Quem escreve é a Marfisa Galvão, esposa do senador Sérgio Petecão, primeira suplente de deputada federal pela oposição. Hoje quero me dirigir a você para falarmos como amigas de infância que fomos, ainda na bucólica cidade de Brasiléia de pouco tempo.
Por meio desta carta, quero expressar minha tristeza, incômodo e o extremo constrangimento pela exploração política que estão fazendo com o seu nome. Exploração que é supostamente baseada em boatos levianos, vis e bem covardes.
Não é segredo de que estamos em campos políticos opostos, o que não impede que eu me expresse em sua defesa diante da situação que presencio. O pano de fundo dos acontecimentos aponta unicamente para uma estratégia que tenta tirar proveito político.
Antes de prosseguir, peço desculpas ao meu marido, o senador Sérgio Petecão, bem como aos colegas de oposição ao PT. Entendam que não posso deixar de sair em sua defesa dado o absurdo da situação. Talvez, na eleição desse ano a gente se cruze pelas ruas de Brasileia. Eu estarei defendendo alguma candidatura da oposição e você defendendo o seu partido, o PT. Enquanto a disputa política não chega, não posso admitir, como mulher e ente da política, que tentem fazer com você o que fazem os adversários baixos para se darem bem.
Eles querem forçar a incabível ideia de uma quebra de decoro parlamentar. É lamentável que usem de tamanha falta de honestidade com base em boatos que omitem do povo o fato de que a ação dessas só cabe se relacionada com as atividades do mandato, e que venham a afetar o interesse público, não com assuntos de cunho estritamente pessoal, que diz respeito tão somente à vida privada das pessoas.
Sabemos que Brasileia é um campo próspero para a discussão política – a população respira política o tempo todo –, razão pela qual há espaço de sobra para divergência. Por isso, reitero que as divergências devem ocorrer no campo das ideias, em um jogo que tenha regras e onde o respeito ao cidadão se sobressaia.
Continuo divergindo de seu partido. Decerto apoiarei um candidato que colidirá de frente com você. Mas, não abrirei mão de primar pelo respeito, não só pelas mulheres, mas pelo cidadão como um todo.
A agressão barata, além de ridicularizar, é um expediente repulsivo! Ah, querida Fernanda, quisera eu ter sido eleita deputada federal. Garanto que hoje eu usaria a Tribuna da Câmara Federal para sair em sua defesa, bem como de qualquer outra vítima de insanidades produzidas pelo submundo da política.
As grosserias contra você acabam por atingir toda a comunidade. Por isso, Brasiléia tem motivos para estar triste com o que está acontecendo. Aqueles que estão diretamente envolvidos devem refletir muito antes de iniciar o combate eleitoral nas próximas eleições.
O “vale tudo” não passa de uma manobra desarrazoada, que tira a beleza da democracia, fere a alma e não surte nenhum resultado útil. Lamento, vereadora Fernanda Assem. Lamento pelos constrangedores acontecimentos. Peço que não me conte entre os seus seguidores políticos, pelo menos enquanto você estiver ligada ao PT, mas me adicione à sua lista de admiradores, na pessoa da personagem política que você representa e como mulher corajosa, forte e capaz de sobreviver em um mundo que ainda trata o sexo feminino com certo preconceito.
Com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e intensificar o enfrentamento ao crime organizado, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da Companhia CHOQUE, com apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCAÊS), apreendeu quase 3,5 quilos de maconha na tarde desta quarta-feira (4), em Rio Branco.
A ação ocorreu às margens do Igarapé São Francisco, no bairro Hélio Melo, popularmente conhecido como Sapolândia, na região do Distrito Industrial da capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição da Companhia CHOQUE realizava patrulhamento preventivo quando recebeu uma denúncia anônima informando que uma residência do tipo barraco estaria sendo utilizada para a prática do tráfico de entorpecentes.
Diante da denúncia, os militares se deslocaram até o local para averiguação. Durante as buscas iniciais, foram encontrados indícios da presença de drogas, o que motivou a solicitação do apoio do cão farejador da CPCAÊS. O animal localizou o material ilícito escondido dentro de um saco, próximo às margens do igarapé.
No local, foram apreendidos quatro tijolos de maconha, que juntos totalizaram 3,474 quilos da droga, além de uma balança de precisão, utilizada para o fracionamento e comercialização do entorpecente.
