Conecte-se conosco

Extra

Cerca de sete peruanos que passaram pelo Acre estão infectados com covid-19

Publicado

em

Depois de alguns dias de espera na ponte que o Brasil o através do Acre, ao Peru, passando pelo município de Assis Brasil, conseguiram passar para o seu país de origem. 50 apenas teriam conseguido passar após realizarem os testes para detecção do covid-19.

Segundo foi informado, dos mais de 70 peruanos, 44 vieram de São Paulo em ônibus após terem sido dispensados do trabalho por conta da crise provocada pelo corovírus, incluindo idosos e crianças e teriam chegaram sem máscaras e passando fome.

Segundo informações, dos 50 que passaram, sete teriam testado positivo para o vírus covid-19 após serem avaliados no lado peruano. Uma mobilização foi realizada para que pudessem passar pelo posto existente na cidade de Iñapari.

Foi informado que no domingo passado (10), os testes para o vírus foram realizados pelo governo peruano. Já no lado acreano, os peruanos estariam em situação de vulnerabilidade.

As autoridades de Iñapari teriam cedido as lonas e alguns colchões para o acampamento levantado no meio da ponte que liga os países. A comida e bebidas estão sendo doadas pela prefeitura de Assis Brasil como gesto de solidariedade.

A demora por parte das autoridades do Peru vem sendo criticada pelos próprios conterrâneos, uma vez que são compatriotas que estão retornando para sua terra natal. Não foi informado se mais imigrante podem estar chegando na fronteira, mas, a prefeitura acredita que novos grupos poderão estar chegando a qualquer momento.

Aúdio alerta que vírus chegou em Ibéria

Um áudio divulgado em grupos de WhatsApp, com sotaque, pede que as autoridades do lado brasileiro reforcem a fiscalização na fronteira com o Peru, pois, a cidade de Ibéria que fica distante poucos quilômetros de Iñapari, teria registrado cerca de cinco casos.

O homem diz que pessoas estão se deslocando para a fronteira, principalmente idosos, para receber suas aposentadorias na cidade de Assis Brasil e vice-versa. Diz que a fronteira é muito grande e não tem como fiscalizar e mesmo assim, casos foram registrados na cidade que está dentro do distrito de Iñapari.

Ouça áudio.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Força Tática apreende quatro adolescentes por suspeita de tráfico no bairro Tancredo Neves

Publicado

em

Entorpecentes, dinheiro e comprovantes de pagamentos via PIX foram encontrados durante abordagem em terreno baldio

Uma equipe da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar apreendeu quatro adolescentes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, durante patrulhamento a pé no Beco São Jorge, na Rua São Francisco, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.

De acordo com a PM, os militares realizavam rondas na região quando perceberam o grupo em atitude suspeita em um terreno baldio. Ao notarem a aproximação da guarnição, os jovens tentaram fugir, mas foram rapidamente alcançados e abordados.

Durante a revista, os policiais localizaram um pote plástico contendo entorpecentes. Um dos adolescentes, de 17 anos, assumiu a posse do material e confessou que comercializava drogas desde o início da tarde, recebendo pagamentos em dinheiro e também por transferências via PIX. No aparelho celular do menor, foram encontrados comprovantes das transações eletrônicas, o que reforçou a suspeita da prática do tráfico.

No local, a equipe apreendeu papelotes de pasta base de cocaína, porções de maconha do tipo skunk e R$ 117 em espécie. Outro adolescente, de 16 anos, também foi flagrado com pequenas quantidades de entorpecentes.

Os demais menores informaram aos policiais que estavam no local por motivos diversos, entre eles a intenção de adquirir drogas.

Diante dos fatos, os quatro adolescentes foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o material recolhido, à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEFLA), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Extra

Motoristas e sindicatos denunciam má qualidade do combustível boliviano em Cobija

Publicado

em

Reclamações se multiplicam em menos de um mês; entidades de transporte apontam danos a veículos e cobram providências do governo

A menos de um mês da liberação para que estrangeiros abasteçam nos postos de gasolina de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, motoristas e representantes do setor de transporte passaram a relatar problemas relacionados à qualidade do combustível, principalmente gasolina e diesel.

Com a autorização do novo governo boliviano, os postos da cidade passaram a receber um grande fluxo de veículos brasileiros, atraídos pelo preço mais baixo praticado no país vizinho. No entanto, poucos dias após a medida, surgiram denúncias em várias regiões da Bolívia.

A Confederação Sindical dos Motoristas da Bolívia afirmou que as reclamações se espalharam por todo o território nacional. O líder da entidade, Victor Tarqui, declarou que “as denúncias choveram a nível nacional” e garantiu que há provas a serem apresentadas em reunião com o Ministério dos Hidrocarbonetos.

Segundo Edson Valdez, executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio, de La Paz, mais de 100 denúncias formais já foram encaminhadas relatando deficiência na qualidade do combustível, situação que estaria causando falhas mecânicas e danos aos veículos. O setor pretende exigir explicações e solicitar inspeções surpresa nos postos.

Autoridades e representantes do transporte classificaram como “absurda” a justificativa apresentada pelo Ministério dos Hidrocarbonetos, que atribuiu o problema à gestão anterior e ao estado dos tanques após meses de uso. Diante do cenário, dirigentes defendem que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assuma a reparação dos veículos afetados.

Em Cobija, a Federação de Transporte Auto 11 de Outubro, também relatou uma série de falhas mecânicas que podem estar relacionadas à qualidade do combustível comercializado na região. O dirigente Ysmael Salvatierra alertou que, caso não haja uma solução imediata, a categoria pode declarar estado de emergência e iniciar protestos para chamar a atenção do governo nacional.

Segundo Salvatierra, a continuidade do problema pode provocar impactos significativos no transporte e na economia local, afetando tanto motoristas bolivianos quanto estrangeiros que utilizam o combustível vendido na região de fronteira.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM A TVU

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE REABERTURA DE PRAZO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE REABERTURA DE PRAZO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025

Comunicamos a reabertura de prazo do PREGÃO ELETRÔNICO N° 90026/2025 (UASG 980105), publicada no D.O.U nº 8, pág. 239, de 13/01/2026.

Objeto: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.

Entrega das Propostas: a partir de 06/02/2026 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.

Abertura das Propostas: 24/02/2026, às 09h30 (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br.

As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-brhttps://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Brasiléia/AC, 05 de fevereiro de 2026.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo