Extra
Chegada do corpo de piloto boliviano em Cobija emociona família e populares

O filho mais velho de 14 anos, ladeado pela mãe (de ôculos), o avô e as tias, na casa onde está sendo velado o corpo de seu pai, na cidade de Cobija (Bolívia).
Alexandre Lima, de Cobija (Bolívia)
Era por volta das 12h40 (horário Acre) desta sexta-feira, dia 2, quando os familiares, amigos e populares da cidade de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), avistaram o avião militar que trazia os corpos do piloto Miguel Quiroga Muramaki e do co-piloto que morreram no dia 29 de novembro, além da equipe da Chapecoense e jornalistas.
Várias autoridades como o governador de Pando, Adolfo Flores, juntamente com o prefeito, Gatty Ribeiro, se juntaram com centenas de populares que foram ao aeroporto Capitão Aníbal Arab, para recepcionar e prestar homenagens ao piloto que era natural de Cobija, casado Daniele Pinto de Quiroga, deixou três filhos.

Momento da chegada do caixão trazido por um avião da Força Aérea Boliviana (FAB) – Foto: Alexandre Lima
O corpo do co-piloto continuou a viagem para Santa Cruz, onde seria entregue aos familiares, enquanto um veículo dos bombeiros, conduziu o caixão de Miguel em cortejo fúnebre com pompas militares, até a casa de seu pai, o empresário Alberto Pinto Molina, que esperava com a mãe, esposa, irmãos e filhos, além de parentes e amigos.
Em alguns momentos, foi preciso a intervenção de médico para ajudar a mãe do piloto que ficou sob forte emoção ao ver o caixão. Segundo familiares, o cortejo sairá rumo ao cemitério da cidade, pela parte da manhã, por volta das 09h00. Uma programação militar estaria sendo feita, uma vez que o piloto era militar de carreira.
Em momento de tranquilidade, o pai conversou com a imprensa e falou da tentativa de tentarem jogar toda a culpa sobre seu filho. “Meu filho tinha formação em Oxford (Inglaterra), vários treinamentos e qualificações, foi uma fatalidade o que aconteceu e peço desculpas pelo acontecido”, comentou.
‘Mick’, como era chamado por quem o conhecia e tinha sua amizade, não terá tempo para acompanhar o crescimento do seu filho mais novo, de apenas quatro meses. “Temos visto muitos comentários que tem nos machucado ainda mais, também estamos sofrendo. Foi um sonho que acabou e uma família que está despedaçada”, disse um amigo no funeral.
Comentários
Extra
Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia
Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação
Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.
De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.
Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.
Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
OBJETO: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Data da Abertura: 28 de janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 13/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br, Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 12 de janeiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Rio Acre pode ultrapassar cota de alerta nos próximos dias em Rio Branco
Chuvas intensas elevam nível dos afluentes e Defesa Civil mantém equipes em prontidão para possível repiquete
As fortes chuvas que atingiram grande parte do Acre entre domingo (11) e esta segunda-feira (12) acenderam o alerta das autoridades para o risco de elevação do nível do Rio Acre nos próximos dias, especialmente na capital, Rio Branco. A preocupação maior é com as áreas ribeirinhas e regiões mais baixas, que costumam ser as primeiras atingidas em caso de cheia.
O principal afluente do Rio Acre na capital, o Riozinho do Rôla, apresentou elevação significativa em poucas horas. Às 21h de domingo, o nível era de 9,62 metros, subindo para 9,80 metros às 7h desta segunda-feira — uma alta de 18 centímetros em aproximadamente dez horas. O comportamento do rio é monitorado de perto pelas autoridades por ser um dos primeiros a reagir às chuvas e influenciar rapidamente o nível do Rio Acre em Rio Branco.
No município de Brasiléia, o nível do rio permanecia abaixo dos 5 metros nesta segunda-feira, mas a tendência é de elevação a partir desta terça-feira (13). Já em Assis Brasil, na região da Aldeia dos Patos, foi registrada elevação próxima dos 7 metros. Na estação de monitoramento da ponte binacional, o nível chegou a pouco mais de 7,40 metros durante a tarde desta segunda-feira.
Outro fator de preocupação é o Igarapé Banana, afluente do Rio Acre na região de Assis Brasil, que pode contribuir para uma elevação mais rápida do nível do rio em Brasiléia. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, major bombeiro militar Sandro, o nível pode se aproximar da cota de alerta nas próximas 24 horas.
Em Rio Branco, a Defesa Civil já colocou suas equipes em estado de atenção. De acordo com o coronel James, do Corpo de Bombeiros, todos os setores estão de prontidão para agir em caso de repiquete e eventual necessidade de retirada de famílias de áreas alagadiças. Caso haja desabrigados, eles serão encaminhados para os abrigos previamente preparados no Parque de Exposições da capital.
As autoridades seguem monitorando o comportamento dos rios e novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.
Ramal localizado no km 59 com acesso pela BR 317 no município de Brasiléia.
Ramal localizado no km 52 com acesso pela BR 317 no município de Brasiléia.























































Você precisa fazer login para comentar.