no País, somado ao descontentamento administrativo pós-Jorge no Acre, respingou negativamente na hegemonia Viana.
E Mais uma vez…
…ecoa do povo o pedido de mudança em todo o Brasil. Nas urnas acreanas, os eleitores insatisfeitos, devolvem a tutela do estado a descendência Cameli.
O desafio foi lançado…
Gladson Cameli, recebe o Acre num momento delicado, com árdua missão de resgate. Abraçar a dor acreana no Brasil em situação crítica não é para qualquer um. O País com economia recessiva, juros altos, tributos abusivos, desemprego, violência, crise política e ética são alguns dos grandes obstáculos a serem superados por Cameli.
Qual a panaceia…
…certa para as enfermidades acreanas? Candidatos e eleitores cumpriram as várias etapas do período eleitoral. Quem não votou confiou ao outro o direito de escolher o comando do Acre e decidir seu futuro. Depois do stress e buscas para a superação do desgaste, chaga a hora de encontrar o remédio certo para tantos males.
No período de campanha…
…as vias polarizadas construíram retrocessos, feriram a democracia, machucaram almas, sufocaram gritos e alimentaram os cruéis sentimentos dos seres humanos.
Fim da primeira…
…fase seletiva, superar as diferenças com maturidade é o melhor caminho para a população. Aos eleitos fica o compromisso em garantir vias para unificação do País e governabilidade.
O Segundo turno…
…para Presidente, representa claramente a polarização política eleitoral. Os adversários podem apresentar indignação, no entanto é torcer para que a escolha dos brasileiros seja assertiva.
O governo e parlamentares…
…precisaram afinar os discursos e garantir confiança em seus mandatos. Precisam superar práticas contrárias aos discursos políticos em período eleitoral.

Nearly 90 percent of companies do formal evaluations at least once a year, according to the Society for Human Resource Management.
Infelizmente…
…tivemos eleições difíceis, com chapas borradas por corrupção, crise política, ética e socioeconômica. O perfil renovador parlamentar com princípio da igualdade não convenceu. Os eleitos, em sua maioria, terão a desconfiança da comunidade.
As escolhas aconteceram…
…, mas a sensação de desamparo permanece. No corredor turbulento, o amanhã é incerto. A sensação de perigo iminente aperta os corações dos eleitores até a escolha do presidente e posse dos eleitos.
Com a realidade desumana…
…dura e sangrenta a nação perdeu a confiança nos representantes. O jeito que o brasileiro se comporta, enxerga o outro, constrói seu caminho acontece pautado no medo.
O Brasil…
…tem a nação acuada temendo o sistema tradicional de desvalorização das conquistas de seu povo, ao longo dos séculos. Gente sofrida que precisa de amparo, que sangra o suor da coragem e que morre sem recuar.
A corrupção…
…tem sido o carro chefe político administrativo brasileiro. Destruiu oportunidades, promoveu a fome, miséria, mortes, fraudou garantias e promoveu dúvidas. É precioso entender que a nova geração careca de referências éticas para que o Brasil se torne possível no amanhã.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA N.º 002/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 16/12/2025 à 02/01/2026.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global.
DATA DA ABERTURA: 05 de janeiro de 2026.
HORARIO: 09h00min (nove horas).
LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.
OBJETO: Contratação de Serviços de Engenharia, para realização da reforma da UBS JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO, conforme contrato de repasse n° 19023.2490001/23-011, para atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC.
01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão de Contratação, no endereço acima.
02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia – Acre, 16 de dezembro de 2026.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025
Comentários
Extra
Idoso morre em colisão frontal entre motocicletas no Ramal do Polo, em Brasiléia
Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira; mulher e filha adolescente ficaram feridas e foram socorridas
Um grave acidente envolvendo duas motocicletas resultou na morte de um idoso de 76 anos na manhã desta terça-feira (16), no Ramal do Polo, com acesso no km 5 da BR-317 – Estrada do Pacífico, no município de Brasiléia, interior do Acre. A vítima foi identificada como Felipe Berkembrock, natural de Santa Catarina, mas morador do Acre há várias décadas.
De acordo com as primeiras informações, a colisão ocorreu por volta das 6h40 e envolveu outra motocicleta conduzida por Vanderleia Silva Rodrigues, de 30 anos, que transportava a filha adolescente, de 14 anos, na garupa. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades, já que, segundo relatos iniciais, as motos trafegavam praticamente em linha reta quando houve o choque frontal.
Com o impacto, Vanderleia ficou desacordada no local e foi amparada pela filha até a chegada do socorro. O estado de saúde da condutora ainda não havia sido divulgado até o fechamento desta matéria. Ela foi encaminhada ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, onde recebeu atendimento médico e passaria por uma série de exames. A adolescente também foi avaliada pela equipe de saúde.
Felipe Berkembrock, conhecido na comunidade como “Seu Felipe”, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. Equipes da Polícia Técnica foram acionadas e realizaram os procedimentos de praxe. O corpo foi encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar, onde será avaliada a necessidade de remoção para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, para exames forenses.
As autoridades seguem coletando informações no local para a elaboração do laudo técnico que deverá esclarecer a dinâmica e as causas do acidente.
Comentários
Extra
Brasileia perde 3 mandos de quadra e vai decidir título fora de casa
Por causa do comportamento da torcida no confronto contra o Fluminense da Bahia na última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, a equipe do Brasileia perdeu três mandos de jogos e será obrigada a decidir o Campeonato Estadual de Futsal da Série A contra o Quinari fora de casa.
“Recebemos a súmula dos árbitros e também tivemos as informações do delegado da partida. O jogo foi interrompido em vários momentos pelo comportamento da torcida, jogando latas dentro da quadra, e por isso resolvemos aplicar a punição. A federação vem trabalhando para melhorar o futsal acreano, mas os dirigentes precisam ter responsabilidade pelos jogos quando são os mandantes”, declarou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Documento encaminhado
O departamento técnico da Fafs encaminhou nesta segunda, 15, o documento para a diretoria do Brasileia. Os dirigentes irão fazer uma defesa com o objetivo de manter o segundo jogo das finais da Série A no Eduardo Lopes Pessoa.
Fafs ofereceu opções
A Fafs oferece como opções para o segundo jogo das finais as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. Uma definição a respeito do assunto deve ocorrer nesta terça, dia 16.












Você precisa fazer login para comentar.