Acre
Casos de sífilis aumentaram mais de 50% no Acre em 2017, de acordo com Sesacre
foi apontado um crescimento de mais de 56% nos casos de sífilis em todo o Estado. Os casos da doença em adultos, excluindo o tipo e o estágio, saltaram de 446 em 2016 para 696 em 2017.
Os dados analisados são referentes aos adultos infectados pela doença. Rio Branco tem maior número de casos entre os municípios acreanos.
COM PÂMELA FREITAS, DA CONTILNET
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi apontado um crescimento de mais de 56% nos casos de sífilis em todo o Estado. Os casos da doença em adultos, excluindo o tipo e o estágio, saltaram de 446 em 2016 para 696 em 2017.
O coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis-AIDS e hepatites virais do Acre, Nelson Guedes, afirma que esse aumento se deve principalmente à restrição na venda dos antibióticos que, desde 2011, só podem ser comercializados por receita médica, e pela falta da medicação que afetou o país inteiro nos anos de 2015 e 2017.
O maior crescimento observado nos casos de adultos foi na cidade de Rio Branco, que em 2016 tinha registrado 338 casos enquanto em 2017 saltou para 523, aumento de mais de 54%.
SOBRE A DOENÇA
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença pode se manifestar de formas diferentes tanto em forma clínica quanto em seus diversos estágios (sífilis primeira, secundária e terciária).
Nos estágios iniciais existe o maior índice de transmissão. Se trata de uma doença silenciosa: após a infecção, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por anos sem apresentar sintomas. Mas o tratamento é simples e feito através de injeções de penicilina. Quanto antes for descoberta a doença menos injeções serão necessárias.
Ainda segundo Guedes, o tratamento é fornecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado do Acre e os testes para sífilis e aids são feitos sem necessidade de hora marcada e demoram cerca de 20 minutos para sair o resultado.
A melhor forma para evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis é o uso do preservativo.
Comentários
Acre
Terça-feira será de tempo instável e chuvas intensas em todo o Acre
Alta umidade e precipitações a qualquer hora do dia elevam risco de transtornos, aponta previsão meteorológica

A previsão meteorológica aponta chuvas para todo o estado do Acre ao longo do dia, com volumes que podem ultrapassar 50 milímetros em algumas localidades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
A terça-feira (13) será marcada por tempo instável e elevada umidade do ar em todo o estado do Acre. Segundo informações do portal O Tempo Aqui, há previsão de chuvas a qualquer hora do dia, com possibilidade de pancadas intensas em áreas isoladas, o que pode causar transtornos à população.
O cenário climático não se restringe ao Acre e se estende a estados vizinhos e regiões da Amazônia, como Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de áreas de Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru, especialmente na região de selva.
No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece instável ao longo de todo o dia, com chuvas frequentes e risco elevado de precipitações fortes. As temperaturas seguem mais amenas, enquanto a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% durante a tarde, podendo atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do Acre, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão é semelhante. Há expectativa de chuvas a qualquer momento, com possibilidade de pancadas intensas em pontos isolados, sobretudo no período da tarde e início da noite. A umidade do ar mantém os mesmos índices elevados, com ventos fracos a calmos predominando do quadrante norte.
As temperaturas previstas para esta terça-feira variam conforme a região. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 26°C e 28°C. Nas regiões de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as temperaturas seguem o mesmo padrão.
Em Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, com máximas de 27°C a 29°C. Já em Tarauacá e Feijó, os termômetros variam entre 21°C e 23°C nas mínimas e 27°C a 29°C nas máximas. No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as temperaturas oscilam entre 21°C e 23°C nas mínimas e 26°C a 28°C nas máximas. Em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, a previsão indica mínimas de 21°C a 23°C e máximas entre 26°C e 28°C.
Comentários
Acre
Governo federal reconhece situação de emergência em trecho da BR-364 no Acre
Chuvas intensas provocaram erosão, afundamento e risco de rompimento da rodovia, segundo o DNIT

Comentários
Acre
Fiocruz abre inscrições para curso voltado a profissionais que atuam no Acre

Profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam junto a populações do campo, da floresta e das águas em municípios do Acre já podem se inscrever em um curso gratuito de aperfeiçoamento voltado à qualificação do cuidado em territórios amazônicos. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de janeiro e devem ser feitas no site da Fiocruz Amazônia.
A formação é direcionada a trabalhadores que atuam diretamente com comunidades rurais, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas e demais povos tradicionais presentes em diferentes regiões do estado, como o Vale do Juruá, o Baixo Acre e áreas de difícil acesso, onde os desafios para a oferta de serviços de saúde são maiores.
Desenvolvido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Ministério da Saúde e a Associação Rede Unida, o curso busca fortalecer a atuação da atenção primária à saúde a partir das realidades locais da Amazônia Legal, considerando aspectos sociais, culturais e ambientais que marcam o cotidiano das populações acreanas.
No Acre, o curso terá polo educacional em Cruzeiro do Sul, município estratégico para a formação de profissionais que atendem comunidades do Juruá e de regiões de fronteira. A modalidade será híbrida, com atividades presenciais e a distância, facilitando a participação de trabalhadores que atuam em áreas mais isoladas do estado.
A qualificação é voltada a agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE), técnicos da área da saúde, profissionais de nível superior vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF) e também a lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais que atuam nos territórios do campo, da floresta e das águas.
Segundo os organizadores, a proposta do curso é estimular estratégias de intervenção nos territórios, promover o debate sobre o cuidado em saúde e contribuir para a ampliação de um atendimento mais integral, humanizado e territorializado, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios acreanos.
Além do Acre, as vagas também são destinadas a profissionais dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, com polos presenciais em Manaus, Belém, Santarém e Porto Velho.


Você precisa fazer login para comentar.