Geral
Cavalgada 2022 tem 140 cavalos, 40 quadriciclos e duas comitivas inscritas para percurso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/c/3/8vQQDzQJ6RPxzkryCkgQ/foto-14.jpg)
Cavalgada tem 2 comitivas e mais de 130 cavalos inscritos para o percurso deste ano — Foto: Aline Nascimento/G1
A dois dias do fim do prazo, a Secretaria Estadual de Empreendedorismo e Turismo recebeu as inscrições de duas comitivas, 40 quadriciclos e 140 cavalos para participarem do evento que marca a abertura da Expoacre 2022, no próximo sábado (30).
O prazo para as inscrições encerra às 12h de sexta-feira (29). O número não é muito diferente da última edição, que ocorreu com a participação de três comitivas.
Os interessados devem ir até a secretaria, na Avenida Rui Barbosa, antigo Hotel Pinheiro, no Centro de Rio Branco.
“Como foi esperado, realmente, a procura está sendo grande, estamos em plantão de 8h às 16h na Secretaria de Empreendedorismo e Turismo. Quem quiser participar, nos procure, estamos à disposição e deixando claro para as comitivas que vai ter a vistoria no dia 29 no estacionamento do estádio Arena da Floresta, das 8h às 18h”, informou Rita Ramos, técnica em turismo responsável pela cavalgada.
A cavalgada vai sair da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, e segue até o Parque de Exposições Wildy Viana, no sábado (30). Os cavalos vão começar a se organizar a partir das 6h na Gameleira. Durante o percurso, primeiro vem a ala dos jeeps, que vão levar a rainha do rodeio, depois os cavalos e em seguida as comitivas.
Para quem vai a cavalo, é preciso apresentar cópia do RG do responsável pelo animal, carteira de vacinação de influenza do animal, Guia de Transporte (GTA), exame de anemia infecciosa equina (AIE) e exame de mormo.
Para quem vai de quadriciclo, é preciso apresentar cópia do RG do condutor ou do proprietário. Nesta modalidade só são permitidas duas pessoas; o condutor e o garupa.
Já para as comitivas é necessário: cópia do RG do representante legal do grupo e memorial descritivo da estrutura física para comitiva. A vistoria dos veículos ocorre no dia 29 de julho, no estacionamento da Arena da Floresta. É necessário apresentar a Unidade Fiscal Padrão (UFP), documento expedido pelo Corpo de Bombeiros.
Os cavalos e quadriciclos encerram o percurso no estacionamento do Parque de Exposições e de lá não vão mais poder circular pela via. Já as comitivas vão encerrar no posto do Amapá.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou o esquema de segurança montado para a Cavalgada e a Expoacre 2022, que vai contar com 160 agentes. Policiais militares, civis, penais, bombeiros, agentes de trânsito e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão atuar durante o trajeto.
O Ministério Público do Acre (MP-AC) e a Secretaria de Meio Ambiente assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a proteção dos animais e o meio ambiente durante o evento.
A Expoacre começa no dia 30 de julho e termina dia 7 de agosto com exposição de produtos, shows dos cantores Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Netto e Henrique, João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes, rodeio, prova de vaquejada, prova de motocross e prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.
Exigências após decreto
Quem for participar da Cavalgada vai precisar se atentar às medidas sanitária determinadas pelo governo do Acre em decreto publicado na segunda-feira (25) no Diário Oficial do Estado (DOE).
- levar o comprovante de vacina com esquema vacinal completo;
- usar máscara durante o tempo de permanência e circulação no evento;
- caso não esteja vacinada, a pessoa deve apresentar exame feito 24h antes do evento com resultado negativo para a doença.
A máscara é dispensada somente para crianças menores de cinco anos de idade, pessoas diagnosticadas com transtornos psicossociais ou que tenham prescrição médica contraindicando o acessório.
Comentários
Geral
Barco com atletas naufraga no rio Tarauacá e deixa um homem desaparecido no interior do Acre
Embarcação seguia para o Jordão; Corpo de Bombeiros inicia buscas em trecho acima da comunidade São Luiz

Equipes do Corpo de Bombeiros de Tarauacá irão ao local para prestar apoio às vítimas e iniciar as buscas pelo atleta desaparecido/Foto: ContilNet
Comentários
Geral
Gladson Cameli autoriza nomeação de 91 aprovados no concurso do Detran/AC
Convocados devem ter nomes publicados no DOE ainda nesta semana; órgão não realizava concurso há 15 anos
Comentários
Geral
PRF apreende 11 mil maços de cigarros contrabandeados na AC-40, em Rio Branco
Motorista tentou fugir da abordagem, mas foi preso em flagrante durante patrulhamento na madrugada desta terça-feira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta terça-feira (13), uma carga de 11 mil maços de cigarros de origem estrangeira durante patrulhamento na rodovia estadual AC-40, em Rio Branco. A ação resultou na prisão do condutor e na apreensão de um veículo de passeio.
De acordo com a PRF, a equipe avistou um Fiat Palio trafegando em sentido oposto com características suspeitas. Ao receber ordem de parada por meio de sinais sonoros e luminosos, o motorista desobedeceu e iniciou fuga pelo bairro Vila Acre. Após acompanhamento tático, o veículo foi interceptado em uma rua sem saída, impedindo a continuidade da tentativa de evasão.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram 22 caixas de cigarros contrabandeados, totalizando 11 mil maços. O condutor relatou que a carga foi embarcada na região de fronteira e teria como destino final a capital acreana, onde receberia pagamento em dinheiro pelo transporte.
Além da mercadoria ilegal, foram apreendidos um aparelho celular, R$ 600 em espécie, chaves e outros objetos pessoais. O homem foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o material e o veículo apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

Você precisa fazer login para comentar.