Acre
Carta para Fernanda Hassem
Vereadora Fernanda Assem.
Quem escreve é a Marfisa Galvão, esposa do senador Sérgio Petecão, primeira suplente de deputada federal pela oposição. Hoje quero me dirigir a você para falarmos como amigas de infância que fomos, ainda na bucólica cidade de Brasiléia de pouco tempo.
Por meio desta carta, quero expressar minha tristeza, incômodo e o extremo constrangimento pela exploração política que estão fazendo com o seu nome. Exploração que é supostamente baseada em boatos levianos, vis e bem covardes.
Não é segredo de que estamos em campos políticos opostos, o que não impede que eu me expresse em sua defesa diante da situação que presencio. O pano de fundo dos acontecimentos aponta unicamente para uma estratégia que tenta tirar proveito político.
Antes de prosseguir, peço desculpas ao meu marido, o senador Sérgio Petecão, bem como aos colegas de oposição ao PT. Entendam que não posso deixar de sair em sua defesa dado o absurdo da situação. Talvez, na eleição desse ano a gente se cruze pelas ruas de Brasileia. Eu estarei defendendo alguma candidatura da oposição e você defendendo o seu partido, o PT. Enquanto a disputa política não chega, não posso admitir, como mulher e ente da política, que tentem fazer com você o que fazem os adversários baixos para se darem bem.
Eles querem forçar a incabível ideia de uma quebra de decoro parlamentar. É lamentável que usem de tamanha falta de honestidade com base em boatos que omitem do povo o fato de que a ação dessas só cabe se relacionada com as atividades do mandato, e que venham a afetar o interesse público, não com assuntos de cunho estritamente pessoal, que diz respeito tão somente à vida privada das pessoas.
Sabemos que Brasileia é um campo próspero para a discussão política – a população respira política o tempo todo –, razão pela qual há espaço de sobra para divergência. Por isso, reitero que as divergências devem ocorrer no campo das ideias, em um jogo que tenha regras e onde o respeito ao cidadão se sobressaia.
Continuo divergindo de seu partido. Decerto apoiarei um candidato que colidirá de frente com você. Mas, não abrirei mão de primar pelo respeito, não só pelas mulheres, mas pelo cidadão como um todo.
A agressão barata, além de ridicularizar, é um expediente repulsivo! Ah, querida Fernanda, quisera eu ter sido eleita deputada federal. Garanto que hoje eu usaria a Tribuna da Câmara Federal para sair em sua defesa, bem como de qualquer outra vítima de insanidades produzidas pelo submundo da política.
As grosserias contra você acabam por atingir toda a comunidade. Por isso, Brasiléia tem motivos para estar triste com o que está acontecendo. Aqueles que estão diretamente envolvidos devem refletir muito antes de iniciar o combate eleitoral nas próximas eleições.
O “vale tudo” não passa de uma manobra desarrazoada, que tira a beleza da democracia, fere a alma e não surte nenhum resultado útil. Lamento, vereadora Fernanda Assem. Lamento pelos constrangedores acontecimentos. Peço que não me conte entre os seus seguidores políticos, pelo menos enquanto você estiver ligada ao PT, mas me adicione à sua lista de admiradores, na pessoa da personagem política que você representa e como mulher corajosa, forte e capaz de sobreviver em um mundo que ainda trata o sexo feminino com certo preconceito.
Para você, Fernanda, eu envio uma rosa!
Respeitosamente,
Marfisa Galvão
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.
Comentários
Acre
Militar do Exército fica ferido em acidente de moto na BR-317, em Epitaciolândia
Colisão com caminhonete ocorreu em frente ao Fórum e deixou condutor com fratura no fêmur
Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira (12), na BR-317, em frente ao Fórum de Epitaciolândia. O condutor de uma motocicleta, identificado como Maurício Custódio Alves, militar do Exército Brasileiro, ficou ferido após colidir com uma caminhonete Hilux, placas NXR4D78. Motorista não foi identificado.
De acordo com informações apuradas no local, Maurício seguia de Epitaciolândia em direção à rodovia BR-317 quando a caminhonete realizou uma manobra de retorno. O motociclista, que pilotava uma moto boliviana modelo Kingo, placa NF-6637, acabou colidindo frontalmente com o veículo.
Com o impacto, o militar sofreu fratura no fêmur da perna direita, além de um corte profundo na região atingida. Apesar da gravidade, a fratura não ficou exposta.
Equipes de socorro do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização da vítima ainda no local e, em seguida, Maurício foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.























Você precisa fazer login para comentar.