Cotidiano
Cobertura vacinal contra influenza segue abaixo do ideal no Acre em 2025
Apenas dois municípios superaram 60% de imunização; autoridades de saúde alertam para risco de surtos e aumento de internações por síndromes respiratórias graves

O cenário preocupa autoridades sanitárias diante do avanço das SRAGs e da circulação de vírus sazonais. Foto: internet
A cobertura vacinal contra a influenza no Acre permanece abaixo do esperado em 2025, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) nº 20, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Apesar das campanhas de sensibilização realizadas pelas equipes de saúde, a maioria dos municípios não alcançou nem metade da população prevista para imunização.
Entre os 22 municípios acreanos, apenas Porto Walter (65,81%) e Jordão (59,52%) conseguiram superar a marca de 60% de cobertura. A capital, Rio Branco, registra 48,96%, desempenho superior a cidades como Cruzeiro do Sul (47,47%) e Sena Madureira (47,93%). Já os piores índices estão nos municípios de Bujari (26,96%) e Porto Acre (27,77%).
O cenário tem preocupado autoridades sanitárias, principalmente diante do avanço das SRAGs e da circulação de vírus sazonais. A baixa adesão à vacina compromete a chamada imunidade coletiva, colocando em risco especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra a influenza é a principal medida para prevenir internações e óbitos relacionados a doenças respiratórias graves. A recomendação é que a população procure as unidades básicas de saúde e mantenha a carteira de vacinação em dia. A mobilização vacinal continua em todo o estado.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.