fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Cheia de rio já desabriga 120 pessoas em Santa Rosa do Purus, no interior do Acre

Publicado

em

Cheia do Rio Purus desabriga 120 pessoas em Santa Rosa do Purus, no interior do Acre — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Por Iryá Rodrigues

O nível do Rio Purus continua subindo e está com um metro acima da cota de transbordo, que é de 9 metros. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, o manancial marcou 10 metros na medição das 6h desta quinta-feira (25) e já desabriga 120 pessoas.

Os dados apontam que mais de 1,9 mil pessoas estão atingidas pela nova enchente e 17 famílias com 70 pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que ser removidas e levadas para casa de parentes.

Essa é a segunda vez que o rio transborda na cidade este ano e atinge os moradores. Santa Rosa do Purus tem uma população formada, praticamente, por indígenas. Em fevereiro, a cidade foi afetada por uma alagação histórica que chegou a desabrigar mais de 300 indígenas.

Mais de 1,9 mil pessoas estão atingidas pela nova cheia do Rio Purus, em Santa Rosa do Purus — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Ainda segundo os dados repassados pelos bombeiros, estão atingidos pelas águas o Centro da cidade, além de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.

Conforme a prefeitura, as famílias desabrigadas estão sendo levadas para duas escolas da cidade que funcionam como abrigos, entre elas a Escola Padre Paulino e a Escola Dr. Celso.

Calamidade pública

No dia 22 de fevereiro, o governador Gladson Cameli decretou calamidade pública em dez cidades do Acre. No mesmo dia, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o estado de calamidade nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Mais de 130 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes nas dez cidades.

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) das 10 cidades do Acre que foram atingidas pela cheia no mês de fevereiro terão os pagamentos antecipados a partir deste mês, decidiu o órgão previdenciário em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de março.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Epitaciolândia inicia curso de Operador de Máquinas Pesadas para 200 alunos

Publicado

em

Capacitação profissional, em parceria com o Qualifica Cursos e secretarias municipais, busca gerar emprego e impulsionar a economia local

A capacitação beneficiará cerca de 200 alunos e reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Lopes (PL) com a qualificação profissional para população. Foto: cedida 

A Prefeitura de Epitaciolândia, em parceria com o Qualifica Cursos e apoio das Secretarias de Obras, Agricultura e Ação Social, além do vereador José Henrique (UNIÃO), realizam nesta quarta-feira, dia 14, a abertura do curso de Operador de Máquinas Pesadas para cerca de 200 alunos.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Lopes (PL), em promover qualificação, desenvolvimento e novas oportunidades profissional para população.

Investir em capacitação profissional é essencial para abrir portas no mercado de trabalho e fortalecer a economia do município. O curso, que prepara os participantes para operar equipamentos como escavadeiras e tratores, é mais um passo na construção de um futuro com mais emprego e rendapara Epitaciolândia.

“Juntos, estamos transformando vidas e construindo uma cidade mais próspera”, destaca a administração municipal.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina nesta quinta-feira

Publicado

em

Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma revalidado no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas pelo Inep em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

O período para os candidatos entrarem com recursos referentes às notas provisórias da prova discursiva da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) termina nesta quinta-feira (15).

Os participantes que não concordarem com o resultado provisório devem realizar o procedimento online, diretamente no Sistema Revalida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não serão aceitos recursos apresentados fora do Sistema Revalida ou fora do prazo.

O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no Brasil.

Recursos

De acordo com o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1, o recurso contra o resultado provisório da prova escrita deverá conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, conforme a versão definitiva do padrão de resposta.

O participante também não poderá se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados ao recurso contra o resultado provisório da prova escrita discursiva, sob pena de ter o recurso reprovado automaticamente.

O resultado final será divulgado pelo Inep aos participantes na Página do Participante, com login  da conta do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, em 3 de junho. A análise feita pela banca corretora do exame trará as justificativas individualizadas de deferimento ou indeferimento.

Edição de 2025

A primeira etapa do Revalida 2025/1 ocorreu no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos no exame.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas pelo Inep em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A prova teórica teve 100 questões de múltipla escolha, além das questões discursivas.

As notas provisórias juntamente com o padrão de respostas definitivo foram divulgados pela autarquia na última sexta-feira (9).

Revalida

Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma revalidado no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame.

Anualmente, as provas são divididas em duas etapas eliminatórias (teórica e prática), aplicadas em momentos distintos.

As provas escritas e prova de habilidades clínicas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para serem aprovados, os candidatos devem demonstrar conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

O participante somente poderá avançar para a segunda etapa, a da prova prática, se for aprovado na prova teórica.

Esta última fase avalia as habilidades clínicas em cenários de prática profissional, como atendimento de atenção primária, ambulatorial, internação hospitalar, pronto-socorro para casos de urgência e emergência, além da medicina comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normas e na legislação profissional.

Saiba mais sobre o Revalida aqui.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência decide dispensar Daniel, Diego e Alifi

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Alifi (bola) não conseguiu se firmar entre os titulares do Tricolor

O goleiro Daniel e os atacantes Diego Pereira e Alifi estão fora dos planos do Independência para a sequência da temporada de 2025. Os atletas foram comunicados das dispensas pelos dirigentes do Tricolor nessa terça, 13.

Daniel e Diego Pereira foram contratados no início da temporada e pouco atuaram. Depois da disputa do Estadual pelo Galvez, Alifi chegou para a disputa do Brasileiro da Série D e não conseguiu se firmar como titular.

Alternativas caseiras

Os dirigentes do Tricolor devem tentar contratações, mas as alternativas podem ser caseiras para conter os custos na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, última competição de 2025.

Mais um treinamento

O elenco do Independência faz mais um treinamento nesta quarta, 14, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor no Brasileiro será contra o Trem na quarta, dia 21, às 18 horas (hora Acre), no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.

Comentários

Continue lendo