Acre
Cerca de 87% dos votantes do Acre confiam na Justiça Eleitoral, mostra pesquisa
Levantamento ouviu 1,2 mil pessoas, que avaliaram atendimento nos locais de votação, exercício do voto e imagem da Justiça Eleitoral.

Cerca de 87% dos votantes do estado do Acre confiam na Justiça Eleitoral, segundo mostrou uma pesquisa elaborada pelo Instituto Consulting Brasil a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas nas nove zonas eleitorais do estado, que avaliaram itens como atendimento nos locais de votação, exercício do voto e imagem da Justiça Eleitoral.
Dos entrevistados, 44,7% afirmaram confiar totalmente no judiciário, enquanto outros 42,9% disseram que confiam parcialmente. Entretanto, 11,7%afirmaram que não confiam na instituição, e 0,8% não souberam afirmar ou não responderam à pergunta.
“Foi perguntado aos eleitores, se consideram a Justiça Eleitoral acreana ágil na garantia dos direitos do cidadão e no fortalecimento da democracia por meio de um processo eleitoral efetivo, seguro e transparente. Face a esta questão, a maioria dos respondentes, 44,7% responderam que confiam totalmente, seguido por 42,9% que disseram que confiam em partes, enquanto apenas 11% responderam que não cofiam”, afirma a corte eleitoral.
Em relação ao tempo médio para a votação, considerando a hora que o eleitor chega ao local até o exercício do voto na urna eletrônica, praticamente 7 em cada 10 eleitores (69,3%) disse ter sido abaixo de 5 (cinco) minutos, seguido por 18,6% que levaram entre 5 e 10 minutos. Apenas 1% dos eleitores levaram mais de 1 hora para votar.
Entre os eleitores ouvidos, 55,2% dos eleitores entrevistados eram do sexo feminino e 44,8% eram do sexo masculino. “O principal meio de transporte utilizado para chegar aos locais de votação foi carro próprio (29,4%), seguido por a pé (25,3%) e moto (23,8%). O horário principal de chegada no local de votação para exercer o direito de voto, foi no período das 6h às 7h59min (31,9%), seguido das 8h às 9h59min (27,8%). O horário das 14h às 15h teve a menor frequência de votação, com 6,0% de eleitores”, acrescenta a Justiça.
A pesquisa perguntou ainda aos eleitores sobre a eficiência no atendimento nos locais de votação. O atendimento recebido foi avaliado como ótimo por 59,3% dos entrevistados e bom por 35,8 dos eleitores. Já a agilidade no atendimento foi descrita como ótima por 60,9% dos votantes ouvidos pela pesquisa.
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.



Você precisa fazer login para comentar.