Flash
Casos de furtos e assaltos diminuem em Brasiléia e Epitaciolândia, mas, aumenta em Cobija
Após a chegada do BOPE e militares da Policia Militar durante o período de protesto pelos altos índices de assaltos em ambos os municípios no inicio do mês de novembro de 2021, casos de assaltos a mão armada e pequenos furtos tem diminuído nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, resultado do desempenho dos militares em relação aos delinquentes.
Por outro lado, no país vizinho, Bolívia, mais precisamente na cidade vizinha, Cobija, os índices de assaltos aumentaram, de acordo com a Imprensa local, nas ultimas 24 horas, pelo menos 2 assaltos a mão armada formam praticados. Presidentes de bairros e moradores pedem ajuda as autoridades para que reforcem a segurança nos bairros mais “quentes” do município, tendo em vista os assaltos frequentes na região que tem causado medo a população.
O ultimo caso ocorreu na data de ontem, 13, por volta das 20 horas no bairro 27 de junho, onde dois sujeitos a bordo de uma motocicleta modelo de mulher interceptaram uma pessoa do sexo masculino que estava na rua usando seu telefone celular de acordo com populares no local do fato. Posteriormente os sujeitos fugiram fazendo pelo menos 4 tiros com projétil de arma, não conseguindo causar danos pessoais à vítima.
Na noite de 06 de janeiro quase ao mesmo horário, no bairro “Las Palmas”, dois sujeitos com as mesmas características interceptaram duas mulheres que se encontravam nos arredores de sua casa, roubando-lhes a sua motocicleta e dinheiro.
A Policia Boliviana relatou a imprensa que segue atrás da identificação dos delinquentes, enquanto isso, a população almeja maior controle da situação.
Com informações de Kikenavalaperiodista
Comentários
Flash
Governo do Acre e DNIT acompanham obras de contenção do Rio Acre na Bolívia e garante que intervenções não afetarão lado brasileiro
Visita técnica avaliou projetos executados em Cobija; obras buscam conter erosão e evitar danos urbanos
Representantes do governo do Acre e DNIT, na pessoa do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Augusto, estiveram nesta sexta-feira, 13, na cidade boliviana de Cobija para acompanhar de perto as obras de contenção da erosão às margens do Rio Acre, na fronteira entre os dois países. A visita técnica ocorreu após reunião com autoridades bolivianas, que apresentaram detalhes do projeto em execução.
A comitiva acreana contou com técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Casa Civil, Defesa Civil Estadual e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Durante a vistoria, realizada por sobrevoo e embarcação, os representantes puderam inspecionar os pontos mais afetados pela erosão e avaliar as medidas adotadas no lado boliviano.
As obras em Cobija incluem a construção de muros de contenção para proteger áreas urbanas contra os deslizamentos provocados pelas cheias do Rio Acre. Segundo o diretor da Defesa Civil do Acre, capitão Rogério Oliveira, as modificações feitas no projeto boliviano garantem que não haverá impactos negativos para o Brasil.
“Houve algumas mudanças nos projetos da Bolívia, e elas servem para tranquilizar e apaziguar a população, no sentido de que não serão construídas comportas nem qualquer coisa que possa causar complicações do lado brasileiro”, destacou.
O vice-ministro da Defesa Civil da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, afirmou que as intervenções terão efeito positivo direto na preservação de áreas urbanas e espaços públicos.
“Serão recuperadas áreas verdes, infraestrutura esportiva e, principalmente, será garantido que, no futuro, não continuem ocorrendo deslizamentos e danos, pois já há risco de muitas moradias serem afetadas caso as chuvas continuem”, disse.
No Brasil, seguem as obras de contenção e urbanização da Orla de Brasileia. Segundo o Deracre, aproximadamente 30% da primeira etapa já foi concluída. A previsão é de que esta fase seja entregue até o fim do ano. O projeto total, dividido em quatro etapas, deve ser finalizado até o final de 2025, com recursos oriundos de emendas parlamentares e apoio do governo federal para novas liberações de verba.
Comentários
Flash
Caminhão carregado com bebidas capota na BR-317; motorista sofre escoriações leves
Acidente aconteceu na manhã desta sexta (13), próximo ao município de Capixaba; PRF evitou saque da carga
Um caminhão carregado com refrigerantes e cervejas capotou na manhã desta sexta-feira (13), na BR-317, nas proximidades do restaurante Araxá, região de Capixaba, no interior do Acre. O veículo retornava para Rio Branco quando o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e acabou tombando.
Com o impacto, a carga se espalhou por um raio de aproximadamente 20 metros às margens da rodovia. Apesar da gravidade do acidente, o condutor sofreu apenas escoriações nos braços.
Ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas, após avaliação médica, foi liberado ainda no local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para controlar o tráfego e evitar o saque dos produtos, que não foram danificados. O caminhão e o restante da carga foram removidos do local algumas horas após o acidente.
As causas do capotamento ainda serão investigadas.
Comentários
Flash
Prefeito sai do gabinete em Epitaciolândia, apoia ato em Xapuri e é aplaudido por agricultores
Por Wanglézio Braga
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, surpreendeu os manifestantes e foi o primeiro gestor municipal da região do Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri) a comparecer pessoalmente ao protesto realizado nesta sexta-feira (13), no entroncamento de Xapuri. A manifestação reúne produtores rurais da Reserva Chico Mendes que reclamam da apreensão de gado durante a Operação do ICMBio e das restrições para trabalhar dentro da Reserva Chico Mendes.
Sérgio Lopes chegou ao local levando água potável para os manifestantes, gesto que foi visto como sinal de solidariedade por quem está debaixo do sol há dias cobrando solução das autoridades. Além do auxílio, o prefeito fez questão de conversar com os produtores e manifestar apoio público à causa deles.
O gestor de Sérgio Lopes arrancou aplausos dos manifestantes que reconheceram não somente o ato como solidário como também de humano. A presença de Sérgio Lopes abriu espaço para que outros políticos também fossem cobrados pelos manifestantes. O clima é de expectativa para que outros prefeitos, deputados e até o próprio governador Gladson Cameli também marquem presença no local e escutem de perto o clamor do campo.
Você precisa fazer login para comentar.