Extra
Centenas de adolescentes são vacinados contra covid-19 em Epitaciolândia
Epitaciolândia iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 9/08, a vacinação de adolescentes com 12 anos ou mais. A procura foi grande, até o final da tarde mais de 850 doses do imunizante haviam sido aplicadas, sendo:
1° dose do público geral: 109
2° dose do público geral: 200
1° dose de adolescentes: 542
Somando um total de 851 doses aplicadas apenas no primeiro dia de ação.
Em vídeo nas redes sociais, o secretário de Saúde Sérgio Mesquita enfatizou o sucesso da campanha entre os adolescentes.
“Foram mais de 850 doses aplicadas só neste primeiro dia de ação. Eu, na função de Secretário de Saúde, quero agradecer a todas nossas vacinadoras, que são mulheres batalhadoras, mesmo apesar do cansaço estão aqui atendendo bem a toda população, isso é reflexo da gestão do Prefeito Sérgio Lopes que tem esse zelo de forma humanizada com todos, quero ainda agradecer a população por atender o nosso chamado e vir se imunizar.” Destacou Mesquita.
O Prefeito Sérgio Lopes, após cumprir agenda na zona rural, fez uma rápida visita na tenda de vacinação para cumprimentar agentes de saúde e a população.
“Estou muito feliz com o sucesso dessa ação de vacinação, a vacina nos traz a segurança de poder levar uma vida dentro do novo normal, há mais de 8 dias Epitaciolândia não registra nenhum caso de covid-19, isso graças as campanhas de prevenção e vacinação em massa desenvolvidas pelas nossas equipes, que estão dia e noite fazendo buscas ativas para imunizar toda a população. A eles a nossa gratidão, e a população o nosso muito obrigado por atender o chamado de vir e trazer seus filhos para se vacinarem.” Pontuou o prefeito Sérgio.
A Secretaria de Saúde continua com a ação de vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com 18 anos ou mais de 1ª e 2ª dose na Praça Edmundo Pinto, em frente a Escola Estadual Joana Ribeiro Amed, nesta terça-feira (10), das 08h às 16h, e amanhã quarta-feira (11), das 09h as 21h, com a Caravana Estadual de Vacinação.
Comentários
Extra
Com apoio do Sebrae, Feira do Peixe movimenta economia de 11 municípios acreanos
Evento deve contar com 620 piscicultores em toda região acreana
Buscando fomentar a piscicultura no estado, o Sebrae no Acre apoia a realização de Feira do Peixe 2026 em 11 municípios acreanos. São eles: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá, Porto Acre, Senador Guiomard, Brasiléia, Assis Brasil, Sena Madureira, Acrelândia e a capital, Rio Branco. A expectativa é de 620 piscicultores participantes em todo o estado.
Considerada uma tradição local, a festividade acompanha a Semana Santa, em que o consumo de peixes e demais frutos do mar é mais requisitado entre os consumidores, como uma alternativa à carne vermelha. O momento também é uma oportunidade para micro e pequenos empreendedores comercializarem seus produtos e garantirem uma produção mais sustentável.
Para o diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, o apoio a Feira do Peixe em vários municípios do Acre, promove a piscicultura e a agricultura familiar. “Essa iniciativa é um exemplo de como podemos fortalecer a economia local, gerar emprego e renda, e incentivar o consumo de produtos regionais de qualidade. Estamos comprometidos em apoiar os produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma.
As feiras garantem que piscicultores locais de todo o estado possam comercializar uma maior variedade de pescados, como curimatã, piau, tambaqui, surubim e outros. Além disso, o evento garante a distribuição de outros produtos frescos e de qualidade da agricultura familiar, como hortaliças, frutas, farinha, artesanato e uma diversidade de frutos do mar.
Cada município conta com sua programação regional, envolvendo ações culturais, apresentações artísticas, competições e outras atividades. Confira a data e local de cada feira:
Comentários
Extra
Prefeito de Epitaciolândia volta a anunciar ponte às vésperas do fim do mandato
Nova assinatura de ordem de serviço ocorre após promessas não cumpridas, atrasos na obra e críticas à gestão marcada por problemas de infraestrutura no município, enquanto moradores cobram melhorias básicas na cidade
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, deve assinar novamente a ordem de serviço para a construção de uma ponte na região de fronteira, projeto anunciado como solução para antigos problemas de mobilidade no município. O ato ocorre às vésperas do encerramento de sua gestão e em meio à articulação para disputar uma vaga na Câmara Federal.
A obra, considerada uma das principais promessas da atual administração, já havia sido anunciada há cerca de dois anos, com previsão de execução imediata. À época, foram divulgadas parcerias com empreiteiras, liberação de recursos por meio de emendas parlamentares e participação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. No entanto, segundo moradores, nenhum avanço concreto foi registrado no local.