A Polícia Militar destacou ainda que, há poucos dias, outra grande apreensão foi realizada na mesma região, quando cerca de 21 quilos de skank foram retirados de circulação, evidenciando a reincidência da prática criminosa na área.
Segundo a PM, a operação reforça a atuação contínua das unidades especializadas, que trabalham de forma permanente no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas em todo o estado do Acre.
Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), deu início nesta quarta-feira (4), a uma mobilização das equipes de reparo e da equipe comercial com foco em melhorias na distribuição de água no bairro Conjunto Rui Lino III.
A ação visa resolver problemas de vazamentos nas tubulações de água, reduzindo o desperdício e garantindo maior eficiência no fornecimento para a comunidade.
A ação visa resolver problemas de vazamentos nas tubulações de água, reduzindo o desperdício e garantindo maior eficiência no fornecimento para a comunidade. (Foto: Secom)
O bairro foi priorizado após avaliações técnicas que identificaram vazamentos nas tubulações, tanto em áreas residenciais quanto comerciais. Esses vazamentos motivaram a intensificação de serviços, como os realizados na região, mas ações semelhantes continuam sendo feitas em outros pontos da capital com o intuito de minimizar as perdas no sistema de abastecimento.
Durante as vistorias, foi identificado um vazamento nas tubulações de água na rua Amoty Pascoal, que exigiu uma intervenção imediata. O reparo já está em fase de finalização, e a equipe seguirá realizando verificações em todo o bairro para identificar e corrigir outras possíveis ocorrências.
Segundo o gerente de distribuição de água, Francisco Carmo, a intensificação desses trabalhos proporciona mais qualidade de vida aos moradores, contribuindo para um fornecimento de água mais eficiente. (Foto: Secom)
Segundo Francisco Carmo, gerente de distribuição de água do Saerb, a intensificação desses trabalhos tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores e oferecer um fornecimento de água mais eficiente e sustentável.
“Estamos notificando os usuários sobre os vazamentos e desperdício nas tubulações, além de promover a conscientização sobre o uso responsável da água e suas consequências. Nossa equipe está realizando os reparos necessários para melhorar continuamente os serviços prestados pela autarquia à população”, afirmou Carmo.
Durante vistoria foi identificado um vazamento de água na rua Amoty Pascoal, que demandou intervenção imediata, a qual já se encontra em fase de finalização. (Foto: Secom)
A Prefeitura de Rio Branco segue comprometida com o bem-estar da população, investindo em ações de intervenção que resultem em melhorias para a comunidade.
Os canais de atendimento do Saerb estão disponíveis pelo WhatsApp: (68) 3212-7439.
Reunião institucional reforçou a parceria entre Legislativo municipal e Governo do Estado para fortalecer a saúde pública na região
Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio, acompanhado dos vereadores Beto Dantas, Djahilson Américo e Jorge da Laura, recebeu o secretário de Estado de Saúde do Acre, Dr. Pedro Pascoal, e sua equipe para uma visita institucional à Casa Legislativa.
Durante o encontro, foram discutidas diversas demandas relacionadas à saúde pública de Brasiléia e de toda a região do Alto Acre. Entre os principais pontos da pauta esteve a situação do Hospital Regional do Alto Acre, com destaque para a necessidade de melhorias na estrutura física, ampliação dos serviços ofertados e fortalecimento do atendimento à população.
O presidente da Câmara, Marquinhos Tibúrcio, enfatizou a importância do diálogo entre os poderes como ferramenta essencial para a construção de soluções. “Esse encontro é fundamental para alinharmos ações e buscarmos soluções conjuntas. A saúde é uma prioridade, e nosso objetivo é garantir que a população tenha um atendimento cada vez mais digno e eficiente”, afirmou.
O secretário de Saúde, Dr. Pedro Pascoal, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em atuar de forma integrada com o município. Segundo ele, a Secretaria está ouvindo as demandas apresentadas e planejando ações estratégicas para fortalecer o Hospital Regional e a rede de saúde do Alto Acre. “A parceria com a Câmara Municipal é essencial para avançarmos e garantir melhorias efetivas”, destacou.
Os vereadores presentes também aproveitaram a oportunidade para apresentar reivindicações da comunidade, reforçando a necessidade de investimentos contínuos na área da saúde.
A reunião consolidou o compromisso entre o Poder Legislativo municipal e a Secretaria de Estado de Saúde em trabalhar de forma conjunta, com foco na ampliação da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população de Brasiléia e região.
Você precisa fazer login para comentar.