Extra
Coluna da Maria Coutinho
Olho no candidato…
…e olho no voto! Tendo em foco a cultura da desigualdade no Brasil, as denúncias de privilégios e impunidades elevam a certeza de futuro duvidoso em toda a nação. Quanto aos estados e municípios? Quisera eu, encontrar um otimista.
De Sacristãos a santos
Somente agora, as boas almas saíram do purgatório para solucionar a crise brasileira. Mexendo o caldeirão permanece o capeta gente da “melhor qualidade”, aí se comprova que no universo todos tem sua função “útil”, inclusive os parlamentares corrompidos.
Só de ”butuca”…
Combater milícias, punir vadios traidores é desejo da nação. No pacote é fundamental os serviços humanizados, trabalho, saúde, educação, segurança e lazer. Na encruzilhada, de “butuca, permanecem os candidatos tentando içar credibilidade para conquistar o eleitor. Nessa tarefa quase impossível que vença o melhor.
Todo cuidado é pouco…
…para garantir a redemocratização observe, reflita! Saiba o que fez seu candidato. Analise antes de agir pois, os desafios que virão, serão muitos. Não esqueça que você é o passado, o presente…
E o futuro?
Isso depende de cada brasileiro na hora de escolher o candidato que receberá seu carimbo, para lhe representar politicamente. Não esqueça que os parlamentares eleitos decidirão o futuro de toda a nação!
No Alto Acre…
…tenho visto o desespero dos alguns políticos garimpando votos. Chocante é presenciar a ruma de Davis combatendo os Golias que castigam nossa aldeia. Se não fosse trágico seria cômico!
De boa intenção…
O inferno está cheio. Temos políticos denunciados por crimes, tentando a reeleição. Há também os que votaram a favor da reforma trabalhista, ao lado do patrão, contra o trabalhador e a população.
O que há na cabeça humana?
Seria possível eliminar a ganância? Construir novos caminhos? Transformar a decepção em ascensão? Como erguer base segura nesse universo mentiroso? Talvez construindo movimentos sociais conscientes.
Somos o país agrícola…
…o estado agrícola e a região agrícola, a ausência de incentivo ao produtor rural tem elevado o êxodo rural, o desemprego, a fome, a miséria e a violência.
Fingir…
… que nada acontece é se deixar vencer, fragmentar o caminho é ignorar os sonhos. É a desesperança personificada, o extremismo dos covardes, é se permitir morrer.
Há sofrimento…
…e as reticências mostram que a situação poderá se agravar. O dinheiro acabou, a paz surtou, a fome aumentou, a saúde negligenciou, e a educação caducou. Temos que acordar para realidade drástica na qual estamos atolados.
A esperança em tiranos por que?
Temos o estado porque o criamos com regras de ordem e igualdade. Os políticos existem porque nós os elegemos para nos representar, portanto o que somos e dispomos é uma questão de escolha. Para melhorar o Brasil e proporcionalmente o Acre e o Alto Acre, precisamos renovar os parlamentares.
Enquanto isso..
…não acontece, em desabrigo permanecemos. Somos mutilados e castigados profundamente. A carência é grande, o olhar é turvo. Temos vidas mal vividas e destinos incertos, de concreto mesmo, é a nossa resistência às situações adversas.
Em porções…
…generosas de omissão, nos servem fel diariamente. Ao nosso destino favas e favelas. Temos que reagir! Precisamos reencontrar nosso instinto de defesa para nos proteger dos mestres na arte de enganar. O momento é agora!
Comentários
Extra
Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia
Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia
A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.
Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.
De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.
A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.
O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.
As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.
Comentários
Extra
Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia
Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação
Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.
De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.
Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.
Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
OBJETO: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Data da Abertura: 28 de janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 13/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br, Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 12 de janeiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira



























Você precisa fazer login para comentar.