Em janeiro passado, Sério Lopes anunciou a retomada dos trabalhos para a construção da ponte – Foto: divulgação
Uma placa instalada anteriormente indicava que a entrega da ponte estava prevista para dezembro de 2025, prazo que não foi cumprido. Até o momento, não há registros de início efetivo da obra, como fundações ou estruturas erguidas.
Durante esse período, a gestão municipal também promoveu atos públicos relacionados ao projeto, incluindo eventos simbólicos, lançamentos de editais e até celebrações religiosas. Houve ainda anúncios da liberação de licenças ambientais, como a do Instituto de Meio Ambiente do Acre.

Placa que foi trocada, anunciava que os trabalhos iniciavam em julho de 2024 ponte deveria ter sido entregue em dezembro de 2025 – Foto: Alexandre Lima
Enquanto a ponte não saiu do papel, moradores relatam problemas persistentes de infraestrutura tanto na zona urbana quanto rural. Em diversos bairros, serviços básicos como coleta de lixo, capina e condições de trafegabilidade seguem precários, sem pronunciamento do Ministério Público do Acre diante dos problemas.

90% dos bairros estão com ruas intrafegáveis, sem iluminação pública, sem acessibilidade e coleta de lixo.
Paralelamente, a gestão investiu em eventos e programações públicas. Um dos destaques recentes foi o anúncio de um evento que contará com a presença da cantora Joelma, com custo estimado em R$ 650 mil de reais.
Eleito com a proposta de promover melhorias estruturais no município, Sérgio Lopes encerra o mandato sob críticas quanto à execução de obras e à efetividade das promessas feitas à população. A nova assinatura da ordem de serviço para a ponte reacende o debate sobre a condução do projeto e o legado da atual administração.
Prefeitos dão início às obras de nova ponte e marcam avanço histórico para a região
IMAC concede licença para obra da nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia
Prefeito de Epitaciolândia anuncia liberação de recursos para nova ponte e aguarda aprovação do IMAC
Culto de Ações de Graças celebra início das obras da ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia
Sérgio Lopes assina contrato para construção de nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia
Comentários
Extra
Polícia Civil elucida homicídio em Brasiléia, apreende dois adolescentes e prende um adulto
Adulto é preso em flagrante; crime teria sido motivado por retaliação no centro da cidade
Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Acre resultou na elucidação de um homicídio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (30), no centro de Brasiléia. Dois adolescentes foram apreendidos e um homem adulto preso em flagrante por envolvimento na morte de Gilson Aparecido Ferreira.
Segundo as investigações, a vítima foi abordada na Rua Belém após sair de um estabelecimento comercial nas proximidades. Os suspeitos teriam acusado Gilson de cometer pequenos furtos na região e, sob esse argumento, decidiram agir de forma violenta.
De acordo com a apuração policial, os envolvidos acompanharam a vítima até a residência, onde iniciaram uma série de agressões com socos e o uso de uma barra de ferro. Durante a ação, Gilson ainda tentou pedir socorro. Em seguida, ele foi arrastado por cerca de 30 metros e atingido por um disparo de arma de fogo.
Investigação e prisões
Durante as diligências, a polícia localizou dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que confessaram participação no crime na presença de seus responsáveis. Eles relataram que a motivação seria uma retaliação por supostos furtos atribuídos à vítima.
Na sequência, os agentes identificaram e prenderam um terceiro envolvido, Caico da Silva Melendre Jaminawa, encontrado com a arma utilizada no crime — uma arma de pressão adaptada para calibre .22 — além de munições e aparelhos celulares que serão periciados.
Provas reunidas
Durante os trabalhos, a Polícia Civil apreendeu elementos considerados fundamentais para a investigação, entre eles:
- A arma do crime e munições intactas;
- Roupas queimadas em uma área próxima a um rio, possivelmente na tentativa de ocultar provas;
- Um boné da vítima com vestígios de sangue, localizado no ponto inicial das agressões.
Procedimentos
Os adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao homicídio e estão à disposição do Juizado da Infância e Juventude. Já o adulto foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil informou que segue com as investigações e reforçou que a identidade de testemunhas e colaboradores é mantida sob sigilo para garantir a segurança da comunidade e o avanço das apurações sobre possíveis ligações com grupos criminosos na região.










Você precisa fazer login para comentar.