Conecte-se conosco

Flash

Civismo e grande participação popular marcam comemorações pelos 197 anos da Independência do Brasil

Publicado

em

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento símbolo do patriotismo nacional, que contou com a participação e desfile de diversas instituições

A avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco, foi tomada por milhares de pessoas que prestigiaram o desfile cívico-militar neste sábado, 7, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil em relação a Portugal. A data é um marco na história da nação brasileira que, a partir de 1822, conquistou sua autonomia político-administrativa.

Para celebrar o 7 de setembro, uma programação especial foi montada para dar ainda mais brilho ao tradicional desfile de instituições civis e militares. O resgate do civismo feito pelo governo por meio de símbolos, como o brasão do próprio Estado do Acre, foi um dos destaques que o público identificou durante o evento.

Continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile Foto: Diego Gurgel/Secom

A continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile. Bastante aplaudido pela multidão, o chefe do poder Executivo afirmou que o momento é de a população reavivar o seu patriotismo e renovar a esperança por dias melhores.

“Como brasileiro e governador, é um orgulho participar do nosso primeiro 7 de setembro e reforçar ainda mais o nosso patriotismo, o nosso compromisso,  até porque o acreano já tem no coração esta determinação, isso está no nosso sangue, que é a nossa pátria e a nossa bandeira. Mais uma vez eu digo que o nosso brasão é o nosso guia e que o patriotismo é o símbolo do amor que temos pelo Brasil. Peço a todos os brasileiros que não percam as esperanças porque será com este mesmo patriotismo que venceremos os nossos desafios. Viva o 7 de setembro, viva o Brasil e viva o Acre”, declarou o governador Gladson Cameli.

Seguindo o rito da programação, Cameli passou em revista às tropas ao longo da avenida Getúlio Vargas e um dos momentos mais emocionantes do evento ficou por conta da entrega de medalhas para dez atletas paraolímpicos acreanos que participaram das Paralimpíadas Universitárias e do Circuito Caixa Loterias. Destaque para José Armando Pimental Zegarra Júnior, atleta recordista brasileiro nos 100 metros rasos, classe TT 45.

Desfile grandioso

A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em seguida, foi a vez do Centro de Ensino Especial Dom Bosco que trouxe para avenida seus estudantes e realizaram uma bela apresentação para as autoridades e público presente.

A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Foto: Odair Leal/Secom

As instituições militares também marcaram presença no evento. Militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros desfilaram com parte de seu aparato utilizado no dia a dia para proteger a sociedade.

Para o comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), tenente-coronel Costa Prates, a presença das forças armadas nas comemorações pela Independência do Brasil se confunde com a própria história desta importante data nacional. “O Exército sempre se faz presente na semana da pátria em que comemoramos os 197 anos da Independência do Brasil. As forças armadas fazem parte desta história e fazemos questão de participar deste grande evento”, frisou.

A apresentação dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim arrancou muitos aplausos da plateia. Os adolescentes fizeram demonstrações de algumas instruções que aprendem durante as atividades, como primeiros socorros, resgate e transporte de vítimas.

Estudantes abrilhantaram o desfile neste sábado Foto: Neto Lucena/Secom

Também participaram do desfile os estudantes das escola estaduais Neutel Maia, Carlos Casavechia, Colégio Acreano, Colégio Militar Dom Pedro II, Colégio Militar Tiradentes, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e Instituto Federal do Acre (Ifac).

Já o desfile motorizado foi realizado por parte da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Corpo de Bombeiros, 7º Bec, 4º Bis e por colecionadores de carros antigos, Clube do Fusca e motoclubes de Rio Branco.

Continue lendo e veja imagens —-> Clique aqui.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo