Flash
Civismo e grande participação popular marcam comemorações pelos 197 anos da Independência do Brasil
Mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento símbolo do patriotismo nacional, que contou com a participação e desfile de diversas instituições
A avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco, foi tomada por milhares de pessoas que prestigiaram o desfile cívico-militar neste sábado, 7, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil em relação a Portugal. A data é um marco na história da nação brasileira que, a partir de 1822, conquistou sua autonomia político-administrativa.
Para celebrar o 7 de setembro, uma programação especial foi montada para dar ainda mais brilho ao tradicional desfile de instituições civis e militares. O resgate do civismo feito pelo governo por meio de símbolos, como o brasão do próprio Estado do Acre, foi um dos destaques que o público identificou durante o evento.

Continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile Foto: Diego Gurgel/Secom
A continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile. Bastante aplaudido pela multidão, o chefe do poder Executivo afirmou que o momento é de a população reavivar o seu patriotismo e renovar a esperança por dias melhores.
“Como brasileiro e governador, é um orgulho participar do nosso primeiro 7 de setembro e reforçar ainda mais o nosso patriotismo, o nosso compromisso, até porque o acreano já tem no coração esta determinação, isso está no nosso sangue, que é a nossa pátria e a nossa bandeira. Mais uma vez eu digo que o nosso brasão é o nosso guia e que o patriotismo é o símbolo do amor que temos pelo Brasil. Peço a todos os brasileiros que não percam as esperanças porque será com este mesmo patriotismo que venceremos os nossos desafios. Viva o 7 de setembro, viva o Brasil e viva o Acre”, declarou o governador Gladson Cameli.
Seguindo o rito da programação, Cameli passou em revista às tropas ao longo da avenida Getúlio Vargas e um dos momentos mais emocionantes do evento ficou por conta da entrega de medalhas para dez atletas paraolímpicos acreanos que participaram das Paralimpíadas Universitárias e do Circuito Caixa Loterias. Destaque para José Armando Pimental Zegarra Júnior, atleta recordista brasileiro nos 100 metros rasos, classe TT 45.
Desfile grandioso
A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em seguida, foi a vez do Centro de Ensino Especial Dom Bosco que trouxe para avenida seus estudantes e realizaram uma bela apresentação para as autoridades e público presente.

