Conecte-se conosco

Geral

Cerca de 87,5% da população do DF tem acesso à internet, diz pesquisa

Publicado

em

83,5% dos acessos são feitos por smartphones e 9,3% em tablets

Cerca de 87,5% da população do Distrito Federal tem acesso à internet, sendo que a maioria dos acessos são feitos por celulares. Smartphones alcançam os 83,5%. Os dados são da PDAD Ampliada 2024 (Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios) divulgados nesta sexta-feira (21) pelo IPEDF (Instituto de Pesquisa e Estatística do DF).

A pesquisa também revela uma queda no uso de notebooks, que em 2021 ainda lideravam os dispositivos utilizados para acesso da internet, mas hoje ocupam o terceiro lugar (44,7%) atrás dos smartphones e tablets (97,3%) e smart tv (50%). Nas redes sociais, Ibaneis destacou que os dados garantem a “economia dos recursos e o gasto nas áreas mais importantes”.

O diretor presidente do IPEDF, Manoel Barros, destacou que o levantamento será usado para a construção de políticas públicas.

“A ideia toda de fazer uma pesquisa dessa dimensão, onde nós pegamos as 35 regiões administrativas, incluindo a área rural da nossa cidade e os 12 municípios que estão aqui na vizinhança, é justamente ter um diagnóstico da nossa população no seu aspecto social, cultural, e de todos os aspectos. O objetivo é saber como essa população vive, onde ela mora, como ela se locomove, qual o grau de escolaridade, quais as suas formações demográficas, para orientar a formulação de políticas públicas. A boa gestão hoje tem que ser eficiente, tem que ser baseada em evidências”, disse.

Ele reforçou que o papel da pesquisa “é produzir material para que as outras secretarias e os outros órgãos de governo possam formular suas políticas com base em evidências, com base em dados, não com base em achismo”.

Outros dados da pesquisa se referem ao tempo de locomação dos estudantes até chegar às escolas. A média diminuiu em relação ao último PDAD, em 2021. Os últimos dados mostram que 51% dos alunos levam até 15 minutos para chegar à alguma unidade de ensino, sendo que a maioria utiliza carros como meio de transporte (31,2%), seguido de ônibus (22,7%) e outros que vão a pé (27,7%).

Na avaliação da Diretora de Estatística e Pesquisa Socioeconômicas do IPEDF, Francisca Lucena, a redução do tempo gasto pode indicar a efetivadade de melhorias na mobilidade urbana.

“Os estudantes estão levando menos tempo para chegar à escola, então isso pode estar associado tanto ao investimento em transporte público quanto à melhoria das vias, porque aí você tem um escoamento maior das vias e eles [estudantes] passagem menos tempo aguardando no trânsito, o que permite que eles ganham mais tempo fazendo outras coisas”, salienta.

A pesquisa realizou 24.846 entrevistas, ao longo de 10 meses de coleta dos dados e a visita a mais de 58,3 mil domicílios. A pesquisa percorreu as 35 regiões administrativas do DF, incluindo a área rural do DF e 12 municípios goianos do Entorno.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é condenado a 39 anos de prisão por homicídio ocorrido no Calafate

Publicado

em

Crime foi marcado por extrema crueldade e motivado por disputa entre facções criminosas; julgamento aconteceu sete anos após o assassinato

Tiago Silva, condenado a 39 anos por execução.

O Tribunal do Júri condenou Tiago Gomes da Silva a 39 anos de prisão pelo assassinato de David Rodrigues da Silva, crime ocorrido em 2018 no Conjunto Laélia Alcântara, região do bairro Calafate, em Rio Branco. A sentença reconheceu os crimes de homicídio triplamente qualificado, além da participação do réu em organização criminosa.

De acordo com a decisão do Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital, o homicídio foi praticado com extrema crueldade. Conforme os autos do processo, a vítima foi atingida por disparos à curta distância e, mesmo gravemente ferida, ainda tentou fugir. No entanto, foi alcançada novamente e executada com um tiro na cabeça, descrito como “tiro de misericórdia”.

O julgamento foi realizado no Fórum Criminal de Rio Branco e concluído na tarde de quinta-feira (5). A dosimetria da pena foi fixada pelo juiz Fábio Costa, que presidiu a sessão do júri.

As investigações apontaram que o crime foi motivado por disputa de território entre facções criminosas que atuavam na região do Calafate. Na noite de 4 de outubro de 2018, David Rodrigues da Silva saiu de casa e seguia de bicicleta pela Rua Flamengo quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo efetuou os primeiros disparos pelas costas.

Mesmo ferida, a vítima ainda conseguiu percorrer alguns metros, mas foi novamente alcançada. Tiago Gomes da Silva teria se aproximado e efetuado o disparo fatal antes de fugir com o comparsa. Quando a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, David já estava sem vida.

Identificado por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o acusado foi preso ainda durante a fase investigativa. A condenação ocorreu sete anos e três meses após o crime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende mulher foragida da Justiça em Tarauacá

Publicado

em

Mulher acusada de ataque com faca é localizada e presa pela Polícia Civil do Acre. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, cumpriu na tarde da última quinta-feira, dia 5, um mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais E.C.C.S., de 30 anos, que estava foragida da Justiça.

A prisão ocorreu na Rua Manoel Lourenço, em via pública. De acordo com a polícia, a suspeita não ofereceu resistência no momento da abordagem e foi conduzida normalmente até a delegacia.

Segundo as investigações, E.C.C.S. é acusada de ter atentado contra a vida de outra mulher, desferindo golpes de faca. A vítima conseguiu fugir e, graças a isso, sobreviveu ao ataque.

Após a captura, a mulher foi encaminhada para a unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Ela permanece à disposição da Justiça para responder pelo crime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criança de 7 anos é atropelada ao atravessar avenida na Baixada da Sobral

Publicado

em

Acidente ocorreu na Avenida Sobral; motociclista também ficou ferido e ambos foram encaminhados para unidades de saúde

Uma criança de 7 anos ficou ferida na manhã desta sexta-feira (6) após ser atropelada por uma motocicleta ao tentar atravessar a Avenida Sobral, nas proximidades do 1º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. O motociclista envolvido no acidente, Moisés Marinho, de 46 anos, também sofreu ferimentos.

De acordo com informações de testemunhas, a criança estava sozinha e atravessava a via para ir a um mercado quando foi atingida por uma motocicleta Honda Fan, de cor vermelha, placa MZU-7465, que trafegava no sentido centro–bairro.

Com o impacto, a vítima foi arremessada por aproximadamente cinco metros, sofrendo fratura na perna esquerda, traumatismo cranioencefálico (TCE) leve e diversas escoriações pelo corpo. O motociclista apresentou escoriações nos braços e nas mãos.

Populares que presenciaram o atropelamento prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado realizou o atendimento no local. Após os procedimentos, Moisés foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. A criança, acompanhada da mãe, foi levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

Policiais do Batalhão de Trânsito isolaram a área para os trabalhos da perícia. Após a conclusão dos procedimentos de praxe, a motocicleta foi liberada.

Comentários

Continue lendo