Cotidiano
Ciosp recebe mais de dois mil trotes ao mês e direção alerta a população
A maioria dos trotes, segundo a coordenação do Centro, partem de crianças e adolescente na faixa etária de 10 a 18 anos

“Todo ligação indevida, infelizmente impede o atendimento de forma mais rápida, aquele que realmente precisa”, alerta o coordenador Charles Santos (Fotos: Lilian Camargo/Secom)
LÍLIA CAMARGO, SECOM
Considerado peça chave da grande máquina que comanda o Sistema de Segurança Pública do Estado, o Centro Integrado de Operações (Ciosp), recebe, em média, mais de 27 mil chamados por mês. Destes, cerca de dois mil são trotes, além do uso indevido do serviço para outros assuntos.
A maioria dos trotes, segundo a coordenação do Centro, partem de crianças e adolescente na faixa etária de 10 a 18 anos e as ligações são realizadas nos horários de entrada e saída de colégio. Não há dúvida de que, por questão cultural, as pessoas ainda se divertem passando trotes para a polícia.
____________
As ligações recebem retorno e os operadores explicam a necessidade do uso correto do número discado (190) e dos prejuízos que as brincadeiras causam para a população. Nos casos de reincidência, são tomadas medidas que implicam em penalidades previstas por perturbação ou dificultar o trabalho da polícia, por exemplo.
____________
“Todo e qualquer ligação indevida, seja um trote ou coisas que não são ligadas à atividade emergencial, infelizmente impede o atendimento de forma mais rápida, aquele que realmente precisa. Se nós tivermos um roubo em andamento, por exemplo, e ao mesmo tempo recebermos um trote com uma suposta situação mais emergencial, a polícia vai perder tempo até descobrir que se trata de um trote e deixa de atender uma ocorrência de fato verdadeira”, alerta o coordenador Charles Santos.
Desde que foi implantado em 2002, substituindo o antigo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), os atendimentos direcionados ao número 190, são para atendimentos prioritários, como chamados ao Corpo de Bombeiros, ocorrências da Polícia Militar, Civil e abrindo exceção ainda para atender à demandas direcionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por muitos não lembrarem do número veiculado ao serviço, o 192. O uso indevido do contato emergencial para pedir orientação ou até conseguir o número de algum órgão público é outro problema para os operadores do serviço.
“Existe algumas demandas que chegam para gente que podem ser resolvidas na delegacia e a população precisa se conscientizar disso, a exemplo o furto de um objeto. Existem também aquelas demandas de pessoas que ligam para o 190 pedindo o número do disk pizza ou de farmácia, coisa que pode-se resolver fazendo uma simples busca na internet. Então pedimos a compreensão da população para o bom uso do serviço e evitar passar trote, além de crime atrapalha o serviço de quem realmente precisa, colabore”, finalizou Santos.

Se nós tivermos um roubo em andamento, por exemplo, e ao mesmo tempo recebermos um trote com uma suposta situação mais emergencial, a polícia vai perder tempo até descobrir que se trata de um trote e deixa de atender uma ocorrência de fato verdadeira”, alerta o coordenador Charles Santos.
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).
De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas
Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.
Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas
Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.
Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Você precisa fazer login para comentar.