Conecte-se conosco

Cotidiano

Clientes de baixa renda do Acre poderão ter até 6,89% de redução na fatura de energia 

Publicado

em

Novo benefício concedido pelo Governo Federal é válido para famílias cadastradas no Cadúnico e com consumo de até 120KW/h 
Famílias de baixa renda atendidas pela Energisa passam a ter direito ao Desconto Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que pode reduzir o valor da conta de luz em até 6,89% no Acre. O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa.
O desconto será aplicado automaticamente sobre o consumo mensal de energia elétrica de até 120 kWh, por meio da isenção de encargos do setor elétrico. Também têm direito ao Desconto Social famílias indígenas e quilombolas que atendam aos critérios de renda. Importante destacar que o consumo acima desse limite terá cobrança da tarifa residencial convencional.
“A Energisa reforça que não é necessário fazer solicitação junto à distribuidora. O desconto é concedido automaticamente para quem está com o CadÚnico atualizado e é titular da conta de energia. Caso o beneficiário não seja o titular da fatura, a regularização pode ser feita pelos nossos canais digitais”, diz Ezequiel Pinheiro, coordenador da Energisa Acre.
Quem ainda não está inscrito no CadÚnico deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para realizar o cadastro. O cadastramento e a atualização de dados são de responsabilidade do Governo Federal, e a concessionária utiliza essas informações apenas para aplicar o benefício.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Energisa, como o aplicativo Energisa On (disponível para Android e IOS), a Agência Digital (servicos.energisa.com.br) e o WhatsApp Gisa: (68) 99233-0341.

Tarifa Social – não há alteração para clientes baixa renda com direito ao benefício da tarifa social. Todos que se enquadram nos critérios (famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita até meio salário-mínimo, BPC, indígenas e quilombolas) continuam com gratuidade na tarifa até 80 kWh.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Detran orienta proprietários sobre novo procedimento após recuperação de veículos roubados ou furtados

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) orienta os proprietários de veículos sobre a atualização no procedimento para a recuperação de veículos com registro de roubo ou furto. A mudança garante mais segurança, organização e agilidade ao processo, além de evitar transtornos.

Atualmente, o serviço de vistoria veicular é realizado por empresas credenciadas. Com o novo modelo, essas empresas ficam impedidas, por sistema, de realizar qualquer atendimento enquanto houver uma restrição ativa de roubo ou furto no prontuário do veículo. Por isso, a baixa dessa restrição deve ser feita obrigatoriamente no Detran antes da vistoria.

Serviço de vistoria é realizado por empresas terceirizadas e credenciadas no Detran. Foto Kelvisson Monteiro/Detran

O primeiro passo, em caso de roubo ou furto, é registrar boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia. Após a recuperação do veículo, o proprietário deve retornar ao local onde foi feito o BO para solicitar o termo de restituição, que comprova que o bem foi localizado e devolvido ao dono.

Com esse documento em mãos, o cidadão deve se dirigir ao Detran para solicitar a retirada da restrição de roubo ou furto do sistema. Nesse momento, a restrição é substituída pela restrição de vistoria, que é obrigatória para a devolução do veículo ao proprietário.

Somente após essa atualização no sistema do Detran, as empresas ficam liberadas para realizar a vistoria de recuperação. Com o laudo aprovado, o processo administrativo é finalizado e o veículo pode voltar a circular normalmente, sem impedimentos.

O Detran reforça que seguir corretamente esse fluxo evita atrasos e garante mais rapidez na conclusão do processo de recuperação do veículo.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Acre em Rio Branco segue acima da cota de transbordo nesta sexta-feira

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre em Rio Branco continua em atenção especial nesta sexta-feira (30). Segundo o boletim da Defesa Civil Municipal, às 9h, o rio marcava 14,52 metros, superando a cota de transbordo, que é de 14 metros, e a cota de alerta, fixada em 13,50 metros.

O levantamento aponta ainda que nas últimas 24 horas choveu 1,00 mm na capital acreana, contribuindo para a manutenção do nível elevado do manancial. A medição realizada às 5h17 havia registrado 14,39 metros, demonstrando a tendência de subida do rio nas primeiras horas do dia.

A Defesa Civil segue monitorando os pontos de maior risco e orienta a população a manter atenção redobrada, especialmente nas áreas historicamente vulneráveis a alagamentos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sandro Resende comanda trabalho tático e ganha opções no Santa Cruz

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Sandro Resende faz ajustes no Santa Cruz

O técnico Sandro Resende comandou um treino tático nesta quinta, 29, no CT do Cupuaçu, e realizou ajustes no Santa Cruz visando o confronto diante do Vasco. A partida será disputada no sábado, 31, às 15 horas, no Tonicão.

“Estamos trabalhando forte desde o início da semana e a meta é deixar a equipe mais competitiva. Podemos realizar um grande jogo”, comentou Sandro Resende.

Ganha opções

O Santa Cruz ainda não venceu no Estadual e a diretoria trabalhou na contratação de reforços. O lateral direito Railan, o zagueiro Vitor Salvador e o JP Bardales foram regularizados e são mais três opções para a partida contra o Vasco.

Último treinamento

O elenco do Santa Cruz faz um treinamento de bolas paradas no CT do Cupuaçu e fecha a preparação.

Comentários

Continue lendo