A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Foto: Odair Leal/Secom
As instituições militares também marcaram presença no evento. Militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros desfilaram com parte de seu aparato utilizado no dia a dia para proteger a sociedade.
Para o comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), tenente-coronel Costa Prates, a presença das forças armadas nas comemorações pela Independência do Brasil se confunde com a própria história desta importante data nacional. “O Exército sempre se faz presente na semana da pátria em que comemoramos os 197 anos da Independência do Brasil. As forças armadas fazem parte desta história e fazemos questão de participar deste grande evento”, frisou.
A apresentação dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim arrancou muitos aplausos da plateia. Os adolescentes fizeram demonstrações de algumas instruções que aprendem durante as atividades, como primeiros socorros, resgate e transporte de vítimas.
Também participaram do desfile os estudantes das escola estaduais Neutel Maia, Carlos Casavechia, Colégio Acreano, Colégio Militar Dom Pedro II, Colégio Militar Tiradentes, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e Instituto Federal do Acre (Ifac).
Já o desfile motorizado foi realizado por parte da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Corpo de Bombeiros, 7º Bec, 4º Bis e por colecionadores de carros antigos, Clube do Fusca e motoclubes de Rio Branco.
Continue lendo e veja imagens —-> Clique aqui.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasileia anuncia revogação de edital da Educação e reafirma compromisso com a responsabilidade fiscal e a educação inclusiva
A Prefeitura Municipal de Brasileia, em respeito aos seus cidadãos e aos princípios da administração pública, comunica a revogação do edital de contratação temporária de professores e pessoal de apoio pedagógico para a rede de educação do município.
A medida, embora difícil, é necessária e visa adequar os processos municipais a novas legislações e garantir a sustentabilidade fiscal e administrativa da cidade.
A decisão atende, primordialmente, à necessidade de conformidade com o Decreto Federal nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. Publicado próximo ao final do ano letivo, o decreto estabelece diretrizes que não estavam contempladas no edital em vigor, gerando um impasse jurídico para a municipalidade.
Agravando a situação, o Decreto Federal nº 12.773, de 8 de dezembro de 2025, publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro, introduziu alterações significativas ao Decreto anterior, elevando consideravelmente as exigências de formação para os profissionais de educação especial.
Especificamente, o novo decreto estabelece que os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) devem possuir formação continuada em educação especial inclusiva com carga horária mínima de 360 horas (antes eram 80 horas), e que os profissionais de apoio escolar devem ter formação inicial de nível médio e formação continuada com carga horária mínima de 180 horas.
Estas exigências reforçam a impossibilidade jurídica de manutenção do edital anterior.
Em obediência ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório — que exige o cumprimento integral de um edital ou sua anulação — e com amparo na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite à administração pública rever seus próprios atos, a revogação tornou-se a única via legalmente segura.
A Prefeitura de Brasileia compreende e lamenta profundamente o impacto que esta decisão causa nos profissionais afetados. A gestão se solidariza com todos os atingidos e suas famílias, reconhecendo a importância de cada profissional para a nossa comunidade. É fundamental destacar, contudo, que as vagas em questão referem-se a cargos provisórios, não efetivos.
Um novo edital, totalmente alinhado às novas diretrizes federais e à realidade orçamentária do município, será elaborado e publicado em breve, oferecendo uma nova oportunidade de contratação para muitos desses profissionais.
O novo processo seletivo contemplará as exigências de formação continuada agora obrigatórias, garantindo que os profissionais contratados possuam as qualificações necessárias para oferecer educação de qualidade às crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
Esta medida também se insere em um contexto de grande responsabilidade fiscal. Atualmente, o município de Brasileia enfrenta sérias dificuldades financeiras, com o índice de despesa com pessoal ultrapassando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta situação exige ações firmes para a redução de custos, conforme orientação dos órgãos de controle.
Agrava o quadro o fato de que a educação especial, especialmente no que tange aos mediadores, não possui custeio do Governo Federal, sendo uma despesa integralmente absorvida pelos cofres municipais. A crescente demanda por estes profissionais, muitas vezes impulsionada por uma distribuição de laudos que carecem de estudos aprofundados, tem elevado significativamente o índice de gastos.
Neste aspecto, o novo Decreto Federal nº 12.773 oferece um avanço importante: estabelece que a oferta do profissional de apoio escolar será avaliada pelo estudo de caso e independerá de resultado de diagnóstico, laudo ou qualquer documento emitido por profissional de saúde, criando um critério mais objetivo e pedagógico para a identificação de necessidades.
Por fim, Brasileia expõe que trabalha para seus aproximadamente 27 mil habitantes, e seguirá tomando medidas de responsabilidade fiscal para com a municipalidade. A administração municipal seguirá trabalhando para superar os desafios atuais, certa de que as medidas adotadas, embora austeras, são indispensáveis para assegurar um futuro sustentável e justo para todos os cidadãos de Brasileia.
O novo edital será uma oportunidade para estruturar adequadamente a educação especial no município, em conformidade com as legislações federais e com a capacidade orçamentária municipal.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Brasileia
Comentários
Flash
Avião de pequeno porte cai no distrito de Extrema com vereador e deputado a bordo, em Porto Velho
Deputado Maurício Carvalho e vereador Márcio Parcele estavam a bordo; ambos foram socorridos e passam bem
Um avião de pequeno porte caiu no início da tarde deste sábado (20) no distrito de Extrema, localizado na zona rural de Porto Velho, em Rondônia. O acidente mobilizou equipes de resgate e chamou a atenção de moradores da região.
De acordo com informações preliminares, entre os ocupantes da aeronave estavam o deputado Maurício Carvalho e o vereador Márcio Parcele. Apesar do impacto e do susto, os dois foram socorridos e não sofreram ferimentos graves. Ambos receberam atendimento médico e tiveram o estado de saúde considerado estável.
Até o momento, as causas da queda da aeronave não foram oficialmente divulgadas. As autoridades competentes deverão realizar perícia no local para apurar as circunstâncias do acidente e esclarecer o que provocou a ocorrência.
Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas nas próximas horas pelas equipes responsáveis pela investigação.
Comentários
Flash
Homem é agredido e baleado durante ataque criminoso no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia
Vítima foi atingida por três disparos, sofreu perfuração no pulmão e foi transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco
Osvaldo Soleto Dilovani, de 34 anos, foi vítima de agressão física e de disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira (19), durante um ataque ocorrido em via pública no bairro Leonardo Barbosa, no município de Brasiléia, interior do Acre. A ação é atribuída a integrantes de uma organização criminosa.
De acordo com informações da polícia, Osvaldo caminhava pela rua carregando uma centrífuga quando foi surpreendido por três homens que teriam invadido o bairro. A vítima foi inicialmente agredida com socos e chutes e, em seguida, atacada com uma ripa. Logo após as agressões físicas, os criminosos efetuaram três disparos de arma de fogo contra o homem.
Osvaldo foi atingido no quadril, nas nádegas e por um projétil que entrou pelas costas e perfurou o pulmão, provocando um pneumotórax. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local e tomaram rumo desconhecido.
Moradores da região, ao ouvirem os tiros, encontraram a vítima caída e ensanguentada na via pública e acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local, prestou os primeiros atendimentos e encaminhou Osvaldo ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia. Na unidade, ele foi estabilizado, passou por drenagem no pulmão e, posteriormente, regulado para transferência à capital.
Na tarde desta sexta-feira (20), a vítima deu entrada no setor de trauma do Pronto-Socorro de Rio Branco, transportada por uma Unidade de Transporte Avançado (UTA). O estado de saúde é considerado estável, porém Osvaldo deverá passar por exames complementares, avaliações médicas e possivelmente por procedimentos cirúrgicos para a retirada dos projéteis alojados no corpo.
Policiais militares do 5º Batalhão realizaram diligências na região, colheram informações e características dos suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia como tentativa de homicídio e seguirá sob investigação.



















































Você precisa fazer login para comentar.