Conecte-se conosco

Cotidiano

Ciosp recebe mais de dois mil trotes ao mês e direção alerta a população

Publicado

em

A maioria dos trotes, segundo a coordenação do Centro, partem de crianças e adolescente na faixa etária de 10 a 18 anos

“Todo ligação indevida, infelizmente impede o atendimento de forma mais rápida, aquele que realmente precisa”, alerta o coordenador Charles Santos (Fotos: Lilian Camargo/Secom)

LÍLIA CAMARGO, SECOM

Considerado peça chave da grande máquina que comanda o Sistema de Segurança Pública do Estado, o Centro Integrado de Operações (Ciosp), recebe, em média, mais de 27 mil chamados por mês. Destes, cerca de dois mil são trotes, além do uso indevido do serviço para outros assuntos.

A maioria dos trotes, segundo a coordenação do Centro, partem de crianças e adolescente na faixa etária de 10 a 18 anos e as ligações são realizadas nos horários de entrada e saída de colégio. Não há dúvida de que, por questão cultural, as pessoas ainda se divertem passando trotes para a polícia.

____________

As ligações recebem retorno e os operadores explicam a necessidade do uso correto do número discado (190) e dos prejuízos que as brincadeiras causam para a população. Nos casos de reincidência, são tomadas medidas que implicam em penalidades previstas por perturbação ou dificultar o trabalho da polícia, por exemplo.

____________

“Todo e qualquer ligação indevida, seja um trote ou coisas que não são ligadas à atividade emergencial, infelizmente impede o atendimento de forma mais rápida, aquele que realmente precisa. Se nós tivermos um roubo em andamento, por exemplo, e ao mesmo tempo recebermos um trote com uma suposta situação mais emergencial, a polícia vai perder tempo até descobrir que se trata de um trote e deixa de atender uma ocorrência de fato verdadeira”, alerta o coordenador Charles Santos.

Desde que foi implantado em 2002, substituindo o antigo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), os atendimentos direcionados ao número 190, são para atendimentos prioritários, como chamados ao Corpo de Bombeiros, ocorrências da Polícia Militar, Civil e abrindo exceção ainda para atender à demandas direcionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por muitos não lembrarem do número veiculado ao serviço, o 192. O uso indevido do contato emergencial para pedir orientação ou até conseguir o número de algum órgão público é outro problema para os operadores do serviço.

“Existe algumas demandas que chegam para gente que podem ser resolvidas na delegacia e a população precisa se conscientizar disso, a exemplo o furto de um objeto. Existem também aquelas demandas de pessoas que ligam para o 190 pedindo o número do disk pizza ou de farmácia, coisa que pode-se resolver fazendo uma simples busca na internet. Então pedimos a compreensão da população para o bom uso do serviço e evitar passar trote, além de crime atrapalha o serviço de quem realmente precisa, colabore”, finalizou Santos.

Se nós tivermos um roubo em andamento, por exemplo, e ao mesmo tempo recebermos um trote com uma suposta situação mais emergencial, a polícia vai perder tempo até descobrir que se trata de um trote e deixa de atender uma ocorrência de fato verdadeira”, alerta o coordenador Charles Santos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo