Acre
Campeonato Internacional de Motocross acontece dia 30 de julho
O motoclube Trilheiros Bravos do Barro realizará dia 30 de julho o Campeonato Internacional de Motocross na cidade peruana de Iñapari, fronteira com Assis Brasil, distante 344km da capital do Acre.
O evento faz parte das comemorações do 195º aniversário de proclamação da Independência Nacional do Peru, cujas festividades ocorrem a partir do dia 28 de julho. “No dia 28, que é uma quarta-feira e feriado peruano, os membros do Trilheiros Bravos do Barro farão uma prova treino na pista de motocross que fica à margem direita do rio Acre, já em território peruano, mas será no sábado dia 30 o grande evento, com a participação de pilotos de várias regiões do Peru, da Bolívia e de vários munícipios do Acre, especialmente os convidados de Rio Branco”, disse Eduardo Padilha, presidente do MC Trilheiros Bravos do Barro.
A prova que ocorrerá no dia 30 de julho oferecerá premiação de R$ 4.500,00, distribuídos entre os cinco primeiros colocados das categorias Trail (motos de uso misto), 230cc (motos de competição de 230 cilindradas) e Força Livre (motos de competição com qualquer preparação). O circuito já está preparado, localizado ao lado da Ponte Internacional e oferece excelente visibilidade para o público. Tanto em Assis Brasil, como na vizinha Iñapari, existem confortáveis pousadas para receber os turistas e a cidade está sendo arrumada para a festa.
Para o prefeito de Iñapari, Alfonso Bernardo Cardozo Mouzully, a festa é mais do que uma comemoração da independência do Peru e representa uma oportunidade de integração dos povos peruanos e brasileiros: “Teremos uma vasta programação em que convidamos todos os brasileiros a vir à fronteira participar. No dia 13 de julho se iniciou o campeonato de futsal e que terá final dia 22; a Copa Peru de Futebol será dia 17 de julho; o confronto internacional de futebol entre a seleção de Iñapari e a do Exército Brasileiro de Assis Brasil no dia 23 de julho; no dia 24, domingo, inauguraremos a iluminação do estádio municipal com o confronto entre o Club Maderacre e Club Deportivo Maldonado; no dia 25 teremos futebol feminino entre as equipes de Iñapari e de Assis Brasil e no dia seguinte será a vez do futebol máster e sub 17, também entre brasileiros e peruanos; já no dia 27, abriremos o dia com a corrida pedestre masculina e feminina e a noite a grande serenada pelo aniversário, seguido de queima de fogos de artifícios; no dia 28, haverá pela manhã a salva de 21 tiros e as solenidades que incluem desfiles cívico e militar; pela tarde atividades de esportes extremos e a noite festa popular que se repetirá também na sexta e sábado; no dia 29 os treinos do motocross e sábado, iniciando pela manhã, a grande corrida internacional de motocross”, convidou o “alcalde”.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas aos motociclistas brasileiros, peruanos e bolivianos, podendo ser realizadas por meio de contato via WhatsApp (+5568) 9965-0391. A competição tem apoio da Municipalidade Provincial de Tahuamanu – Iñapari, Equipe Top DJs, Representaciones Valeria, Supermecado JB, Don Alberto Restaurante, Comercial Bessa, Serraria do Vinicius e Jornal Eletrônico Acreaovivo.com.
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.













Você precisa fazer login para comentar.