Conecte-se conosco

Cotidiano

Centro de Idiomas da Ufac oferta quase mil vagas para cursos gratuitos em cinco línguas

Publicado

em

Línguas ofertadas são português, inglês, espanhol, libras, francês, além de escrita acadêmica e exame de preparação para o TOEFL. Inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (23), no Bloco Wanderley Dantas, no Campus-Sede da Ufac.

Centro de Idiomas da Ufac abre quase mil vagas para cursos em Rio Branco — Foto: Cedida/Centro de Idiomas da Ufac

Quer aprender um novo idioma, mas não tem condições de pagar um cursinho particular? Não seja por isso! O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas para novas turmas de cursos de idiomas referentes ao primeiro semestre de 2024. As inscrições são feitas presencialmente, durante os dias 21 a 23 de agosto.

De acordo com a organização, são 984 vagas gratuitas distribuídas em 30 turmas, tanto para cursos presenciais como para formato remoto nas línguas inglesa, francesa, espanhola, portuguesa, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras), preparação para o Exame TOEFL ITP e escrita de projetos de pesquisa acadêmica.

O preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição e um cadastro de reserva de até 15 nomes será composto para o caso de desistências. Tanto a comunidade interna e externa à Ufac podem participar. Somente é possível ao candidato selecionar uma única opção de língua.

Para se inscrever, os interessados devem possuir idade igual ou superior a 15 anos e dirigir-se presencialmente à secretaria do Centro de Idiomas, portando um documento de identificação com foto. A certificação dos cursos é de extensão universitária.

O Centro de Idiomas da Ufac está localizado na sala n. 06 do Bloco Wanderley Dantas, no Campus-Sede da Universidade Federal do Acre. Os dias e horários de atendimento são de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto para cursos online, cujas inscrições ocorrerão por meio de formulário eletrônico disponível no site do Centro de Idiomas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo