fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Civismo e grande participação popular marcam comemorações pelos 197 anos da Independência do Brasil

Publicado

em

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento símbolo do patriotismo nacional, que contou com a participação e desfile de diversas instituições

A avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco, foi tomada por milhares de pessoas que prestigiaram o desfile cívico-militar neste sábado, 7, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil em relação a Portugal. A data é um marco na história da nação brasileira que, a partir de 1822, conquistou sua autonomia político-administrativa.

Para celebrar o 7 de setembro, uma programação especial foi montada para dar ainda mais brilho ao tradicional desfile de instituições civis e militares. O resgate do civismo feito pelo governo por meio de símbolos, como o brasão do próprio Estado do Acre, foi um dos destaques que o público identificou durante o evento.

Continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile Foto: Diego Gurgel/Secom

A continência prestada pelos comandantes das forças do Exército Brasileiro e do Estado ao governador Gladson Cameli marcou a abertura oficial do desfile. Bastante aplaudido pela multidão, o chefe do poder Executivo afirmou que o momento é de a população reavivar o seu patriotismo e renovar a esperança por dias melhores.

“Como brasileiro e governador, é um orgulho participar do nosso primeiro 7 de setembro e reforçar ainda mais o nosso patriotismo, o nosso compromisso,  até porque o acreano já tem no coração esta determinação, isso está no nosso sangue, que é a nossa pátria e a nossa bandeira. Mais uma vez eu digo que o nosso brasão é o nosso guia e que o patriotismo é o símbolo do amor que temos pelo Brasil. Peço a todos os brasileiros que não percam as esperanças porque será com este mesmo patriotismo que venceremos os nossos desafios. Viva o 7 de setembro, viva o Brasil e viva o Acre”, declarou o governador Gladson Cameli.

Seguindo o rito da programação, Cameli passou em revista às tropas ao longo da avenida Getúlio Vargas e um dos momentos mais emocionantes do evento ficou por conta da entrega de medalhas para dez atletas paraolímpicos acreanos que participaram das Paralimpíadas Universitárias e do Circuito Caixa Loterias. Destaque para José Armando Pimental Zegarra Júnior, atleta recordista brasileiro nos 100 metros rasos, classe TT 45.

Desfile grandioso

A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em seguida, foi a vez do Centro de Ensino Especial Dom Bosco que trouxe para avenida seus estudantes e realizaram uma bela apresentação para as autoridades e público presente.

A abertura do desfile cívico-militar foi realizada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Foto: Odair Leal/Secom

As instituições militares também marcaram presença no evento. Militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros desfilaram com parte de seu aparato utilizado no dia a dia para proteger a sociedade.

Para o comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), tenente-coronel Costa Prates, a presença das forças armadas nas comemorações pela Independência do Brasil se confunde com a própria história desta importante data nacional. “O Exército sempre se faz presente na semana da pátria em que comemoramos os 197 anos da Independência do Brasil. As forças armadas fazem parte desta história e fazemos questão de participar deste grande evento”, frisou.

A apresentação dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim arrancou muitos aplausos da plateia. Os adolescentes fizeram demonstrações de algumas instruções que aprendem durante as atividades, como primeiros socorros, resgate e transporte de vítimas.

Estudantes abrilhantaram o desfile neste sábado Foto: Neto Lucena/Secom

Também participaram do desfile os estudantes das escola estaduais Neutel Maia, Carlos Casavechia, Colégio Acreano, Colégio Militar Dom Pedro II, Colégio Militar Tiradentes, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e Instituto Federal do Acre (Ifac).

Já o desfile motorizado foi realizado por parte da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Corpo de Bombeiros, 7º Bec, 4º Bis e por colecionadores de carros antigos, Clube do Fusca e motoclubes de Rio Branco.

Continue lendo e veja imagens —-> Clique aqui.

Comentários

Continue lendo

Flash

Abrindo as atividades em comemoração aos 32 anos de Epitaciolândia, prefeitura leva Programa Saúde na Comunidade aos moradores do Mato Grosso

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado, 20, a edição 87 do Programa Saúde na Comunidade, as ações e serviços foram levados para atender os moradores do Ramal do Mato Grosso e adjacentes.

A ação faz parte das programações em comemoração aos 32 anos de emancipação política e econômica do município, O Prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária de Saúde Jessica Morais, esteve dialogando com os moradores e os profissionais de saúde.

“Mais uma vez estamos aqui na comunidade do Mato Grosso trazendo a 87ª Edição do Programa Saúde na Comunidade, esse é um programa que consolida nossa gestão como uma que mais atende pessoas na área da saúde em todo estado do Acre, são 88.936 procedimentos, e isso demonstra o nosso carinho e nosso compromisso com nossa gente. ” Destacou Sérgio Lopes.

