Cotidiano
Centro de Operações Aéreas e Samu fazem transporte de paciente de Brasileia para o Pronto Socorro de Rio Branco

(O Ciopaer e o Samu são parceiros no resgate de pacientes que estão no interior do estado. Foto: Odair Leal/Secom).
Com informações de Vitor Hugo Calixto
Na manhã da última segunda-feira, 14, o helicóptero Harpia 03, fez o transporte aéreo do paciente W R F A de 35 anos do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
O paciente removido foi vítima de um corte com arma branca e foi transferido ao Hospital de Brasileia para os primeiros atendimentos e, posteriormente, foi encaminhado ao Huerb para passar por um procedimento cirúrgico.

(O paciente foi submetido a uma operação cirúgica no Huerb, para evitar complicações no quadro. Foto: Odair Leal/Secom).
O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pedro Pascoal, explica que o Centro Integrado de Operações Aéreas é um importante parceiro do Samu no transporte e auxílio de enfermos que necessitam de transporte rápido. “Nós consideramos o Ciopaer como um braço da nossa unidade. A equipe presta apoio, é amiga. Na pandemia foi fundamental no transporte de pacientes graves intubados de Brasileia para Rio Branco, pessoas que corriam risco se viessem por via terrestre, pois uma viagem que duraria mais de três horas dura 40 minutos de helicóptero”, conta.

(Durante a pandemia o transporte aéreo foi fundamental para transportar pacientes intubados por covid-19 em municípios e comunidades do Acre. Foto: Odair Leal/Secom).
A viagem de ida e volta dura em torno de 80 minutos, e foi concluída após o Harpia 03 pousar no heliporto do Huerb. A ação é importante para que o paciente seja removido de uma unidade a outra o mais rápido possível, para evitar complicações.
“Fazemos esse trabalho integrado com o Samu desde o início do Ciopaer. Nós transportamos uma equipe com médicos e enfermeiros para fazer esse resgate. Atendemos com helicóptero os lugares mais isolados e de difícil acesso, onde tem pista de pouso também fazemos o transporte com avião. A viagem que durou cerca de 40 minutos é importante para o rápido atendimento da população”, concluiu o coronel Carlos Negreiros, comandante da aeronave.
Fotos: Odair Leal/Secom
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.