Conecte-se conosco

Acre

Cerca de 87% dos votantes do Acre confiam na Justiça Eleitoral, mostra pesquisa

Publicado

em

Levantamento ouviu 1,2 mil pessoas, que avaliaram atendimento nos locais de votação, exercício do voto e imagem da Justiça Eleitoral.

Cerca de 87% dos votantes do estado do Acre confiam na Justiça Eleitoral, segundo mostrou uma pesquisa elaborada pelo Instituto Consulting Brasil a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas nas nove zonas eleitorais do estado, que avaliaram itens como atendimento nos locais de votação, exercício do voto e imagem da Justiça Eleitoral.

Dos entrevistados, 44,7% afirmaram confiar totalmente no judiciário, enquanto outros 42,9% disseram que confiam parcialmente. Entretanto, 11,7%afirmaram que não confiam na instituição, e 0,8% não souberam afirmar ou não responderam à pergunta.

“Foi perguntado aos eleitores, se consideram a Justiça Eleitoral acreana ágil na garantia dos direitos do cidadão e no fortalecimento da democracia por meio de um processo eleitoral efetivo, seguro e transparente. Face a esta questão, a maioria dos respondentes, 44,7% responderam que confiam totalmente, seguido por 42,9% que disseram que confiam em partes, enquanto apenas 11% responderam que não cofiam”, afirma a corte eleitoral.

Em relação ao tempo médio para a votação, considerando a hora que o eleitor chega ao local até o exercício do voto na urna eletrônica, praticamente 7 em cada 10 eleitores (69,3%) disse ter sido abaixo de 5 (cinco) minutos, seguido por 18,6% que levaram entre 5 e 10 minutos. Apenas 1% dos eleitores levaram mais de 1 hora para votar.

Entre os eleitores ouvidos, 55,2% dos eleitores entrevistados eram do sexo feminino e 44,8% eram do sexo masculino. “O principal meio de transporte utilizado para chegar aos locais de votação foi carro próprio (29,4%), seguido por a pé (25,3%) e moto (23,8%). O horário principal de chegada no local de votação para exercer o direito de voto, foi no período das 6h às 7h59min (31,9%), seguido das 8h às 9h59min (27,8%). O horário das 14h às 15h teve a menor frequência de votação, com 6,0% de eleitores”, acrescenta a Justiça.

A pesquisa perguntou ainda aos eleitores sobre a eficiência no atendimento nos locais de votação. O atendimento recebido foi avaliado como ótimo por 59,3% dos entrevistados e bom por 35,8 dos eleitores. Já a agilidade no atendimento foi descrita como ótima por 60,9% dos votantes ouvidos pela pesquisa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.

Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.

Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.

A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

Trecho da Avenida Ceará passa por testes de drenagem. Foto: Luis Oliviera/Seop

Comentários

Continue lendo