Foram realizados um total de 1.779 procedimentos sendo:

Atendimento médico: 161

Procedimento odontológico: 294

Procedimento de enfermagem: 325

Atendimento Psicólogo: 20

Vacina de rotina: 62

Dispensação de medicamentos: 168

Teste rápido ISTs: 12

Teste rápido COVID: 3

Auxílio Brasil: 30

PCCU: 22

Cortes de cabelo: 68

Ultrassonografia: 47

Vacina Antirabica: 59

Eletrocardiograma: 9

Atendimentos especializados: 499

Consulta Nutricionista: 32

Bioimpedância: 33

Consulta Ginecologista: 40

Colposcopia: 29

Consulta Oftalmologista: 92

Tonometria: 88

Ultrassom ocular: 81

Mapeamento de retina: 88

Ortopedista: 16

Em 87 edições do Programa Saúde na Comunidade, a prefeitura na gestão dom prefeito Sérgio Lopes já realizou o total de: 88.936 procedimentos com diversas especialidades em saúde.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Companhia Especial de Fronteira presta homenagem aos veteranos do Exército

Publicado

em

Momento de confraternização entre amigos que puderam relembrar de muitas histórias.

Com apoio de Emerson Frazão – 

Em uma emocionante celebração dedicada ao Dia do Exército, a CEF Companhia Especial de Fronteira, localizada no município de Epitaciolândia, realizou uma comovente homenagem aos veteranos. O evento, que contou com um café da manhã e reencontro entre antigos camaradas de farda, convidou a todos a reviverem os momentos de formatura em um desfile conjunto.

A atmosfera de camaradagem e nostalgia preencheu o espaço da CEF, situado na companhia de Fronteira do município de Epitaciolândia, durante todo o dia 19 de abril, data especial em homenagem ao Dia do Exército. O encontro proporcionou aos veteranos a oportunidade única de relembrar histórias, aventuras, serviços prestados durante suas jornadas militares.

Veteranos receberam a homenagem e participaram da abertura do desfile, além dos momentos de emoção em poder encontrar amigos que não viam a muito tempo.

O desfile, momento emblemático do evento, evocou lembranças do passado, transportando os presentes de volta aos dias de formatura, quando marchavam orgulhosamente em união com seus companheiros de armas. A iniciativa da CEF Companhia Especial de Fronteira não apenas honrou os veteranos, mas também fortaleceu os laços de camaradagem e gratidão que permeiam a comunidade militar.

 

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Caminhão de coleta de lixo tomba e deixa motorista e garis feridos em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde deste sábado (20), um acidente envolvendo um caminhão de coleta de lixo deixou quatro pessoas feridas no bairro da Paz, em Rio Branco. O motorista identificado como Josiel da Silva Muniz, de 25 anos, e os garis Paulo Sérgio Rodrigues Feitosa, de 28 anos, Cairo Alexandre Vanderlei Nascimento, de 19 anos, e Wesley Leite de Souza, de 29 anos, foram os envolvidos no incidente.

De acordo com relatos de testemunhas, Josiel conduzia um caminhão da Empresa Limpebrás, responsável pela coleta de lixo na cidade, quando, em alta velocidade, perdeu o controle em uma curva na Estrada Alberto Torres, invadindo a pista contrária e tombando o veículo.

O impacto foi significativo, resultando na ejeção do motorista da cabine, que chegou a quebrar o para-brisa com o próprio corpo. Paulo Sérgio, um dos garis que realizava a coleta na parte traseira do caminhão, caiu do veículo, sofrendo perda de consciência, cortes na cabeça, escoriações e desorientação. Cairo e Wesley também sofreram escoriações pelo corpo.

Motoristas que passavam pelo local e moradores da área prestaram socorro às vítimas, acionando imediatamente a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias foram enviadas ao local, uma de suporte avançado e outra de suporte básico, para prestar os primeiros socorros e transportar os feridos ao pronto-socorro de Rio Branco. Paulo Sérgio, Wesley e Cairo deram entrada no hospital em estado estável.

Josiel permaneceu no local do acidente e, após breve resistência, foi necessária a intervenção de uma ambulância de suporte básico. Testemunhas relataram que o motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez. A polícia tentou realizar o teste do bafômetro, porém Josiel encontrava-se tão alcoolizado que mal conseguia manter-se em pé. Ao tentar soprar o bafômetro, o condutor acabou desmaiando e foi levado para dentro da ambulância do Samu, sendo também encaminhado ao pronto-socorro.

Para garantir a segurança e a realização da perícia, policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área. Após os procedimentos necessários, o caminhão foi removido do local por guinchos especializados, que tiveram que realizar manobras para desvirá-lo.

Comentários

Continue lendo