Extra
Colapsou! – Igarapé Encrenca seca e pode deixar Epitaciolândia sem agua se a estiagem persistir
A situação é caótica, o leito do igarapé encrenca o único manancial que fornece água potável para toda a população de Epitaciolândia secou. A Saneacre, estatal que faz a captação, tratamento e distribuição de água está tendo grandes dificuldades para abastecer a cidade.
A equipe de reportagem do site oaltoacre.com foi ver de perto a real situação do igarapé e pode constatar que o único manancial que abastece mais de 18 mil habitantes secou, com a seca severa e a degradação nas cabeceiras ocasionou o colapso da única fonte de água que supre Epitaciolândia.
É comum ouvir relato de pessoas em vários bairros, sobre a falta d’água, muitos estão recorrendo aos carros pipas particulares e da prefeitura para encher abastecer suas residências.
A situação de captação de água também é bastante precária, a casa de máquinas não tem portas colocando em risco crianças que usam o local quando a represa está cheia para tomar banho. O local também não é cercado tendo livre acesso para pessoas e animais.
Em conversa com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente segundo informou o Secretário Jonas Cavalcante, tem que ser feito um reflorestamento com urgência nas nascentes do Encrenca, uma parte já foi reflorestada, porém outras ações serão realizadas a fim de evitar a falência permanente do único manancial que abastece não só a cidade, mas várias famílias que moram ás margens do igarapé.
Veja nota do presidente da Saneacre abaixo:
Nota pública sobre o abastecimento de água dos bairros de Epitaciolândia
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informa à população de Epitaciolândia que o Igarapé Encrenca, de onde é captada a água que abastece a região, encontra-se em níveis extremamente baixos devido à escassez de chuvas e condições climáticas adversas. Diante dessa realidade, o Saneacre tomará medidas de racionamento a partir deste sábado, 21.
As ações de racionamento são necessárias para garantir o abastecimento dos bairros do município. Por essa razão, o Saneacre orienta à população que utilize a água de maneira consciente, evitando desperdícios e adotando práticas que promovam a economia de água em suas residências e em empresas.
O Saneacre e outros órgãos do Estado permanecem monitorando o Igarapé Encrenca e demais fontes de captação dos municípios acreanos, na busca por soluções para mitigar os impactos da escassez hídrica e, com isso, garantir o fornecimento regular de água para a população acreana.
José Raimundo Barroso Bestene
Presidente do Saneacre
Comentários
Extra
Facções rivais declaram guerra na fronteira após tentativa de execução a tiros
Jovem de 21 anos baleado no “Beco do Mangueirão” pode ser primeira vítima de conflito entre criminosos; delegacia intensifica operações
Tentativa de homicídio em Epitaciolândia pode marcar início de guerra entre facções
Um jovem de 21 anos, identificado como Guilherme de Souza Pereira, foi baleado no “Beco do Mangueirão”, no Bairro Liberdade, em Epitaciolândia, na noite desta terça-feira. O ataque, executado por dois homens encapuzados que teria ligação com o rompimento de uma trégua entre facções criminosas na região de fronteira.
Segundo foi levantado, os criminosos abordaram e ordenaram que as vítimas não se movessem, mas Guilherme tentou fugir e levou tiros nas pernas. Lofo depois, os atiradores fugiram gritando frases de ordem de uma facção.
O SAMU socorreu o jovem, que sofreu fratura em uma das pernas e foi encaminhado ao Hospital Regional do Alto Acre. Seu estado é estável, mas ele deve ser transferido para Rio Branco para cirurgia.
A Polícia Civil investiga se o ataque está relacionado a outro homicídio e uma tentativa recente na região. Fontes policiais confirmam que dois grupos criminosos romperam aliança e estariam em conflito aberto.
O delegado Erick Maciel, coordenador da regional do Alto Acre, está à frente das operações para evitar escalada da violência. A área do crime é conhecida como ponto de venda de drogas e disputa de domínio de facções.
Novas informações devem ser divulgadas em breve, enquanto a polícia monitora movimentações suspeitas na fronteira.
Comentários
Extra
Vigilância Sanitária de Cobija interdita churrascaria por irregularidades sanitárias
Operação conjunta encontrou falhas críticas de higiene e licença vencida no estabelecimento “Paladar Boliviano e Brasileiro”; proprietário terá que pagar multa e regularizar situação

O proprietário deve pagar ama multa correspondente e comprometer-se a adequar o local de acordo com todos os regulamentos exigidos pela lei e normas da vigilância sanitária da Bolivia. Foto: cedidas
Uma ação coordenada entre a Intendência Municipal de Cobija, o SENASAG Pando e o Gabinete de Defesa do Consumidor resultou na interdição temporária da churrascaria “Paladar Boliviano e Brasileiro” após constatação de graves irregularidades durante inspeção sanitária.
Principais irregularidades encontradas:
- Licença de funcionamento com prazo vencido
- Falhas nos protocolos de higiene e segurança alimentar
- Não conformidades no controle de pragas
- Deficiências na higiene dos manipuladores de alimentos
Medidas aplicadas:
- Interdição imediata do estabelecimento
- Aplicação de multa ao proprietário
- Exigência de adequação a todos os requisitos legais
Requisitos sanitários obrigatórios:
A Vigilância Sanitária boliviana reforça que todos os estabelecimentos alimentícios devem manter:
- Manual de Boas Práticas atualizado
- Procedimentos Operacionais Padrão (POP) implementados
- Responsável técnico habilitado
- Controle documentado de higiene e segurança

As normas da vigilância sanitária no setor alimentício, especificamente, a ‘Intendência’ foca em evitar possíveis surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Foto: cedidas
O proprietário terá prazo determinado para regularizar a situação antes de solicitar nova vistoria. A Intendência Municipal alerta que operações surpresa continuarão sendo realizadas para garantir a segurança alimentar da população de Cobija.
Consumidores que identificarem irregularidades em estabelecimentos podem denunciar às autoridades sanitárias locais de Cobija. A medida visa prevenir surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) na região fronteiriça.

Durante a inspeção, foram identificadas deficiências em higiene e segurança alimentar, além da detecção de uma licença de funcionamento fora do prazo de validade. Foto: cedida
Durante a inspecção, foram detectadas deficiências em principalmente em higiene e segurança alimentar, o que levou ao encerramento temporário do estabelecimento.
Veja vídeo com TVU Pando e TV Canal 15:

A Intendência Municipal alerta que operações surpresa continuarão sendo realizadas para garantir a segurança alimentar da população de Cobija. Foto: cedida
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA N° 001/2025 – COMPRAS.GOV 90001/2025
Data da Abertura: 20 de maio de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
OBJETO: Contratação de empresa para Prestação de Serviços de Restabelecimento de Encosta atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC.
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 10/04/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/
Brasiléia/AC, 08 de abril de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Agente de Contratação
Você precisa fazer login para comentar.